Blog Bem Panvel

Losartana: como tomar, bula e muito mais

Losartana é um medicamento indicado para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca. Ela ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue, diminuindo a pressão nas artérias e melhorando o funcionamento do coração. 

Tomar esse remédio reduz o risco de complicações cardíacas, como: infarto ou derrame, por exemplo. Porém, trata-se de um medicamento forte, que precisa de dosagens específicas receitadas por um médico. Até mesmo a suspensão do medicamento, alteração na dosagem ou a troca por outro, precisa ser autorizada por um profissional. 

Importante: Fazer qualquer uma dessas mudanças por conta própria sem a orientação de um médico, pode acarretar riscos para a saúde, como: infarto ou derrame. 

Veja a seguir, mais informações importantes sobre a Losartana:

Composição:

Cada comprimido contém:

  • 50 mg de losartana potássica.

Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, óleo vegetal hidrogenado, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio.

Como funciona a Losartana:

A Losartana inibe a angiotensina, que é uma enzima que causa a contração dos vasos sanguíneos, e que como consequência acaba aumentando a pressão arterial. Dependendo do tipo de tratamento e necessidade de cada paciente, o médico pode combinar a Losartana com outros medicamentos, a fim de complementar o tratamento. 

Geralmente, este medicamento é indicado pelos médicos para tratar os seguintes problemas e sintomas:

  • Pressão alta (hipertensão);
  • Diminuir o risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto em pessoas que possuem pressão alta e hipertrofia ventricular esquerda;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Proteger os rins e retardar o avanço da doença renal em pessoas com diabetes do tipo 2 e proteinúria.

Como usar a Losartana:

As doses de Losartana devem ser prescritas por um médico, e irão variar conforme o paciente, seus sintomas, objetivos do tratamento, idade entre outras informações, como se o mesmo já toma outros remédios e se o organismo responde bem a dosagem estabelecida de Losartana. 

O medicamento deve ser ingerido via oral, antes ou após as refeições. Para cada tipo de sintoma ou desconforto a Losartana irá seguir, geralmente, as seguintes orientações:

  • Pressão alta: normalmente é aconselhada a ingestão de 50 mg, uma vez por dia, podendo a dose ser aumentada pelo médico;
  • Insuficiência cardíaca: a dose inicial normalmente recomendada é de 12,5 mg, uma vez por dia, porém pode ser aumentada para até 50 mg, uma vez por dia, ao longo das semanas de acordo com a orientação do médico;
  • Pessoas com hipertensão e hipertrofia ventricular esquerda: a dose inicial é de 50 mg, uma vez ao dia, que pode ser aumentada para 100 mg por dia, ou associada à hidroclorotiazida, com base na resposta da pessoa à dose inicial;
  • Proteção renal em pessoas com diabetes tipo 2 e proteinúria: a dose inicial é de 50 mg ao dia, que pode ser aumentada pelo médico para 100 mg, com base na resposta da pressão arterial à dosagem inicial.

Possíveis efeitos colaterais:

A Losartana pode causar alguns efeitos colaterais, como:

  • Tontura
  • Diminuição da Pressão Arterial
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade para respirar
  • Cansaço
  • Hipoglicemia 
  • Vertigem

Preços da Losartana:

Na Panvel, é possível encontrar a versão do remédio normal e também hidroclorotiazida, que significa que ela tem um componente a mais que auxilia os rins na eliminação de água e sal, porém, como já mencionado anteriormente, a troca de uma versão do medicamento por outra, precisa ser indicada por um médico.  Confira os valores:

Para achar mais versões de Losartana, incluindo genéricos, acesse a página do medicamento no site da Panvel e saiba mais.

losartana

Bula da Losartana:

Para saber mais informações e detalhes sobre a Losartana, conferir, junto à ANVISA, a bula completa do medicamento.

Perguntas Frequentes sobre esse remédio

Quanto tempo dura o efeito da Losartana no organismo após ingerida?

Independente do horário em que a Losartana é tomada, o seu efeito dura em torno de 24 horas.

A Losartana causa câncer?

Não existe, até o presente momento, nenhum tipo de estudo que comprove que usar a Losartana em tratamentos a curto, médio ou longo prazo cause câncer. A ANVISA já se pronunciou sobre o assunto, alegando que está “monitorando a situação constantemente”, porém, não há nenhum dado que comprove essa hipótese. 

A Losartana emagrece ou engorda?

Esse medicamento não causa aumento de peso ou gordura, porém, em alguns pacientes ele pode causar retenção de líquido, o que resulta em inchaço, por isso que no mercado, já existe a versão do medicamento hidroclorotiazida, que auxilia na eliminação de água e sal acumulados no organismo.

Em outros casos, alguns pacientes já relataram sentir um pouco de enjoo com a ingestão do remédio, o que causa perda de apetite, promovendo a perda de peso, porém, é importante ressaltar que o medicamento não deve ser usado para esse fim. 

menu