Blog Bem Panvel

Dipirona 1g: bula, para que serve, como tomar e mais

O que é dipirona?

Dipirona monoidratada é um medicamento analgésico e antitérmico de uso oral, para pessoas acima de 15 anos.

O medicamento de referência é Novalgina®, fabricado pela Sanofi, mas há também opções de genéricos no mercado.

Composição de dipirona 1g

Cada comprimido de dipirona 1g contém:

  • 1.00mg de dipirona monoidratada

Excipientes:

  • Estearato de magnésio
  • Macrogol 4000

OBS: os excipientes variam de acordo com o fabricante. A lista acima pegou como exemplo os componentes do medicamento de referência Novalgina®, produzido pela Sanofi. Consulte a bula do fabricante para obter a lista correta.

Como tomar dipirona?

Os comprimidos de dipirona devem ser ingeridos por via oral, sem mastigar.

Para adultos e adolescentes acima de 15 anos, a dose recomendada é de meio a 1 comprimido, administrado até 4 vezes por dia.

Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida, respeitando-se o modo de usar e a dose máxima diária, conforme descrito acima.

O tratamento pode ser interrompido a qualquer instante sem provocar danos ao paciente.

Em pacientes com insuficiência nos rins ou no fígado recomenda-se que o uso de altas doses de dipirona seja evitado, uma vez que a taxa de eliminação é reduzida nestes pacientes. Entretanto, para tratamento em curto prazo não é necessária redução da dose.

Não existe experiência com o uso de dipirona em longo prazo em pacientes com insuficiência nos rins ou no fígado.

Em pacientes idosos e pacientes debilitados deve-se considerar a possibilidade das funções do fígado e dos rins estarem prejudicadas.

Comprimidos efervescentes

Você encontra o medicamento de referência Novalgina® com dipirona 1g também na versão de comprimidos efervescentes.

Nesse caso, basta dissolver o comprimido em meio copo de água e beber imediatamente após o término da dissolução.

Contraindicações

Dipirona 1g não deve ser utilizada caso você tenha:

  • Gravidez e amamentação;
  • Alergia ou intolerância à dipirona, a qualquer um dos componentes da formulação, a outras pirazolonas ou a pirazolidinas (ex.: fenazona, propifenazona, isopropilaminofenazona, fenilbutazona, oxifembutazona) incluindo, por exemplo, experiência prévia de agranulocitose (diminuição acentuada na contagem de glóbulos brancos do sangue) com uma destas substâncias;
  • Função da medula óssea prejudicada (ex.: após tratamento citostático) ou doenças do sistema hematopoiético (responsável pela produção das células sanguíneas);
  • Desenvolvido broncoespasmo (contração dos brônquios levando a chiado no peito) ou outras reações anafilactoides, como urticária (erupção na pele que causa coceira), rinite (irritação e inflamação da mucosa do nariz), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas) depois do uso de medicamentos para dor (ex.: salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno);
  • Porfiria hepática aguda intermitente (doença metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas) pelo risco de indução de crises de porfiria;
  • Deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD), pelo risco de hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode levar à anemia).

Gravidez e amamentação

Recomenda-se não utilizar dipirona 1g durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico.

Dipirona 1g não deve ser utilizada durante os 3 últimos meses da gravidez.

A amamentação deve ser evitada durante e por até 48 horas após o uso do medicamento. A dipirona é eliminada no leite materno.

Crianças

Menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg não devem ser tratadas com dipirona.

Dipirona 1g não é recomendada para menores de 15 anos. É recomendada supervisão médica quando se administra o medicamento a crianças pequenas.

Interações medicamentosas

Informe o seu médico se estiver tomando bupropiona, efavirenz, metadona, valproato, tacrolimus ou sertralina.

A dipirona pode induzir enzimas metabolizadoras, incluindo CYP2B6 e CYP3A4. A coadministração de dipirona com substratos do CYP2B6 e/ou CYP3A4, como bupropiona, efavirenz, metadona, ciclosporina, tacrolimus ou sertralina pode causar uma redução nas concentrações plasmáticas destes medicamentos.

Portanto, recomenda-se cautela quando dipirona e substrato de CYP2B6 e/ou CYP3A4 são administrados concomitantemente; a resposta clínica e/ou os níveis do medicamento devem ser seguidos de monitoramento terapêutico do medicamento.

Adicionar dipirona ao metotrexato pode aumentar a hematotoxicidade (toxicidade do sangue) do metotrexato, particularmente em pacientes idosos. Portanto, esta combinação deve ser evitada.

A dipirona pode reduzir o efeito do ácido acetilsalicílico na agregação plaquetária, quando tomado concomitantemente. Portanto, esta combinação deve ser usada com cautela em pacientes que tomam ácido acetilsalicílico em baixas doses para proteção cardiovascular.

Foram reportadas interferências em testes laboratoriais que utilizam reações de Trinder (por exemplo, testes para medir níveis séricos de creatinina, triglicérides, colesterol HDL e ácido úrico) em pacientes utilizando dipirona.

Efeitos colaterais da dipirona

Pacientes tratados com dipirona 1g podem sofrer distúrbios cardíacos, do sistema imunológico, da pele e tecido subcutâneo, do sangue e sistema linfático, vasculares, renais e urinários, gastrintestinais e hepatobiliares.

