Blog Bem Panvel

Cuidados importantes para manter a higiene íntima em dia

Por 
 | 
29/05/2022
3 min. de leitura

A higiene é sempre parte fundamental para manter a nossa saúde em dia. Quando falamos da higiene íntima, esse cuidado deve ser redobrado, principalmente para as mulheres. Existem alguns procedimentos que as mulheres fazem achando que estão se cuidando, mas que se exagerados, podem comprometer a saúde da região íntima.

Isso porque o próprio corpo possui alguns mecanismos de defesa. A pele, o muco protetor, a microflora e pH naturais fazem parte do sistema que protege a saúde íntima da mulher e tudo isso pode ficar desregulado dependendo dos cuidados, ou falta deles, que as mulheres tomarem.

Alguns cuidados, como deixar a área íntima respirar, podem parecer simples, mas fazem grande diferença. Já que deixar o local abafado e úmido o tempo todo favorece o desenvolvimento de infecções e bactérias.

Apesar da menstruação ser algo natural, os cuidados com a higiene nessa época devem ser intensificados. O motivo para isso é porque a presença do sangue pode afetar o pH natural, o que pode resultar em bactérias.

O uso inadequado de alguns produtos para higiene íntima também podem se tornar grandes vilões da saúde dessa região. Nos tópicos abaixo iremos falar mais detalhadamente sobre o uso correto de alguns produtos. Confira!

Como usar sabonete íntimo?

O sabonete íntimo ao ser comparado com o sabonete comum que usamos no restante do corpo, aparenta ser a melhor escolha para a limpeza da região íntima feminina. Isso porque o sabonete comum possui um pH neutro, que em contato com o pH da região feminina anula toda sua barreira de proteção, enquanto o sabonete íntimo possui um pH parecido com o da vagina.

No entanto, mesmo esse produto sendo desenvolvido especialmente para essa área, é preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo, escolher produtos sem álcool em sua composição, com perfumes mais suaves, ou sem perfume algum, e principalmente, preste atenção no pH do produto. O pH ideal para o sabonete íntimo deve ser ácido e ficar entre 3 e 5.

O sabonete íntimo deve ser usado apenas na área externa da região íntima, ou seja, na área da vulva (grandes e pequenos lábios, clitóris e entrada da vagina). E apesar de poder ser usado todos os dias, o recomendado é usar apenas uma vez por dia.

Faça a higienização dessa região usando as mãos e dedos, descarte buchas e esponjas.

Como colocar absorvente interno?

O absorvente interno serve para evitar vazamentos durante a menstruação, mas de forma mais discreta, dando mais liberdade à mulher, visto que esse não marca e é de tamanho menor.

Contudo, para usar esse produto e manter a saúde da vagina, é preciso ter alguns cuidados como estar com as mãos limpas sempre que introduzir ou retirá-lo e ter o cuidado de trocá-lo a cada 4 horas.

Escolher o tamanho certo do absorvente íntimo é fundamental para evitar infecções e reações incômodas como coceira, ardência e corrimento esverdeado. E é aqui que algumas mulheres cometem o erro de escolher o tamanho errado. O tamanho deve ser de acordo com o fluxo.

Quanto mais intenso o fluxo, maior deve ser o absorvente interno.

O recomendado é não usar o absorvente interno todos os dias porque o calor e a umidade no interior da vagina aumentam o risco de infecções. Uma boa dica ao usar o absorvente íntimo é usar um protetor diário para dar mais segurança.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu