Blog Bem Panvel

Rinosoro: bula, como aplicar, efeitos colaterais

O Rinosoro é um remédio que auxilia no tratamento de rinites, que são causadas por gripes e resfriados. Além disso, o medicamento é atuante no descongestionamento nasal, ajudando na respiração, principalmente durante o sono.

Composição

Você pode encontrar o remédio tanto para o uso adulto, como infantil, acima de 3 anos.

Cada mL da solução spray contém: 

  • Cloreto de sódio............................................30 mg 
  • Veículo q.s.p...................................................1mL
  • Excipientes: fosfato de sódio monobásico monoidratado, hidróxido de sódio e água

Como o Rinosoro funciona?

O medicamento atua na remoção mecânica da secreção, além das bactérias e fluidez do muco. Dessa forma, resultando no descongestionamento nasal, assim, aumentando a permeabilidade da via respiratória.

Portanto, o paciente consegue respirar melhor, principalmente durante à noite, sendo útil em situações de congestão nasal causada pela rinite alérgica, rinossinusite, gotejamento pós-nasal e em cirurgias rinossinusais. 

Quando não devo usar este remédio?

Durante o tratamento com esse medicamento, saiba que existem algumas contraindicações ocasionados pelo Rinosoro. No entanto, de modo geral, o remédio não é recomendado em determinadas condições. Confira!

  • Pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida aos componentes da fórmula;
  • Contraindicado para pacientes menores de 3 anos.

Por isso, é importante ter um acompanhamento médico, durante o tratamento com esse medicamento.

Como tomar Rinosoro?

O medicamento Rinosoro deve ser administrado diretamente por via nasal, sendo aplicados de duas formas. Os adultos devem fazer uma ou duas nebulizações durante o dia e à noite, conforme a recomendação do médico.

Já no uso pediátrico, as crianças precisam realizar duas nebulizações/instilações nasais, 3 vezes ao dia, ou a critério médico. Além disso, você pode optar por utilizar gotas ou nebulização.

Efeitos colaterais do Rinosoro

Apesar dos efeitos colaterais ainda não serem muito conhecidos, existem alguns males que o medicamento pode causar ao paciente. Entre eles, podemos incluir quadros de irritação no local da aplicação, como, por exemplo, queimação ou coceira da mucosa nasal. Estes sintomas desaparecem com a suspensão do tratamento.

Quais os benefícios do Rinosoro?

Assim como pode ocorrer efeitos colaterais, o medicamento traz diversos benefícios aos pacientes. Abaixo, você confere as principais vantagens que o Rinosoro oferece durante o seu tratamento!

  • Remoção mecânica da secreção e das bactérias;
  • Também na fluidez do muco e descongestionando a via nasal;
  • Fluidifica, descongestiona e umidifica a mucosa nasal;
  • Auxiliar no tratamento das manifestações nasais comuns a gripes e resfriados.

O que saber antes de usar esse remédio?

É importante se atentar às principais informações sobre o Rinosoro, isso porque, existem algumas recomendações antes do seu uso. Abaixo, é possível conferir tudo o que precisar saber para começar a aplicar o medicamento. 

  • Usar individualmente o remédio para evitar contaminação e transmissão de processos infecciosos;
  • Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez, desde que sob prescrição médica;
  • Interação-Medicamentosa: Não são conhecidas interações medicamentosas específicas e nem restrições específicas quanto à ingestão concomitante com alimentos.

Na hora de usar este medicamento, é fundamental seguir orientação do seu médico, para evitar qualquer prejuízo a sua saúde. 

Preço do Rinosoro

No mercado, é possível encontrar diversos valores, por conta de vários fatores. No entanto, na Panvel, você tem os melhores preços e diversas alternativas para escolher. Veja abaixo algumas opções!

Bula do Rinosoro

Para a construção do conteúdo, todas as informações foram retiradas exclusivamente do bulário da Anvisa, sendo utilizados os medicamentos Adulto e Infantil.

Rinosoro

Perguntas frequentes sobre esse remédio

Como armazenar o Rinosoro?

O remédio precisa ser armazenado em condições normais, em um local fresco ou fora do alcance da luz. Além disso, ele deve ser guardado em sua embalagem original, mesmo após aberto.

O que fazer quando esquecer de tomar o remédio?

Caso tenha esquecido de aplicar na hora certa, utilize assim que lembrar de tomar. No entanto, reajuste os horários, de acordo com a sua última aplicação. 

Porém, se tiver alguma dúvida sobre, consulte o seu médico, para evitar qualquer contratempo

Rinosoro e álcool: pode?

Não há nenhuma contraindicação à ingestão de álcool durante o tratamento. Contudo, a recomendação é reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas ao tomar o remédio. 

menu