Blog Bem Panvel

Cefalexina 500mg: para que serve, como tomar e mais

O que é cefalexina?

Cefalexina 500mg é um medicamento antibiótico da classe das cefalosporinas, indicado para o tratamento de infecções do trato respiratório.

O medicamento é comercializado sob prescrição médica, no formato de comprimidos, cápsulas ou drágeas.

Para que serve cefalexina 500mg?

Cefalexina é indicada para o tratamento de infecções do trato respiratório, otite média (inflamação no ouvido), infecções na pele e tecidos moles, infecções urinárias e infecções ósseas.

Como funciona a cefalexina?

Antibacteriano da classe das cefalosporinas, a cefalexina, quando administrada nas doses adequadas, promove a morte das bactérias.

O tempo para cura da infecção pode variar de dias a meses, dependendo do local e do tipo de bactéria causadora da infecção e das condições do paciente.

Composição da cefalexina 500mg

Cada cápsula de cefalexina 500g contém:

  • 525,92 mg de cefalexina monoidratada, equivalente a 500 mg de cefalexina

Excipientes:

  • Estearato de magnésio
  • Silicone
  • Amido

OBS: os excipientes variam de acordo com o fabricante. A lista acima pegou como exemplo os componentes do medicamento de referência Keforal®, produzido pela ABL. Consulte a bula do fabricante para obter a lista correta.

Como tomar cefalexina 500mg?

Cefalexina deve ser administrada por via oral, de acordo com as orientações médicas.

Antes da administração, deve ser verificada a capacidade do paciente de engolir o medicamento na forma de cápsula ou comprimido. A cápsula não deve ser aberta, dividida ou mastigada.

Posologia para adultos e adolescentes

Para casos de cistite não complicada, faringite, infecção da pele e dos tecidos moles e amigdalite: 500mg cada 12 horas.

NOTA: o tratamento de cistite é indicado apenas para adultos e adolescentes com mais de 15 anos, e deve durar de 7 a 14 dias.

Para a prevenção de endocardite bacteriana (infecção das válvulas do coração) em pacientes com alergia a penicilina: 2g, em dose única, uma hora antes do início do procedimento.

Outras infecções: 

  • Leve a moderada: 250mg* a cada 6 horas
  • Grave: até 1g a cada 6 horas

* Cefalexina 500mg deve ser administrada somente em doses múltiplas de 500mg. Para outras doses, recomenda-se a administração de cefalexina na forma de suspensão oral.

Dose máxima para adultos: 4g por dia.

Posologia para crianças

Cefalexina 500mg na forma de cápsulas e comprimidos não é indicada para pacientes pediátricos. Para crianças, recomenda-se a administração de cefalexina suspensão oral.

Posologia para idosos

Não é necessário ajuste de dose. A posologia pode ser a mesma que é recomendada para adultos e adolescentes.

Pacientes idosos têm maior chance de ter a função dos rins diminuída e podem precisar de doses menores.

Cuidados e contraindicações

Antes que o tratamento com cefalexina seja iniciado, informe ao seu médico se você já apresentou reações anteriores de alergia a algum medicamento, especialmente à cefalexina, a outras cefalosporinas, às penicilinas ou à penicilamina.

Pacientes alérgicos a penicilinas podem ser alérgicos também a cefalosporinas. Se uma reação alérgica ocorrer, interrompa o tratamento com o medicamento.

O tratamento com cefalexina, assim como outros antibióticos, pode levar ao crescimento aumentado da bactéria Clostridium difficile, a principal causa de colite associada ao uso de antibiótico (caracterizada por dor na barriga e no estômago; cólica, diarreia aquosa, podendo conter sangue; febre).

É importante considerar este diagnóstico caso você apresente diarreia durante ou até dois meses após o uso do antibiótico. Informe ao seu médico se você já apresentou alguma doença gastrintestinal, particularmente colite.

Pacientes com a função renal diminuída podem precisar de doses menores que pacientes com a função renal normal.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Cefalexina é excretada no leite materno em pequenas quantidades. Portanto, deve ser administrado com cuidado a mulheres que estão amamentando.

A probenecida pode aumentar e prolongar a concentração do cefalexina no sangue. Os diuréticos de alça (ex.: furosemida) podem aumentar o risco de toxicidade para os rins com as cefalosporinas.

Cefalexina pode alterar o resultado de exames que detectam glicose na urina através da solução de Benedict ou Fehling ou dos comprimidos de Clinitest®

Pacientes que receberam cefalexina ou recém-nascidos cujas mães receberam tratamento com esta droga podem apresentar resultado positivo no teste de antiglobulina (teste de Coombs). Este resultado poderá ser atribuído à droga.