Pare de usar o medicamento e contate um médico imediatamente se você vivenciar alguns destes sintomas: náusea ou vômito, febre, sensação de cansaço, perda de apetite, urina de cor escura, fezes de cor clara, aparecimento de cor amarelada na pele ou na parte branca dos olhos, coceira, erupção na pele ou dor na parte superior do estômago. Esses sintomas podem ser sinais de lesão hepática.

Algumas reações adversas que podem ocorrer:

  • Agranulocitose: diminuição do número de granulócitos, que são tipos de glóbulos brancos, em consequência de um distúrbio na medula óssea, induzida pela dipirona. É uma ocorrência de origem imunoalérgica, que pode durar pelo menos 1 semana. Essas reações são raras e podem ser graves, com risco à vida e, em alguns casos, fatais. Interrompa o uso da medicação e consulte seu médico imediatamente se alguns dos seguintes sinais ou sintomas ocorrerem: febre, calafrios, dor de garganta, lesão na boca.
  • Pancitopenia: diminuição global de células do sangue (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas). Interrompa o tratamento imediatamente e procure o seu médico se ocorrerem alguns dos seguintes sinais ou sintomas: mal-estar geral, infecção, febre persistente, equimoses (manchas roxas), sangramento e palidez.
  • Choque anafilático: ocorre principalmente em pacientes sensíveis. Portanto, a dipirona deve ser usada com cautela em pacientes que apresentem alergia atópica ou asma.
  • Reações cutâneas graves: foram relatadas reações cutâneas graves com o uso de dipirona, como síndrome de Stevens-Johnson (forma grave de reação alérgica caracterizada por bolhas em mucosas e em grandes áreas do corpo) e Necrólise Epidérmica Tóxica ou síndrome de Lyell (quadro grave, onde uma grande extensão de pele começa a apresentar bolhas e evolui com áreas avermelhadas semelhante a uma grande queimadura). Se você desenvolver algum desses sinais ou sintomas erupções cutâneas muitas vezes com bolhas ou lesões da mucosa, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e não deve ser retomado.
  • Alterações na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas: para as doses recomendadas, nenhum efeito adverso na habilidade de se concentrar e reagir é conhecido. Entretanto, pelo menos com doses elevadas, deve-se levar em consideração que as habilidades para se concentrar e reagir podem estar prejudicadas, constituindo risco em situações onde estas habilidades são de importância especial (por exemplo, operar carros ou máquinas), especialmente quando álcool foi consumido.
  • Reações anafiláticas/anafilactoides: reação alérgica grave e imediata que pode levar à morte. Caso você esteja em alguma das situações abaixo, converse com seu médico, pois estas situações apresentam risco especial para possíveis reações anafiláticas graves relacionadas à dipirona: síndrome da asma analgésica ou intolerância analgésica do tipo urticária-angioedema; asma brônquica, particularmente aqueles com rinossinusite poliposa (processo inflamatório no nariz e seios da face com formação de pólipos) concomitante; urticária crônica; intolerância ao álcool, por exemplo, pessoas que reagem até mesmo a pequenas quantidades de bebidas alcoólicas, apresentando sintomas como espirros, lacrimejamento e vermelhidão acentuada da face; intolerância a corantes ou a conservantes (ex.: tartrazina e/ou benzoatos). Se você tem alguma alergia, informe seu médico e use dipirona somente sob orientação. Caso você já tenha apresentado uma reação anafilática ou outra reação imunológica a outras pirazolidas, pirazolidinas e outros analgésicos não narcóticos, também corre alto risco de responder de forma semelhante à dipirona.
  • Reações hipotensivas (de pressão baixa) isoladas: o uso de dipirona pode causar reações hipotensivas isoladas. Essas reações são possivelmente dose-dependentes e ocorrem com maior probabilidade após administração injetável. Nestes pacientes, a dipirona deve ser utilizada com extrema cautela e o uso do medicamento em tais circunstâncias deve ser realizado sob cuidadosa supervisão médica. A dipirona só deve ser utilizada sob cuidadoso monitoramento hemodinâmico em pacientes nos quais a diminuição da pressão sanguínea deve ser evitada, tais como pacientes com doença cardíaca coronariana grave (doença grave no coração) ou obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.

Quanto custa dipirona?

Você encontra dipirona 1g à venda na Panvel Farmácias. Confira as opções:

Bula de dipirona 1g

Acesse o bulário da Anvisa e busque pela bula de dipirona monoidratada do fabricante de sua preferência.

Fontes

As informações deste artigo foram tiradas da bula do medicamento Novalgina®, produzido pela Sanofi, referência para os fabricantes de dipirona monoidratada genérico.

Perguntas frequentes sobre esse medicamento

Para que serve dipirona 1g?

Dipirona 1g é indicada como analgésico para aliviar dores e como antitérmico, para combater a febre.

Quanto tempo o dipirona fazer efeito?

O medicamento, à base de dipirona monoidratada, tem um tempo médio de 30 a 60 minutos após a administração. Seus efeitos duram aproximadamente 4 horas.

menu