Blog Bem Panvel

Selo Coragem: conheça a parceria da Panvel com o Instituto do Câncer Infantil

Por 
 | 
19/04/2022
3 min. de leitura

O número 850 da Rua São Manoel, na região central de Porto Alegre, é mais do que apenas um endereço. Ali funciona a sede do Instituto do Câncer Infantil (ICI), que há 30 anos transforma a realidade de crianças e adolescentes com câncer. Nascida do sonho de construir um centro de referência para oferecer a crianças e adolescentes melhores oportunidades de vencer a doença, a organização se tornou uma das mais reconhecidas do Brasil na área da saúde.

Em 2021, foram 454 pessoas assistidas e 20.594 atendimentos realizados. Durante a pandemia, muitos pacientes tiveram procedimentos suspensos por hospitais e as restrições de transporte prejudicaram o acesso ao tratamento, mas o ICI seguiu em pleno funcionamento. A equipe esteve mobilizada para auxiliar no transporte de pacientes, na interlocução com hospitais parceiros e gestores públicos para que as crianças e adolescentes com câncer não tivessem seu tratamento adiado ou suspenso.

"Também focamos em manter nossos eventos de forma não presencial para não comprometer a sustentabilidade institucional. Foi realmente incrível ver que nossos doadores, colaboradores e voluntários se mantiveram solidários  para que os pacientes não fossem prejudicados durante a pandemia", afirma o oncologista pediátrico Algemir Lunardi Brunetto, superintendente e fundador do ICI.

Foi o doutor Brunetto que, no início dos anos 90, percebeu que algo precisava ser feito para aumentar os índices de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Naquele momento, recém-chegado de uma especialização na Inglaterra, o contato como sistema de saúde brasileiro o motivou a unir forças com parceiros como o jornalista Lauro Quadros para criar o Instituto do Câncer Infantil.

Ao longo dos anos, foram desenvolvidas ações como parcerias com hospitais e centros de referência, eventos e projetos especiais que levaram o ICI a ser escolhido a melhor ONG de saúde do Brasil em 2020 e a melhor ONG do Rio Grande do Sul entre todas as áreas de atuação em 2021.

"Estamos muito felizes por este reconhecimento. Esse reconhecimento nos ajuda a prestar contas à Sociedade que tanto apoia o ICI em sua missão de aumentar os índices de cura das crianças e adolescentes com câncer e melhorar a qualidade de vida de suas famílias", afirma Brunetto.

Parceria com a Panvel

A parceria do ICI com a Panvel é antiga e inclui projetos como o repasse do troco dos clientes que desejavam fazer doações ao instituto. Desde 2017, o  Selo da Coragem do ICI foi incorporado à linha de fraldas Panvel Baby, doando parte das vendas para à entidade. Entre 2020 e 2021, mais de R$ 60 mil foram repassados pela Panvel para o ICI, que os utiliza na manutenção do Núcleo de Atenção ao Paciente.

Mais do que uma ação alinhada ao propósito da Panvel em promover a saúde e o bem-estar das pessoas, esta iniciativa estimula a população, de forma facilitada, a contribuir com a causa do ICI. Trata-se de um movimento colaborativo de educação e solidariedade com o próximo, que serve de exemplo para que mais empresas possam engajar seus respectivos públicos no combate ao câncer infantil.

A Panvel acredita na atuação do ICI como ferramenta de acolhimento para que crianças, adolescentes e suas famílias possam vencer o câncer com maior qualidade de vida. E quanto mais empresas adotarem o Selo da Coragem, maior será a contribuição do público com o trabalho da instituição.

Como ajudar

Além de procurar o Selo Coragem na embalagem das fraldas Panvel Baby e em outros produtos de empresas parceiras, você pode apoiar o Instituto do Câncer Infantil por meio de doações mensais ou participando como voluntário em atividades como recreação, odontologia, assistência à família, apoio pedagógico, jurídico, entre outras possibilidades. Acesse o site do ICI para conhecer todas as possibilidades de ajudar e de prestigiar um trabalho que salva vidas!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu