Blog Bem Panvel

Da pele ao sistema imunológico: 9 benefícios do consumo de água para o organismo

Por 
 | 
05/11/2021
4 min. de leitura

Você já se hidratou hoje? A importância do consumo de água vai muito além de matar a sede. Ela compõe até 60% do corpo do homem e 50% da mulher e é fundamental para os diferentes processos químicos e metabólicos do corpo.

A nutricionista Gizella Araújo explica que cada pessoa deve ter o seu parâmetro individual para o consumo de água. Ele deve levar em conta o peso e a condição climática de cada lugar. Quem vive em regiões mais quentes deve tomar mais água, e até a cor da urina estar transparente ou amarelo bem claro são indicativos de que a quantidade de água ingerida está adequada.

"Até algum tempo atrás, não havia uma preocupação tão grande sobre a reidratação do organismo. Nos últimos anos, o movimento de pessoas que não se separam da sua garrafa cresceu e tudo através de uma informação não confirmada: a de que devemos tomar 2 litros de água todos os dias", explica Gizella.

Para quem busca uma instrução específica, uma boa regra pode ser a ingestão de 35 ml por cada quilo corporal. Assim, uma pessoa com 75 quilos deveria ingerir pouco mais de 2,4 litros de água diários, por exemplo.

"É normal que eliminemos dois litros de água por dia. Por isso, a ingestão de 2 litros é a mínima recomendada para manter equilibrada a ingestão e a excreção de água do nosso corpo, que não ocorre apenas pelo xixi, mas também no suor, fezes, lágrimas e até mesmo a respiração. Mas o ideal mesmo é consumir mais do que gastamos", explica a nutri.

Uma atenção especial, de acordo com a nutri, deve ser tida por quem pratica esportes: nesse caso, a quantidade diária de água deve ser maior, assim como a ingestão de bebidas isotônicas, como água de coco ou soro, no decorrer de atividades físicas mais longas.

Conheça nove benefícios da água para o organismo:

1 - Alivia o cansaço

A água é usada pelo corpo para eliminar toxinas e resíduos desnecessários. Quando há menos água no corpo, o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue oxigenado a todas as células e órgãos, o que pode provocar a sensação de cansaço.

2 - Evita dores de cabeça enxaquecas

Em muitos casos, dores de cabeça e enxaquecas podem estar associadas à desidratação. Isso ocorre porque o cérebro humano é protegido por uma substância chamada líquor ou líquido cefalorraquidiano. A falta de hidratação reduz o volume desse composto, fazendo com que a pessoa sinta enxaquecas.

3 - Ajuda na digestão e evita a constipação intestinal

Tomar água auxilia o metabolismo, fazendo com que os alimentos que ingerimos se decomponham apropriadamente. O resultado? O sistema digestivo funciona corretamente, prevenindo os problemas para ir ao banheiro.

4 - Mantém a beleza da pele

Você já segue uma rotina de skincare? Pois saiba que o consumo de água é uma parte importante dos cuidados com a pele. Ela ajuda na hidratação e na reposição dos tecidos, além de atuar na melhora de cicatrizes, acne, rugas e sinais de envelhecimento.

5 - Regula a temperatura do corpo

As propriedades térmicas da água e sua capacidade de liberar o calor do corpo quando o suor se evapora da superfície da pele são importantes para manter a temperatura estável durante todo o dia. Uma temperatura equilibrada do corpo nos fará sentir mais energia e manter os músculos e articulações lubrificados, evitando câimbras e entorses.

6 - Melhora o funcionamento do sistema imunológico

Ingerir a quantidade adequada de água melhora o sistema imunológico, responsável por proteger o organismo de gripes, cálculos renais e até ataques cardíacos.

7- Reduz o risco de problemas cardíacos

Manter-se ativo, com uma alimentação saudável e tomando a quantidade de água necessária para o organismo diariamente ajuda a reduzir o risco de diabetes e de doenças do coração. Que tal começar hoje mesmo?

8 - Melhora o hálito

Está com problemas de mau hálito? Seu organismo pode estar precisando de mais água. A saliva ajuda a boca a liberar bactérias e a manter a língua hidratada. Ao menor sinal de mau hálito, procure aumentar o consumo de água. Se os sintomas persistirem, procure um profissional da saúde.

9 -  Auxilia na perda de peso

A água é uma importante aliada no processo de emagrecimento, pois ajuda a eliminar os subprodutos da gordura. Seu consumo também contribui para a sensação de saciedade e pode ser adotada como substituta de refrigerantes e bebidas de alto teor calórico para quem busca perder quilos.

"Uma estratégia que uso muito com meus pacientes, para que não esqueçam o consumo de água, é: ao invés de tomar a água em copo, comprar pelo menos uma garrafa de 500ml ou de 1 litro e ter sempre por perto, para ir tomando de pouquinho em pouquinho", orienta Gizella.

Outra dica é saborizar a água com frutas para dar algum sabor - uma opção válida especialmente para quem tem dificuldade de tomar muita água ou para idosos. Lembrando sempre que sucos, água de coco e chás não substituem a água, mas podem ser alternativas complementares para evitar a desidratação.

Para finalizar, a nutri sugere mais uma alternativa para não esquecer de consumir água. "Lembretes no celular e até aplicativos são interessantes para ajudar a lembrar da hora de comer e de tomar água", diz Gizella.

Agora que você já conhece os benefícios da água, que tal aproveitar a proximidade do verão para colocar a hidratação em dia? Escolha as dicas que funcionam para você e beba água!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu