Blog Bem Panvel

Loratadina: bula, para que serve, como tomar e mais

O que é loratadina?

Loratadina é um medicamento anti-histamínico de uso oral, adulto e pediátrico acima de 12 anos, que ajuda a reduzir os sintomas de alergias.

O medicamento de referência é Claritin®, fabricado pela Bayer, mas há também opções de genéricos no mercado.

Para que serve o remédio loratadina?

Loratadina é indicada para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos. Loratadina também é indicada para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele.

Como funciona a loratadina?

Loratadina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, que ajudam a reduzir os sintomas da alergia, prevenindo os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo próprio corpo.

Os sinais e sintomas oculares e nasais da rinite alérgica são rapidamente aliviados após a administração oral do produto.

Composição de loratadina

Cada comprimido de loratadina contém:

  • 10mg de loratadina micronizada.

Excipientes:

  • Lactose
  • Amido
  • Estearato de magnésio

OBS: os excipientes variam de acordo com o fabricante. A lista acima pegou como exemplo os componentes do medicamento de referência Claritin®, produzido pela Bayer. Consulte a bula do fabricante para obter a lista correta.

Como tomar loratadina 10mg?

Adultos e crianças acima de 12 anos ou com peso corporal acima de 30kg devem tomar um comprimido de loratadina 10mg uma vez por dia. Não se deve administrar mais de um comprimido em um período de 24 horas.

Seu médico ou farmacêutico irá informar quando você deve parar de tomar este medicamento.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico.

Contraindicações da loratadina

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que tenham demonstrado qualquer tipo de reação alérgica ou incomum a qualquer um dos componentes da fórmula ou metabólitos.

Quem está amamentando pode tomar loratadina?

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Não está estabelecido se o uso de loratadina pode acarretar riscos durante a gravidez ou amamentação. Entretanto, como medida de precaução, é preferível evitar o uso do medicamento durante a gravidez.

Considerando que a loratadina é excretada no leite materno e devido ao aumento de risco do uso de anti-histamínicos por crianças, particularmente por recém-nascidos e prematuros, deve-se optar ou pela descontinuação da amamentação ou pela interrupção do uso do produto.

Loratadina: efeitos colaterais

Junto com efeitos necessários para o seu tratamento, os medicamentos podem causar efeitos não desejados. Apesar de nem todos os efeitos colaterais ocorrerem, você deve procurar atendimento médico caso algum deles ocorra.

Loratadina não apresenta propriedades sedativas clinicamente significativas quando utilizado na dose recomendada.

Os efeitos mais comuns são: dor de cabeça, sonolência, cansaço, secura na boca, perturbação estomacal, nervosismo e erupções da pele.

Durante a comercialização, foram relatados raramente casos de: perda de cabelo, reações alérgicas severas (incluindo angioedema (um edema profundo da pele, de origem vascular, sem inflamação), problemas de fígado, taquicardia, palpitações, tontura e convulsão.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa fabricante através do seu serviço de atendimento.

Cuidados e recomendações

  • Caso você tenha alguma doença no fígado ou insuficiência renal, a dose inicial deverá ser diminuída, para um comprimido (10mg) em adultos e crianças com peso acima de 30kg em dias alternados. Neste caso, procure seu médico.
  • Comunique seu médico ou farmacêutico se você for fazer algum teste de pele para detectar alergia. O tratamento com loratadina deverá ser suspenso 48 horas antes da execução do teste, pois poderá afetar os resultados.
  • Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Quanto custa loratadina?

Você encontra loratadina à venda na Panvel Farmácias. Confira as opções:

Loratadina: bula

Acesse o bulário da Anvisa e busque pela bula de loratadina do fabricante de sua preferência.

Fontes

As informações deste artigo foram tiradas da bula do medicamento Claritin®, produzido pela Organon, referência para os fabricantes de loratadina genérico.

menu