Blog Bem Panvel

Loratadina: bula, para que serve, como tomar e mais

O que é loratadina?

Loratadina é um medicamento anti-histamínico de uso oral, adulto e pediátrico acima de 12 anos, que ajuda a reduzir os sintomas de alergias.

O medicamento de referência é Claritin®, fabricado pela Bayer, mas há também opções de genéricos no mercado.

Para que serve o remédio loratadina?

Loratadina é indicada para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos. Loratadina também é indicada para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele.

Como funciona a loratadina?

Loratadina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, que ajudam a reduzir os sintomas da alergia, prevenindo os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo próprio corpo.

Os sinais e sintomas oculares e nasais da rinite alérgica são rapidamente aliviados após a administração oral do produto.

Composição de loratadina

Cada comprimido de loratadina contém:

  • 10mg de loratadina micronizada.

Excipientes:

  • Lactose
  • Amido
  • Estearato de magnésio

OBS: os excipientes variam de acordo com o fabricante. A lista acima pegou como exemplo os componentes do medicamento de referência Claritin®, produzido pela Bayer. Consulte a bula do fabricante para obter a lista correta.

Como tomar loratadina 10mg?

Adultos e crianças acima de 12 anos ou com peso corporal acima de 30kg devem tomar um comprimido de loratadina 10mg uma vez por dia. Não se deve administrar mais de um comprimido em um período de 24 horas.

Seu médico ou farmacêutico irá informar quando você deve parar de tomar este medicamento.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico.

Contraindicações da loratadina

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que tenham demonstrado qualquer tipo de reação alérgica ou incomum a qualquer um dos componentes da fórmula ou metabólitos.

Quem está amamentando pode tomar loratadina?

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Não está estabelecido se o uso de loratadina pode acarretar riscos durante a gravidez ou amamentação. Entretanto, como medida de precaução, é preferível evitar o uso do medicamento durante a gravidez.

Considerando que a loratadina é excretada no leite materno e devido ao aumento de risco do uso de anti-histamínicos por crianças, particularmente por recém-nascidos e prematuros, deve-se optar ou pela descontinuação da amamentação ou pela interrupção do uso do produto.

Loratadina: efeitos colaterais

Junto com efeitos necessários para o seu tratamento, os medicamentos podem causar efeitos não desejados. Apesar de nem todos os efeitos colaterais ocorrerem, você deve procurar atendimento médico caso algum deles ocorra.

Loratadina não apresenta propriedades sedativas clinicamente significativas quando utilizado na dose recomendada.

Os efeitos mais comuns são: dor de cabeça, sonolência, cansaço, secura na boca, perturbação estomacal, nervosismo e erupções da pele.

Durante a comercialização, foram relatados raramente casos de: perda de cabelo, reações alérgicas severas (incluindo angioedema (um edema profundo da pele, de origem vascular, sem inflamação), problemas de fígado, taquicardia, palpitações, tontura e convulsão.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa fabricante através do seu serviço de atendimento.

Cuidados e recomendações

  • Caso você tenha alguma doença no fígado ou insuficiência renal, a dose inicial deverá ser diminuída, para um comprimido (10mg) em adultos e crianças com peso acima de 30kg em dias alternados. Neste caso, procure seu médico.
  • Comunique seu médico ou farmacêutico se você for fazer algum teste de pele para detectar alergia. O tratamento com loratadina deverá ser suspenso 48 horas antes da execução do teste, pois poderá afetar os resultados.
  • Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Quanto custa loratadina?

Você encontra loratadina à venda na Panvel Farmácias. Confira as opções:

Perguntas Frequentes sobre Loratadina

Loratadina dá sono?

Não. Diferentemente de outros antialérgicos, a loratadina não causa sonolência.

A loratadina pertence ao grupo dos anti-histamínicos — medicamentos que previnem os sintomas da histamina, uma substância produzida pelo próprio corpo — da chamada segunda geração, que possuem menos efeitos sedativos em relação aos da primeira geração, mais antigos.

"Essa classe de medicamentos surgiu há 30 anos e tem potencial mínimo para causar sonolência, exatamente o contrário das medicações mais antigas, as de primeira geração", explicou ao UOL Marcos Machado, farmacêutico, biólogo e presidente do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia em São Paulo).

Mas atenção: se o paciente usar grande quantidade do medicamento, poderá ter reações adversas como sonolência, dor de cabeça e aumento da frequência dos batimentos cardíacos.

A indicação é não administrar mais de 1 comprimido de 10mg (ou 10ml de solução oral) em um período de 24 horas.

Loratadina serve para alergia?

Sim. Loratadina serve para a alergia causada pela rinite alérgica, aliviando seus sintomas. Os principais são:

- Coceira nasal
- Nariz escorrendo (coriza)
- Espirros
- Ardor
- Coceira nos olhos

A rinite é uma reação alérgica na qual o organismo reage a substâncias irritantes (alérgenos) produzindo uma inflamação nas mucosas do nariz.

Os gatilhos para as reações variam entre os pacientes, mas alguns dos mais comuns são ácaros (presentes na poeira), pólen, mofo e alguns alimentos.

Como a rinite alérgica não tem cura, ela é prevenida com determinados hábitos (como deixar a casa limpa, livre do pó) e medicamentos como a loratadina, que previne ou alivia seus sintomas.

A loratadina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, que ajudam a reduzir os sintomas da alergia, prevenindo os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo próprio corpo.

O medicamento também é indicado para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele.

Loratadina engorda?

Não, loratadina não engorda. O uso de loratadina não causa nenhum efeito adverso que tenha relação com o aumento de peso.

A dúvida ocorre, porém, porque a loratadina é um medicamento do grupo dos anti-histamínicos, isto é, aqueles que previnem os efeitos da histamina, substância produzida pelo próprio corpo que ocasiona a maior parte dos sintomas da rinite alérgica.

O que acontece é que, além de provocar tais sintomas, a histamina tem uma atuação mais complexa no organismo, com influência na fisiologia intestinal, controle da secreção de ácido gástrico e atuação como neurotransmissor, por exemplo.

A relação com o peso vem da ideia de que a histamina estaria associada ao controle do apetite — como o anti-histamínico bloqueia sua ação, o paciente que o utiliza teria mais apetite e, consequentemente, ganharia peso.

A realidade, porém, é mais complexa, e a alteração no apetite provocada pelos anti-histamínicos tem a ver com a interação entre o medicamento e determinados receptores do organismo.

Isso só ocorre, porém, com os anti-histamínicos da primeira geração, o que não é o caso da loratadina, que pertence à segunda geração e não afeta o apetite.

Loratadina serve para tosse alérgica?

Loratadina é um medicamento anti-histamínico, ou antialérgico, indicado para tratar os sintomas associados à rinite alérgica.

Esses sintomas são, mais comumente:

- Coceira nasal
- Nariz escorrendo (coriza)
- Espirros
- Ardor e coceira nos olhos

A loratadina também é indicada para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele.

Quanto à tosse, embora não esteja listada entre os sintomas comuns da rinite alérgica, ela pode acometer o paciente por conta da irritação nas vias respiratórias.

No entanto, o mais adequado é que o diagnóstico seja dado pelo médico, pois a tosse pode ser sintoma de uma doença respiratória.

Afinal, a rinite causa irritação principalmente nas vias aéreas superiores, enquanto a tosse pode estar associada ao pulmão.

Loratadina: bula

Acesse o bulário da Anvisa e busque pela bula de loratadina do fabricante de sua preferência.

Fontes

As informações deste artigo foram tiradas da bula do medicamento Claritin®, produzido pela Organon, referência para os fabricantes de loratadina genérico.

menu