Blog Bem Panvel

Envelhecimento saudável para viver com qualidade de vida

Por 
 | 
18/12/2020
5 min. de leitura

No período da vida em que o corpo fica mais suscetível a limitações, o cuidado com a saúde é o que faz a diferença para viver de maneira saudável e ativa!  

A longevidade oferece mais tempo de vida para estudar, viajar, retomar antigos hobbies e estar mais presente na família e na comunidade. Que tal começar a se cuidar hoje mesmo para poder aproveitar ao máximo essas atividades? 

Quem é considerado idoso? 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como idosa toda a pessoa com 60 anos ou mais de vida - faixa etária que, no Brasil, é composta por 28 milhões de pessoas, cerca de 13,5% da população.  

Mais importante do que definir uma idade, porém, é entender o envelhecimento como um processo contínuo. "Não tem uma data certa para se dizer: 'a partir de hoje, estou velha'", explica a geriatra Thatiana Dal Toé.  

Por isso, o envelhecimento saudável começa por adotar bons hábitos em fases anteriores da vida. Pensou em alimentação equilibrada e exercício físico com constância? Já começamos bem!  

O quanto antes começarmos a prevenção, mais fácil será alcançar o objetivo proposto. É o que a doutora Thatiana chama de "poupança de saúde": acumular agora fatores que vão permitir lidar melhor com o déficit celular da terceira idade. E essa poupança passa, também, por identificar fatores de risco e histórico familiar, por exemplo. 

O cuidado com a alimentação 

Se existe um momento ideal para dar início a esses cuidados, é a hora da refeição. E vale tanto para quem busca um envelhecimento saudável quanto para quem já chegou a essa fase da vida e quer desfrutá-la com saúde.  

Não é sobre adotar dietas milagrosas, e sim, sobre buscar um equilíbrio no prato. "É difícil colocar toda a expectativa em um alimento só. Nenhum deles pode resolver problemas de pressão, diabetes e colesterol por si só", explica a geriatra. 

Refeições com variedades e quantidades adequadas de alimentos frescos costumam oferecer os nutrientes que o corpo precisa nessa fase da vida. As fibras, encontradas em leguminosas, grãos e farelos integrais, são indispensáveis. 

Tome mais água! 

Ainda que o consumo de água seja importante em todas as idades, é para os idosos que ela se torna ainda mais importante. É nesse período da vida que a quantidade de água no nosso corpo cai 30%. E um corpo desidratado está suscetível à queda de pressão arterial, tontura, fraqueza e outros sintomas. 

Beber um copo de água a cada duas horas e introduzir alimentos ricos em água nas refeições é uma boa maneira de evitar que isso aconteça. Os idosos costumam sentir menos sede e, por isso, é importante beber água mesmo assim, para manter o corpo hidratado. 

Saúde do Idoso

Atividade física 

Você já ouviu por aí que os 60 são os novos 50 - ou até os novos 40? Prova disso é a quantidade de atletas nessa faixa etária, especialmente em esportes que exigem resistência.  

A doutora Thatiana recomenda 150 minutos de atividade física por semana. Pode parecer muito, mas são apenas 30 minutos durante cinco dias. "É uma coisa factível, é só questão de organização", explica ela.  

Caminhadas, esportes na água, musculação, dança e alongamento são fáceis e oferecem pouco perigo de lesões. Além disso, desenvolvem  flexibilidade, equilíbrio e força muscular, importantes para evitar quedas, um dos perigos desta fase da vida. 

Além de todos esses benefícios, movimentar-se também é importante para manter a mobilidade do corpo. A perda de massa muscular pode provocar atrofias ou dores nas articulações e até impactar na independência para realizar atividades cotidianas. Exercícios e dietas orientados por profissionais ajudam a manter músculos, ossos e articulações saudáveis.  

Memória em dia 

"Onde mesmo coloquei as chaves ou aquele objeto?" Esse tipo de pergunta pode ser tornar corriqueiro no processo de envelhecimento e costuma ter relação com a morte de células cerebrais. Nesses casos, aprender atividades novas, conhecer pessoas diferentes e jogar cartas, dominó ou Sudoku são uma boa maneira de manter o cérebro ativo. Por outro lado, o esquecimento também pode ser sintoma de doenças como o mal de Alzheimer, e a consulta com um neurologista é importante para detectar esta e outras doenças. 

Quando realizadas em grupo, muitas das atividades que fazem bem ao cérebro costumam trazer benefícios também para o espírito. Ter um grupo de amigos para conversar e trocar ideias é um antídoto para a solidão, ao mesmo tempo em que estimula o pensamento. Em tempos de isolamento social, é possível se manter presente na vida de quem você ama por mensagens ou chamadas de vídeo. Aproveite o distanciamento físico para planejar as atividades em grupo que pretende realizar quando as reuniões voltarem a ser permitidas. 

Envelhecendo com saúde

Avaliação médica 

Acompanhamento médico regular com avaliação global é fundamental nessa fase da vida. O "check-up" vai detectar e diagnosticar algumas das doenças mais comuns dessa fase da vida: 

  • Pneumonia 
  • Enfisema pulmonar 
  • Catarata 
  • Diabetes 
  • Enfisema pulmonar 
  • Hipertensão arterial 
  • Osteoartrose 
  • Perda de audição  

Ao sentir sintomas ou desconfortos novos, busque a ajuda de um médico. A automedicação é perigosa e tem graves riscos de efeitos colaterais. O mesmo vale para a interrupção de remédios sem orientação médica.  

Vacina na terceira idade 

As vacinas podem fazer toda a diferença nessa fase da vida, reduzindo o risco de internações e até de morte causadas por doenças cardíacas. Veja as recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações: 

  • Influenza (gripe) 
  • Pneumocócicas (VPC13) e (VPP23) 
  • Herpes zóster 
  • Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP Dupla adulto (difteria e tétano) – dT 
  • Hepatite B 
  • Outras vacinas, como a febre amarela, devem ser realizadas apenas em caso de recomendação médica.  

Anotou todas as dicas? Sempre é tempo de colocá-las em prática. O envelhecimento saudável é uma construção que você pode começar desde já, mesmo se os 60 ainda parecerem distantes do seu horizonte! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

3 comments on “Envelhecimento saudável para viver com qualidade de vida”

    1. Que bom que você gostou do nosso conteúdo, João!
      Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu