Blog Bem Panvel

Cetoconazol: bula, para que serve e como tomar

O que é Cetoconazol?

Cetoconazol é um remédio utilizado para o tratamentos de infecções que são causadas por fungos. Ele que age destruindo e paralisando o crescimento dos fungos. O medicamento pode ser encontrado como cetoconazol em pomada, creme, comprimido e shampoo.

Para que serve Cetoconazol?

O cetoconazol em comprimido serve para infecções graves que acometem a pele, como micose do couro cabeludo, candidíase mucocutânea crônica e foliculite causada pelo fungo Malassezia. O cetoconazol em creme, é indicado para frieira, micoses de pele e micose de praia (pano branco).

Qual a composição de Cetoconazol?

Cada comprimido de cetoconazol 200mg possui:

  • 200 mg de cetoconazol
  • Excipientes: lactose monoidratada, amido, dióxido de silício, povidona, estearato de magnésio, álcool etílico.

O creme em bisnaga de 30g possui:

  • Cada grama têm 20 mg de cetoconazol;
  • Excipientes: álcool cetoestearílico, álcool cetoestearílico etoxilado, oleato de decila, edetato dissódico di-hidratado, metilparabeno, propilparabeno, simeticona, metabissulfito de sódio, propilenoglicol e água purificada.

Como usar Cetoconazol?

A forma de como usar o medicamento pode variar de acordo com a apresentação do medicamento e tipo de fungo. Abaixo vamos explicar como tomar o remédio em comprimido e como usar em creme:

Cetoconazol comprimido

Deve ser administrado via oral, com um pouco de água no momento de alguma refeição do dia. Se você faz tratamento com algum remédio que reduz a acidez do estômago, é indicado ingerir o comprimido com alguma bebida ácida.

Cetoconazol creme

Deve ser aplicado no local infectado uma vez ao dia. Para a aplicação siga o passo a passo:

  • Abra o tubo do creme e fure o selo com a ponta da própria tampa;
  • Com a pele limpa e seca, aplique com as pontas do dedo o creme no local;
  • Lave bem suas mãos após a aplicação, para não espalhar a doença em outras partes do seu corpo; 
  • É importante manter separado suas roupas e toalhas para não contaminar as de quem mora com você.

Contraindicações cetoconazol

  • Não se deve usar o medicamento em casos de reações alérgicas ao cetoconazol ou aos componentes existentes em sua fórmula;
  • Não tome o comprimido caso tenha alguma doença que acomete o fígado;
  • Se estiver fazendo tratamento com outro medicamento, não é indicado tomar o comprimido, já que ele pode ter interação medicamentosa com vários outros fármacos;
  • Mulheres grávidas não devem fazer o uso do medicamento sem o conhecimento do seu médico;
  • Lactantes que fazem o uso do remédio em comprimido não devem amamentar, já que os componentes do medicamento podem estar presentes no leite materno;
  • Não é recomendado o uso do medicamento em comprimido para crianças pequenas.

Efeitos colaterais do cetoconazol

As reações mais comuns com o uso de cetoconazol comprimido são: dor abdominal, náusea, diarreia, dor de cabeça e função do fígado anormal. Para o cetoconazol creme, algumas das reações mais comuns são: sensação de queimadura, coceira e vermelhidão no local onde foi aplicado o creme.

Bula do cetoconazol

Confira a bula de cetoconazol completa do fabricante de sua escolha no site da Anvisa.

Qual o preço do cetoconazol?

O preço do remédio pode variar conforme a sua apresentação (creme, comprimido, shampoo ou pomada), fabricante e quantidade disponível na embalagem. Confira o melhor preço do cetoconazol na Panvel Farmácias!

Perguntas frequentes sobre esse remédio

Quantos dias tem que tomar cetoconazol?

O tempo de tratamento com o cetoconazol pode variar conforme o tipo de fungo e local da infecção. Normalmente, o tratamento com cetoconazol comprimido varia entre 2 a 4 semanas.

Pode usar a pomada cetoconazol nas partes íntimas?

O cetoconazol comprimido e o cetoconazol pomada podem ser utilizados no tratamento de candidíase vaginal. Porém, para saber se esse tratamento é o mais indicado para o seu caso, é necessário se consultar com um médico. Utilizar qualquer remédio sem a orientação do seu médico pode ser prejudicial à sua saúde.

Quanto tempo o cetoconazol começa a fazer efeito?

Geralmente, a melhora dos sintomas com cetoconazol creme podem aparecer após 4 semanas do uso do medicamento.

menu