Blog Bem Panvel

Nistatina creme: para que serve, como usar e mais

O que é nistatina?

Nistatina é um medicamento na forma de creme, indicado para o tratamento de candidíase vaginal. O produto é comercializado em bisnagas e acompanhado de aplicadores ginecológicos.

Para que serve nistatina?

Nistatina é indicada para o tratamento de candidíase vaginal (monilíase – infecção na mucosa da vagina com lesões esbranquiçadas).

Composição de nistatina

Cada grama de nistatina creme contém:

  • 25.000 U.I. de nistatina

Excipientes:

  • Cloreto de benzalcônio
  • Metilparabeno
  • Propilparabeno
  • Álcool cetoestearílico
  • Álcool cetoestearilico etoxilado
  • Metabissulfito de sódio
  • Edetato dissódico
  • Petrolato branco
  • Trolamina
  • Água purificada

OBS: os excipientes variam de acordo com o fabricante. A lista acima pegou como exemplo os componentes do medicamento genérico produzido pela Geolab. Consulte a bula do fabricante para obter a lista correta.

Como usar nistatina?

Nistatina deve ser aplicada por via intravaginal. Você não deve utilizar este medicamento para tratamento na boca, tópico (uso externo – na pele) ou em infecções oftálmicas (infecções nos olhos).

Modo de usar

As instruções de uso podem variar ligeiramente de acordo com o fabricante. Consulte as ilustrações na bula do medicamento para facilitar o entendimento. Para aplicar o produto, siga os passos a seguir:

  1. Remova a tampa e perfure completamente o lacre do tubo, utilizando o lado externo da tampa.
  2. Encaixe o aplicador ao bico do tubo.
  3. Puxe o êmbolo até o final do curso e em seguida aperte delicadamente a base do tubo de maneira a forçar a entrada do creme no aplicador, preenchendo todo seu espaço vazio.
  4. Desencaixe o aplicador e tampe o tubo imediatamente.
  5. Para aplicar o produto, você deve deitar-se de costas e introduzir o aplicador na vagina suavemente, sem causar desconforto. Em seguida, empurre lentamente o êmbolo com o dedo indicador até o final de seu curso, depositando assim todo o creme na vagina.
  6. Após a aplicação o aplicador deve ser imediatamente descartado.

Durante a gestação, deve-se tomar cuidado para evitar pressão excessiva do aplicador contra o colo uterino.

Precauções higiênicas

A fim de afastar a possibilidade de reinfecção, você deve manter rigorosa higiene pessoal. As mãos devem ser cuidadosamente lavadas antes de aplicar o medicamento.

Além das medidas higiênicas habituais, as seguintes precauções são de grande vantagem para prevenir reinfecção:

  1. Após cada micção (ato de urinar), enxugar a vulva sem esfregar o papel higiênico.
  2. A fim de evitar uma possível contaminação do trato genital com germes provenientes do reto após a defecação, cuidar que o material possivelmente infectado não entre em contato com a genitália.
  3. Tolhas e lençóis, assim como a roupa íntima, devem ser mudados diariamente e lavados com detergente.
  4. Enquanto persistir a infecção, existe a possibilidade de transmissão a outras pessoas.

Posologia

Geralmente, uma aplicação diária (um aplicador cheio) por via intravaginal durante 14 dias é suficiente.

Em casos mais graves, poderá haver necessidade de quantidades maiores (dois aplicadores cheios), dependendo da duração do tratamento e da resposta clínica e laboratorial.

As aplicações não deverão ser interrompidas durante o período menstrual.

Nas reinfecções e nos casos de suspeita de foco de candidíase nas porções terminais do aparelho digestivo, o médico poderá recomendar o uso associado de nistatina de uso oral.

O tempo de duração do seu tratamento deve estar de acordo com a orientação médica.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Contraindicações

Você não deve utilizar se for alérgico à nistatina ou aos demais componentes da fórmula.

Você não deve utilizar este medicamento para tratamento na boca, tópico (uso externo – na pele) ou em infecções oftálmicas (infecções nos olhos).

Se ocorrer irritação ou hipersensibilidade (alergia) ao tratamento com a nistatina, interrompa o uso e informe o médico.

Este medicamento contém petrolato branco (óleo mineral). Produtos contendo óleo mineral ou óleo vegetal podem reduzir a eficácia de produtos à base de látex (preservativo, diafragma) quando utilizados concomitantemente.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Se você estiver grávida, utilize a nistatina apenas após a prescrição do médico, pois ele estabelecerá se os benefícios para a mãe justificam o risco potencial para o feto.

Quando indicado pelo seu médico, você poderá utilizar este medicamento durante a gravidez e deverá tomar cuidado no sentido de evitar pressão excessiva do aplicador contra o colo uterino.

Não é conhecido se a nistatina é excretada no leite humano. Deve-se ter cautela quando a nistatina for prescrita a lactantes.

Efeitos colaterais

A nistatina é praticamente atóxica, porém se você apresentar irritação, seu médico deverá ser informado.

A nistatina é geralmente bem tolerada mesmo em terapia prolongada. Você poderá apresentar irritação e sensibilidade, incluindo sensação de queimação e coceira.

Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também o fabricante através do seu serviço de atendimento.

Bula de nistatina

Acesse o bulário da Anvisa e busque pela bula de nistatina do fabricante de sua preferência.

Fontes

As informações deste artigo foram tiradas da bula do medicamento genérico produzido pela Geolab.

Perguntas frequente sobre esse medicamento

Como funciona a nistatina?

A nistatina age no combate a fungos sensíveis a este medicamento, como Candida albicans (monília ou sapinho) e outros.
O princípio ativo liga-se à parede das células dos fungos sensíveis e a altera, causando a sua destruição. A nistatina não apresenta atividade contra bactérias, protozoários ou vírus.

menu