Blog Bem Panvel

Pyridium 200mg: bula, para que serve, como tomar e mais

O que é Pyridium?

Pyridium é um medicamento de uso oral e adulto, feito com a substância ativa cloridrato de fenazopiridina, indicado para o alívio de dores e desconfortos no momento de urinar.

O medicamento é produzido pela Zodiac, e sua versão de 200mg é comercializada em embalagens com 18 drágeas.

Para que serve Pyridium?

Pyridium é indicado para o alívio de disúria (dor no momento de urinar), dor, ardor e outros desconfortos decorrentes da irritação da mucosa do trato urinário inferior, causados por infecção, trauma, cirurgia ou outros procedimentos hospitalares.

O medicamento promove alívio da dor do trato urinário, exercendo um efeito local na mucosa urinária.

Composição de Pyridium 200mg

Cada drágea de Pyridium 200mg contém:

  • 200mg de cloridrato de fenazopiridina

Excipientes:

  • Lactose monoidratada
  • Amido de milho
  • Amidoglicolato de sódio
  • Estearato de magnésio
  • Óleo vegetal
  • Hidrogenado
  • Acácia
  • Gelatina
  • Sacarose
  • Açúcar de confeiteiro
  • Talco
  • Cera branca de abelha
  • Cera de carnaúba
  • Dióxido de titânio
  • Corante vermelho nº 40 com laca de alumínio
  • Corante azul nº 2 com laca de alumínio

Contraindicações

Você não deve usar Pyridium caso tenha alergia à fenazopiridina ou a qualquer um dos componentes da fórmula ou tenha problemas renais ou problemas graves de fígado.

Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.

Efeitos colaterais

Se você sentir alguma reação desagradável durante o tratamento, suspenda-o imediatamente e informe seu médico.

Os seguintes eventos adversos foram relatados:

  • Eventos dermatológicos: rash (erupção passageira na pele), alergia, coceira, coloração anormal de tecidos (pele) e fluidos corpóreos.
  • Eventos gastrointestinais (comuns): náusea, vômito, diarreia.
  • Eventos hematológicos: metemoglobinemia (oxidação da hemoglobina no sangue), anemia hemolítica (anemia devido à destruição de glóbulos vermelhos), agente hemolítico potencial (causa o rompimento de hemácias) na deficiência da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase, neutropenia (diminuição do número de neutrófilos no sangue), sulfemoglobinemia (intoxicação por hidrogênio sulfurado), trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue).
  • Eventos hepáticos: hepatite (inflamação do fígado), testes anormais da função hepática, icterícia (coloração amarelada da pele em decorrência do aumento da bile no sangue), toxicidade hepática.
  • Eventos imunológicos: reações de hipersensibilidade (alergia), reação anafilactoide (reação alérgica violenta).
  • Eventos neurológicos: meningite asséptica (inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central), dor de cabeça.
  • Eventos oftálmicos: distúrbios visuais.
  • Eventos renais: alteração da coloração da urina, cálculo renal (pedra nos rins), insuficiência renal aguda (diminuição das funções dos rins), nefrotoxicidade (toxicidade nos rins).

Cuidados e recomendações

  • Pyridium produz uma coloração vermelho-alaranjada na urina e nas fezes, podendo manchar as roupas. Pode ainda causar a alteração da coloração de fluidos e tecidos corpóreos como unhas, lábios, esperma, entre outros e já foram observadas manchas em lentes de contato.
  • Houve relatos de alteração da coloração de dentes quando o produto foi mastigado ou mantido na boca antes de engolir. Se esses sintomas persistirem por mais de dois dias, você deve consultar o seu médico.
  • Uma coloração amarelada da pele ou da esclerótica (membrana do globo ocular, o “branco dos olhos”) pode indicar acúmulo de fenazopiridina decorrente de função renal comprometida, e o tratamento com Pyridium deve ser descontinuado.
  • Caso você tenha deficiência da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase, informe seu médico, pois existe o risco de ocorrer anemia hemolítica (anemia devido à destruição das células vermelhas no sangue).
  • Uso em idosos: o declínio da função renal é comum nesses pacientes, assim pode ser necessário um ajuste de dose.
  • Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
  • Não se sabe ainda se a fenazopiridina ou seus metabólitos são excretados no leite materno. Uma vez que muitos fármacos são excretados no leite materno, seu médico decidirá por interromper a amamentação ou o tratamento, levando-se em consideração a importância da terapia com Pyridium para você.
  • Atenção: este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
  • Atenção: este medicamento contém corantes que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
  • Interações medicamentosas: quando usado em conjunto a um agente antibacteriano no tratamento de infecções urinárias, a administração de Pyridium não deve exceder 2 dias para que o medicamento não mascare uma possível infecção não controlada.
  • Alterações nos exames laboratoriais: a fenazopiridina pode interferir com os resultados de testes laboratoriais que podem incluir dosagem urinária de cetona, bilirrubina, ácido diacético, ácido clorídrico livre, glicose, ácido vanililmandélico, 17-hidroxicorticosteróides, 17-cetosteróides, porfirinas, albumina, fenolsulfonaftaleína, urobilinogênio e urinálise.
  • A fenazopiridina também confere uma coloração vermelho-alaranjada as fezes, podendo interferir nos testes de coloração.

