Blog Bem Panvel

Prednisolona: bula, para que serve e como tomar

O que é Prednisolona?

O medicamento prednisolona tem propriedades com ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica, sendo usado no tratamento de patologias que respondem bem ao uso de corticosteroides. Esse medicamento está disponível nas versões em comprimido, solução oral e em gotas.

Qual a composição do Prednisolona?

Cada comprimido de Prednisolona 5 mg contém:

  • 5 mg de prednisolona;
  • Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, lactose monoidratada, óleo vegetal hidrogenado e talco.

Cada comprimido de Prednisolona 20 mg contém:

  • 20 mg de prednisolona;
  • Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, lactose monoidratada, óleo vegetal hidrogenado e talco.

Cada ml da solução oral de Prednisolona 3mg possui:

  • 4,02 mg de fosfato sódico de prednisolona, equivalente a 3 mg de prednisolona.
  • Excipientes: aroma de cereja, ciclamato de sódio, edetato dissódico di-hidratado, fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, metilparabeno, sacarina sódica dihidratada, sorbitol e água purificada.

Cada ml da solução oral de Prednisolona gotas 11 mg possui:

  • 14,74 mg de fosfato sódico de prednisolona, equivalente a 11 mg de prednisolona.
  • Excipientes: aroma de cereja, edetato dissódico di-hidratado, fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, metilparabeno, sorbitol, sucralose e água purificada.

Para que serve Fosfato Sódico de Prednisolona?

O medicamento prednisolona tem ação anti-inflamatória e imunossupressora, sendo usado para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, doenças endócrinas e em esquemas terapêuticos para o tratamento de determinadas neoplasias.

Quando não devo usar Prednisolona?

O medicamento prednisolona não deve ser utilizado por pacientes que já apresentaram reações alérgicas ao uso de prednisolona ou qualquer outro componente presente em sua fórmula. Também não deve ser utilizado por pacientes com infecções fúngicas sistêmicas ou infecções não controladas.

Cuidados com o uso de Prednisolona

É essencial informar o seu médico sobre qualquer doença, problemas de saúde e remédios que estão sendo utilizados antes de iniciar o uso de prednisolona. Confira todas as informações que você deve saber antes de iniciar o uso do medicamento na bula de Prednisolona completa.

Como tomar o Prednisolona?

O tratamento com esse medicamento deve ser feito conforme orientações do seu médico. A posologia de prednisolona pode alterar conforme cada caso e gravidade da doença. A dose do início do tratamento pode variar de 5 a 60 mg por dia, conforme indicação para a doença a ser tratada. Não se deve cessar o tratamento sem a orientação do seu médico.

O que fazer se esquecer de tomar Prednisolona?

Deve-se fazer a ingestão do medicamento assim que lembrar. Caso esteja próximo da hora de tomar a próxima dose, é indicado antecipar essa dose. Não se deve tomar as duas doses do medicamento.

Quais são os efeitos colaterais de Prednisolona?

As reações adversas mais comuns com o uso do medicamento prednisolona são:

  • Aumento do apetite, má digestão, úlceras do estômago ou duodeno, podendo acontecer perfuração e sangramentos, inflamação do pâncreas e esôfago;
  • Irritação, cansaço e dificuldade para dormir;
  • Alergias na pele;
  • Catarata, pressão alta dos olhos, olhos saltados, infecções por fungos ou vírus intensificadas;
  • Pré-diabetes, diabetes mellitus latente; necessidade do aumento de insulina ou medicamentos para diabetes e aumento de triglicérides.

Bula de Prednisolona

Confira a bula de Prednisolona completa do fabricante de sua escolha no site da Anvisa. As informações desse artigo foram retiradas do site oficial do Prelone, medicamento de referência fabricado pela Aché Laboratórios Farmacêuticos.

Qual o valor do prednisolona?

O preço de prednisolona pode variar de acordo com o fabricante, apresentação e quantidade disponível na embalagem. Confira os melhores preços de Prednisolona na Panvel Farmácias!

Perguntas frequentes sobre esse remédio

Como usar prednisolona em gotas?

A dose de início de tratamento com Prednisolona em adultos pode variar de 5 a 60 mg por dia, dependendo do caso e gravidade da patologia. Em crianças, a dose inicial pode variar de 0,14 a 2mg/kg de peso por dia, podendo ser administrada de 1 a 4 vezes por dia. O tratamento deve ser orientado e seguido conforme indicação do seu médico.

Prednisolona serve para tosse?

Por ter ação antialérgica, o prednisolona pode ser indicado em casos de tosse alérgica. Mas para saber se o prednisolona serve para tosse no seu caso, é importante procurar orientação de um médico. Fazer o uso de prednisolona sem prescrição médica pode causar danos à sua saúde.

Pode tomar prednisona para dor de garganta?

O medicamento prednisolona tem ação antialérgica e anti-inflamatória. Para saber se a sua dor de garganta pode ser tratada com prednisolona, é necessário saber a causa do problema. Por isso, busque a orientação de um médico.

menu