Blog Bem Panvel

Zolpidem: bula, como tomar e mais

O hemitartarato de zolpidem é um medicamento usado para o tratamento de distúrbios do sono, como pessoas que têm dificuldade para dormir ou em permanecer dormindo. Ele pode ser encontrado em versões em comprimidos para uso oral e sublingual.

Qual a composição?

Comprimido multicamadas de liberação prolongada de zolpidem 6,25mg:

  • Contém 6,25 mg de hemitartarato de zolpidem;
  • Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, hipromelose, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de titânio, macrogol 3350, hemitartarato de potássio, dióxido de silício, óxido de ferro vermelho.

Comprimido revestido de zolpidem 10mg:

  • Contém 10 mg de hemitartarato de zolpidem;
  • Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, hipromelose, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de titânio, macrogol 400.

Para que serve zolpidem?

Esse medicamento serve para o tratamento de curta duração de insônia eventual, passageira ou crônica. Após a sua ingestão, ele tem início de ação em 30 minutos, agindo nos centros do sono localizados no cérebro. 

Dessa forma, o medicamento facilita a indução do sono em pessoas com dificuldade em adormecer, reduz o número de despertares noturnos, aumenta a duração total do sono e melhora a sua qualidade.

Como tomar?

Por agir de forma rápida, é indicado tomar o hemitartarato de zolpidem assim que você se deitar para dormir. O comprimido deve ser ingerido com líquido, de forma oral e a dose deverá ser indicada pelo seu médico. 

Não é recomendado o uso prolongado desse medicamento. A duração do tratamento deverá ser a menor possível, não ultrapassando 4 semanas. Somente o médico poderá determinar qual a duração do tratamento para o seu caso.

Quando não devo tomar zolpidem?

Esse medicamento não deve ser utilizado em casos de pacientes:

  • com alergia ou intolerância a qualquer componente da fórmula do medicamento;
  • com insuficiência respiratória severa e/ou aguda;
  • com insuficiência do fígado severa;
  • que já apresentaram comportamento complexo de sono após a ingestão do medicamento;
  • que são crianças;
  • que já apresentaram sonambulismo ou outros comportamentos incomuns do sono (como dormir enquanto dirige, se alimenta ou realiza alguma outra atividade comum do dia a dia).

Efeitos colaterais

Assim como todo medicamento, o zolpidem pode causar alguns efeitos colaterais. As reações do Sistema Nervoso Central (SNC) estão relacionadas à dose ingerida desse remédio. Elas devem ser mais leves se o medicamento for ingerido imediatamente ao se deitar.

Algumas das reações adversas mais comuns estão: alucinações, agitação, pesadelos, depressão, sonolência, dor de cabeça, tontura, insônia exacerbada, distúrbios cognitivos (tais como amnésia anterógrada), diarreia, náusea, vômito, dor abdominal, fadiga, dor nas costas, infecção do trato respiratório superior e infecção do trato respiratório inferior.

O que devo saber antes de usar esse medicamento?

Existem alguns advertências relacionadas ao uso desse remédio, entre as principais estão:

  • Se você tem síndrome da apneia do sono e miastenia gravis;
  • Se você faz uso de opioides com benzodiazepínicos ou outros fármacos hipnóticos sedativos, a administração deve ser feita somente com orientação médica e se não houver outra alternativa para o seu caso;
  • Pacientes idosos ou debilitados é recomendada a dose de 5mg de zolpidem. Isso porque eles podem apresentar maior sensibilidade aos efeitos do remédio;
  • Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem a orientação de um médico;
  • Informe ao seu médico todo o seu histórico de comorbidades e medicamentos que utiliza antes de iniciar o tratamento com zolpidem.

Qual o preço do zolpidem?

O preço do zolpidem pode variar de acordo com o seu fabricante, miligramas e quantidade disponível na embalagem. Na Panvel você encontra os melhores preços, confira abaixo algumas das opções:

Bula

Para a produção desse texto, usamos a bula do Stilnox®, um medicamento de referência fabricado pela Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. Você pode conferir na Anvisa a bula de zolpidem do fabricante de sua preferência. 

medicamento zolpidem

Perguntas frequentes sobre esse remédio

O medicamento zolpidem engorda?

De acordo com a bula, são incomuns as reações de distúrbios do apetite relacionadas ao uso do medicamento.

Zolpidem precisa de receita?

Sim! Esse medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica e com retenção da receita.

Quanto tempo o zolpidem faz dormir?

Logo após a sua ingestão, o início de ação acontece em 30 minutos. Portanto, é recomendado que você tome o medicamento ao se deitar para dormir por causa da sua rápida ação.

O que não pode misturar com zolpidem?

Não é recomendado que você faça a ingestão desse remédio juntamente com bebidas alcoólicas, pois o efeito sedativo do medicamento pode ser potencializado. Além disso, o uso concomitante com depressores do SNC, opioides, inibidores e indutores da enzima CYP450 não é indicado. Informe o seu médico ou cirurgião-dentista caso você faça o uso desses ou de outros remédios.

menu