Efeitos colaterais

As seguintes reações adversas raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) foram registradas em pacientes:

  • Gastrintestinais: a reação adversa mais comum tem sido a diarreia, sendo raramente grave o bastante para levar a interrupção do tratamento. Também podem ocorrer sintomas de colite pseudomembranosa durante ou após o tratamento com antibiótico (caracterizada por dor na barriga e no estômago; cólica, diarreia aquosa, podendo conter sangue; febre), dispepsia (má digestão), dor abdominal, náuseas, vômitos, hepatite (inflamação do fígado) transitória e icterícia colestática (caracterizada por pele e mucosas amareladas).
  • Alergia: foram observadas reações alérgicas na forma de erupções na pele, urticária, angioedema (caracterizado por inchaço na pele ou mucosas) e eritema multiforme (caracterizado por lesões avermelhadas), Síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise tóxica epidérmica (reação alérgica grave na pele com bolhas e vermelhidão). Essas reações geralmente desaparecem com a suspensão da droga. Anafilaxia (reação alérgica aguda, caracterizada por urticária, coceira e angioedema) também foi relatada.

Também foram registradas outras reações, classificadas como muito raras, pois ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento.

São elas: coceira anal e genital, monilíase genital (infecção por fungo), vaginite (inflamação na vagina) e corrimento vaginal, tonturas, fadiga, dor de cabeça, agitação, confusão, alucinações, artralgia (dor nas articulações), artrite (inflamação nas articulações) e doenças nas articulações.

Tem sido raramente relatada nefrite intersticial reversível (inflamação no rim). Eosinofilia (aumento de eosinófilos no sangue), neutropenia (diminuição de neutrófilos no sangue), trombocitopenia (diminuição de plaquetas no sangue) e elevações moderadas de enzimas do fígado (AST e ALT) no soro têm sido referidas. 

Perguntas Frequentes sobre Cefalexina

Cefalexina serve para garganta inflamada?

Dependendo do caso, sim. Uma das indicações de uso da cefalexina é no tratamento de determinadas infecções do trato respiratório, sendo geralmente eficaz na erradicação de bactérias do gênero estreptococos na nasofaringe (passagem entre o nariz e a garganta).

Mas quem vai dizer se a inflamação na sua garganta se deve a uma infecção que pode ser combatida pela cefalexina é o médico, que vai receitar ou não o antibiótico.

A bula do medicamento informa que a indicação de uso para a cefalexina é no tratamento de sinusites bacterianas, infecções do trato respiratório, otite média, infecções da pele e dos tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato geniturinário e infecções dentárias, quando causadas por determinados gêneros e espécies de bactérias.

Se o médico diagnosticar que o paciente tem a garganta inflamada como consequência de uma dessas infecções, a cefalexina poderá ser o medicamento prescrito.

Quanto tempo demora o efeito da cefalexina?

A ação farmacológica da cefalexina costuma ter início 60 minutos depois da ingestão. Após a administração do medicamento em indivíduos normais, por via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora — esse tempo, porém, pode variar consideravelmente de acordo com o caso.

Após doses de 250mg, 500mg e 1g, níveis mensuráveis do medicamento no sangue podem estar presentes por 6 horas após a administração.

A duração do tratamento completo depende da administração do antibiótico pelo período e nas doses indicadas pelo médico, o que depende da infecção a ser tratada.

A dose usual para adultos, por exemplo, é de 250mg a cada 6 horas. No caso de cistites, o tratamento deve ser de 7 a 14 dias. Para saber a dosagem, intervalo e duração adequados para o seu caso, consulte um médico.

Quais as bactérias que a cefalexina combate?

Cefalexina é um antibiótico indicado para o tratamento das infecções listadas abaixo, quando causadas por cepas sensíveis das seguintes bactérias:

Sinusites bacterianas causadas por estreptococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus (somente os sensíveis à meticilina).

Infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes.

Otite média causada por S. pneumoniae, H. influenzae, M. catarrhalis, outros estafilococos e estreptococos.

Infecções da pele e tecidos moles causadas por estafilococos e/ou estreptococos sensíveis à cefalexina.

Infecções ósseas causadas por estafilococos e/ou P. mirabilis.

Infecções do trato geniturinário, incluindo prostatite aguda, causadas por E. coli, P. mirabilis e Klebsiella pneumoniae.

Infecções dentárias causadas por estafilococos e/ou estreptococos sensíveis à cefalexina.

Obs: Cefalexina é um medicamento que só pode ser vendido sob prescrição médica. Portanto, consulte um médico para que ele receite o tratamento adequado de acordo com o seu caso.

Quanto custa cefalexina?

Você encontra cefalexina à venda na Panvel Farmácias. Confira as opções:

Bula de cefalexina

Acesse o bulário da Anvisa e busque pela bula de cefalexina do fabricante de sua preferência.

Fontes

As informações deste artigo foram tiradas da bula do medicamento Keforal®, produzido pela ABL, referência para alguns fabricantes de cefalexina 500mg genérico.

menu