Perguntas frequentes sobre Pyridium

Pyridium é anti-inflamatório?

Não. Pyridium é um analgésico com atuação trato urinário, sendo indicado para aliviar dor, ardor ou desconforto ao urinar, sintomas comuns de infecções no sistema urinário.

Embora existam medicamentos que têm propriedades que aliviam a dor (analgésicas) e que também combatem inflamações (anti-inflamatórias), este não é o caso de Pyridium, que é classificado somente como um analgésico.

Ele costuma ser administrado em conjunto com antibióticos, que têm a função de combater as bactérias causadoras da infecção.

Resumindo:
Anti-inflamatório = medicamento desenvolvido com a finalidade de combater inflamações nos tecidos;

Analgésico = medicamento que tem a finalidade específica de aliviar as dores e outros sintomas que causam desconforto ao paciente.

As inflamações ocorrem devido a uma resposta imunológica do organismo a uma infecção ou lesão nos tecidos, por isso demandam medicamentos específicos para impedir ou minimizar essa reação.

Já a fenazopiridina, substância ativa de Pyridium, é considerada um fármaco analgésico, e não anti-inflamatório. Afinal, ela auxilia no trato urinário aliviando a dor, queimação, urgência e frequência das micções, e não combatendo inflamações.

Pyridium é antibiótico?

Não. Pyridium é um analgésico do trato urinário, indicado para aliviar dor, ardor ou desconforto ao urinar, sintomas comuns de infecções no sistema urinário.

O medicamento costuma ser administrado em conjunto com antibióticos, que têm a função de combater as bactérias causadoras da infecção. Assim, até que o antibiótico de fato controle a infecção, Pyridium é administrado para aliviar o desconforto que ela causa.

Seu uso nesse contexto, no entanto, não deve exceder 2 dias, sob o risco de que sua ação analgésica mascare uma possível infecção não controlada.

Resumindo:
Antibiótico = medicamento desenvolvido com a finalidade de combater ou inibir o crescimento de bactérias;

Analgésico = medicamento que tem a finalidade específica de aliviar as dores e outros sintomas que causam desconforto ao paciente.

Assim, a fenazopiridina, substância ativa de Pyridium, é considerada um fármaco analgésico, e não antibiótico. Afinal, ela auxilia no trato urinário aliviando a dor, queimação, urgência e frequência das micções.

Como tomar Pyridium?

Pyridium é um medicamento de uso oral adulto, comercializado em drágeas que não devem ser partidas, abertas ou mastigadas. Recomenda-se administrar Pyridium após as refeições ou lanches, para reduzir o desconforto estomacal.

A dose recomendada é de 200mg (duas drágeas de 100mg ou uma de 200mg) a cada 8 horas. Em idosos, o declínio da função renal é comum, então pode ser necessário um ajuste de dose.

Quando usado em conjunto a um antibiótico no tratamento de infecções urinárias, a administração de Pyridium não deve exceder 2 dias, para que o medicamento não mascare uma possível infecção não controlada.

Se você se esquecer de tomar uma dose, tome-a o mais rápido possível; entretanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e siga o tratamento normalmente.

Quanto às contraindicações, o medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou lactantes sem orientação médica. Pyridium contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

Pyridium serve para cistite?

Sim, Pyridium pode ser receitado para aliviar os sintomas da cistite. O medicamento é composto por fenazopiridina, substância que é excretada na urina e exerce um efeito analgésico tópico sobre a mucosa do trato urinário.

Ou seja, a ação do medicamento alivia a dor ou desconforto para urinar, sintomas característicos da cistite, uma infecção na bexiga.

Pyridium, no entanto, trata apenas o sintoma, e não a infecção em si. Por isso, costuma ser indicado o uso em combinação com antibióticos receitados pelo médico, que combatem as bactérias causadoras da doença.

É muito importante esta distinção entre sintoma e doença: se o paciente apenas tomar Pyridium, estará combatendo somente a dor, e não a causa da dor.

A cistite é causada, geralmente, pela bactéria Escherichia coli, importante para o sistema digestivo, mas potencialmente prejudicial quando presente no aparelho urinário.

Vale observar que o uso de Pyridium associado ao antibiótico não deve exceder 2 dias, sob o risco de que o analgésico mascare uma possível infecção não controlada.

Quantos dias tem que tomar Pyridium?

A recomendação é utilizar o Pyridium por até dois dias, tempo designado para que o antibiótico - que deve ser administrado em conjunto -, comece a fazer efeito.
Assim, há o controle da infecção e a redução da dor, não sendo mais preciso fazer uso do analgésico.

Quanto tempo demora para fazer efeito o Pyridium?

O medicamento leva entre 4 até 6 horas para fazer efeito depois da primeira dose tomada.

Quanto custa Pyridium 200mg?

Você encontra Pyridium 200mg à venda na Panvel Farmácias, na embalagem com 18 drágeas. Confira e compre Pyridium 200mg na Panvel.

Pyridium: bula

Acesse a bula de Pyridium e confira mais informações sobre o medicamento.

Fontes

As informações deste artigo foram tiradas da bula do medicamento Pyridium, produzido pela Zodiac.

menu