Blog Bem Panvel

Autoteste de Covid-19 é na Panvel: saiba como realizar e tire suas dúvidas

Por 
 | 
04/03/2022
4 min. de leitura

A autorização da Anvisa para a venda de autotestes de Covid-19 trouxe aos brasileiros uma nova e rápida maneira para a detecção do vírus.

O autoteste de Covid-19 permite que pessoas com sintomas ou que tiveram contato com infectados pela Covid-19 façam o teste em casa, sem a necessidade de um profissional em um ponto de coleta.

Após comprar o autoteste, é a própria pessoa quem realiza todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado. Para isso, basta seguir as instruções de uso de cada produto, que devem ser lidas atentamente antes da realização.

Para ajudar você, a Panvel preparou um vídeo com orientações a respeito do uso da novidade.

Assista aqui.

Ainda ficou com dúvida? Leia as perguntas e respostas sobre o Autoteste de Covid-19.

O que é o autoteste Covid-19?

O autoteste Covid-19 é a testagem realizada sem a ajuda de um profissional da saúde. O cliente realiza a coleta da amostra até a interpretação do resultado, seguindo atentamente as informações das instruções de uso. 

- É preciso receita médica para comprar o autoteste??  

R: Não é necessário. 

- Tenho que estar com sintomas para realizar o autoteste? 

R: O cliente deve seguir as recomendações de cada fabricante. Em geral, a recomendação são 48h após sintomas ou contato com um caso positivo.? 

- É preciso apresentar algum documento e/ou ser maior de 18 anos para comprar o autoteste?? 

R: Não é necessário. A venda do produto é livre e não requer idade mínima. 

- O cliente recebe orientações de algum profissional para utilizar o produto?? 

R:?As orientações de uso estão contidas na bula do produto. Mas, em caso de dúvidas, o time de profissionais da Panvel estará disponível para saná-las.

- Há algum risco do cliente se machucar fazendo o autoteste? O que ele deve fazer para evitar isso?? 

R: Seguindo corretamente as orientações previstas pela bula, o risco é pequeno. O teste possui coleta nasal e é pouco invasivo.?De toda forma, a fim de evitar qualquer risco, é importante estar rigorosamente atento às recomendações do fabricante. 

- Como funciona o dispositivo do autoteste? Como irá apontar o resultado?? 

R: Há três resultados que o dispositivo pode apontar: negativo, positivo e inválido.?Quando negativo, aparece apenas um risco?na letra C. Se positivo,?o bastão fica com risquinhos, na letra C e T. Sendo o resultado inválido, ele apontará somente a letra T ou ficará sem nenhum risco.? 

- Em caso de resultado positivo, o que deve ser feito?? 

R:?É recomendado isolamento e seguir as orientações dos órgãos de saúde. Caso precise de um documento comprobatório, será necessário realizar um outro tipo de teste - antígeno e/ou PCR em farmácias ou laboratórios.

?- Haverá algum termo de responsabilidade pelo resultado que o cliente deverá assinar para casos de resultados positivos, comprometendo-se, por exemplo, em ficar isolado e/ou avisar algum órgão de saúde?? 

R: No momento, não há essa orientação emitida pelos órgãos competentes.?De toda forma, em caso de resultado positivo, sugerimos sempre seguir as recomendações dos órgãos de saúde. 

- Haverá limite de venda de kits por pessoa?? 

R: Não há limite de venda para pessoas físicas.? 

- Qual o prazo de validade do autoteste?? 

R: Cada fornecedor tem um determinado prazo. Para saber a validade do teste que você comprou, deve-se consultar o período informado na embalagem. 

- Como o produto pode ser descartado após o uso? ? 

R: O produto pode ser descartado em lixo comum. Para fazer o descarte correto, é preciso seguir as orientações do fabricante.

O autoteste de Covid-19 pode ser usado como comprovante para viagens, eventos ou comprovação de estado de saúde para solicitar licença ou laudo médico?

Não. O autoteste não fornece um diagnóstico. Sua finalidade é servir como triagem para orientar o  usuário sobre o risco de transmissão do vírus e as medidas que podem ser adotadas.  Somente os testes realizados por profissionais de saúde, que apresentam laudos oficiais  quanto à identificação ou não do antígeno ou material genético do vírus na amostra, são aceitos como comprovantes para esses fins.

Agora que você está mais informado sobre o autoteste de Covid-19, pode compartilhar o texto com amigos e familiares. Navegue pelo nosso blog para se informar sobre outros tipos de teste para detectar a Covid-19 e se manter informado sobre o vírus.  Se ainda ficou com alguma dúvida, acesse as Perguntas e Respostas elaboradas pela Anvisa ou consulte um profissional da saúde.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu