Blog Bem Panvel

Flancox 500mg: bula, para que serve, como tomar e mais

O que é Flancox?

Flancox® é um medicamento de uso oral e adulto anti-inflamatório não-esteroide, com atividade analgésica e anti-inflamatória.

Indicado para o tratamento da artrose e artrite reumatoide e para o controle da dor, Flancox é produzido pela Aspen e comercializado na forma de comprimidos revestidos.

Composição de Flancox 500mg

Cada comprimido de Flancox 500mg contém:

  • 500mg de etodolaco

Excipientes:

  • Lactose monoidratada
  • Povidona
  • Croscarmelose sódica
  • Dióxido de silício
  • Estearato de magnésio
  • Hipromelose
  • Macrogol
  • Dióxido de titânio

Como tomar Flancox?

No tratamento com anti-inflamatórios, deve-se buscar a dose mais baixa e o maior intervalo entre as doses. Após a observação da resposta individual à terapia inicial com Flancox, deve-se ajustar as doses e a frequência às necessidades do paciente.

Nos casos de comprometimento renal leve ou moderado, não é necessário ajuste da dosagem, mas esses pacientes devem ser observados cuidadosamente devido ao risco de diminuição da função renal.

Os comprimidos de Flancox devem ser tomados sempre com um copo cheio de água, de preferência após as refeições, sem mastigar. A ingestão de água deve ser suficiente para evitar que o comprimido fique retido no esôfago.

O uso de antiácidos não interfere no efeito do medicamento.

Uso como analgésico

A dose diária recomendada de Flancox para dor aguda é de 200-400mg a cada 6 a 8 horas, conforme a necessidade, com uma dose total diária máxima de 1000mg.

A dose pode ser aumentada até 1200mg/dia, caso necessário para obter o efeito analgésico e após a avaliação dos riscos potenciais em relação ao benefício esperado.

Artrose e Artrite reumatoide

As doses iniciais recomendadas de Flancox podem ser de 300mg, 3 ou 4 vezes ao dia; 400mg, 2 a 3 vezes ao dia; ou 500mg, 2 vezes ao dia, por via oral, totalizando de 800mg a 1200mg.

Durante o uso prolongado, a dose deve ser ajustada de acordo com a resposta clínica do paciente. Depois de obtida resposta satisfatória, em geral após duas semanas de tratamento, a posologia deve ser individualizada de acordo com a tolerância e a resposta do paciente.

Uma dose de 600mg ao dia pode ser suficiente para a administração no longo prazo. Nos pacientes que apresentam boa tolerância a doses de1000 mg/dia, pode ser instituído o tratamento com 1200 mg/dia, se necessário, depois de avaliado o risco/benefício.

Limites máximos de dosagem

Adultos com peso menor do que 60kg: 20mg por kg de peso corporal ao dia. Adultos com 60kg ou mais: 1200mg ao dia.

Contraindicações

Você não deve usar Flancox se tiver alergia ao etodolaco ou a qualquer um dos componentes de sua formulação; se você já apresentou reações semelhantes à asma, urticária ou outras reações alérgicas após o uso de ácido acetilsalicílico ou de outros anti-inflamatórios.

Você também não deve usar Flancox se apresentar úlcera no estômago ou no duodeno, insuficiência hepática ou renal graves.

Flancox é contraindicado em crianças menores de 15 anos de idade e em pacientes com dor peri-operatória relacionada à cirurgia cardíaca (pelo risco aumentado de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral).

Este medicamento é contraindicado em crianças.

Efeitos colaterais

As reações adversas ao Flancox são apresentadas a seguir, em ordem decrescente de frequência.

  • Comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): tontura, calafrios, febre, depressão, nervosismo, manchas na pele, coceira, desconforto e dor abdominal, diarreia, flatulência, náusea, vômitos, constipação, perda de sangue nas fezes, gastrite, dor para urinar, fraqueza, embaçamento visual, tinido, aumento do volume de urina.
  • Incomuns (ocorre entre 0,1 % e < 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Anemia, ausência de glóbulos brancos, inchaço nos lábios, asma, perda do apetite, arritmias, queda de cabelo, alucinações, reações alérgicas graves, meningite, aumento do tempo de sangramento, insuficiência cardíaca, confusão mental, conjuntivite, cistite, duodenite, falta de ar, manchas roxas na pele, inchaço, manchas ou bolhas na pele, esofagite, diminuição da audição, dor de cabeça, vômito com sangue, perda de sangue na urina, falência hepática, hepatite, aumento da glicemia (em pacientes diabéticos bem controlados), hiperpigmentação, pressão alta, infecções, insônia, nefrite, hemorragia uterina, pele amarelada, redução do número de glóbulos brancos, infarto do miocárcio, palpitação, redução do número de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas, pancreatite, formigamentos, acometimento dos nervos das pernas, fobia a luz, reações na pele induzidas pela luz solar, infiltrado nos pulmões, sangramento retal, cálculo renal, insuficiência renal, choque, desmaio, redução do número de plaquetas, feridas na boca, urticária, necrose renal, distúrbios visuais e úlcera gastrointestinal.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa fabricante através do seu serviço de atendimento.

Cuidados e recomendações

  • Flancox deve ser administrado com cautela em pacientes que apresentam antecedentes de doenças digestivas, como úlceras no estômago ou no duodeno ou colite ulcerativa, que estejam em uso de aspirina, anticoagulantes ou corticosteroides, que fumem ou façam uso abusivo de bebidas alcoólicas e em pacientes idosos ou debilitados.
  • O uso da menor dose efetiva possível por curtos períodos de tempo reduz os riscos de complicações gastrointestinais. Terapia com medicamentos que protegem o estômago é recomendável. Nos casos de hemorragias, ulcerações ou perfurações gastrointestinais, o tratamento deve ser interrompido imediatamente.
  • Reações alérgicas graves podem ocorrer, especialmente em pacientes de risco (como aqueles que apresentam asma, intolerância à aspirina e rinite); nesses casos, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e o paciente deve ser hospitalizado.
  • Os anti-inflamatórios estão associados com um risco aumentado de eventos cardiovasculares, incluindo infarto e acidente vascular cerebral. O risco pode ser aumentado pelo uso prolongado e pela presença de fatores de risco cardiovascular concomitantes.
  • Elevações de exames que refletem a função do fígado podem ocorrer com o uso de antiinflamatórios, incluindo etodolaco. Essas alterações laboratoriais podem progredir, permanecer inalteradas ou serem transitórias. Raramente, foram descritos casos de hepatite fulminante, pele amarelada e falência da função do fígado. Recomenda-se a realização periódica de exames para avaliação da função do fígado durante o tratamento prolongado.
  • Os anti-inflamatórios podem aumentar o risco de elevação das concentrações sanguíneas de potássio, especialmente em pacientes idosos, diabéticos, com doença renal ou em uso concomitante de outros medicamentos, como os inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA).
  • Pode haver o aparecimento de anemia com o uso de anti-inflamatórios; desta maneira, pacientes em tratamento prolongado devem realizar hemogramas periodicamente.
  • Raramente, os antiinflamatórios podem causar alterações sanguíneas graves, como redução do número de glóbulos brancos, vermelhos e de plaquetas.
  • Os anti-inflamatórios podem causar reações adversas graves na pele. Caso apareçam manchas em sua pele, interrompa o tratamento e entre em contato com seu médico. Também podem ocorrer reações na pele relacionadas à exposição à luz do sol.
  • Flancox deve ser suspenso de 24 a 48 horas antes de procedimentos cirúrgicos ou odontológicos.

Quanto custa Flancox 500mg?

Você encontra Flancox à venda na Panvel Farmácias. Confira:

Flancox: bula

Confira a bula do Flancox e confira mais informações sobre o medicamento.

Fontes

As informações deste artigo foram tiradas da bula do medicamento Flancox®, produzido pela Apsen.

Perguntas frequentes sobre esse remédio

Para que serve Flancox?

Flancox® é indicado no tratamento da artrose e da artrite reumatoide (aguda ou crônica) e no controle da dor, especialmente aquela associada a processos inflamatórios (como no pós-operatório de cirurgias odontológicas e obstétricas, traumas e outras condições, como artrite aguda por gota, cólica menstrual, enxaqueca).

Qual o tempo para o início da ação de Flancox?

O tempo médio estimado para início da ação terapêutica é de 30 minutos após a administração.

menu