Blog Bem Panvel

Busonid: indicação, como usar e outros cuidados

O Busonid é um medicamento aquoso que auxilia pacientes com rinites não alérgicas, alérgica perenes e alérgica sazonal. Também ajuda no tratamento de pólipo nasal e prevenção de pólipo nasal após polipectomia (extração do pólipo). 

É possível achar o medicamento em duas versões: nasal e em cápsulas. Veja mais informações sobre ambos os tipos e como usá-los.

Composição:

Busonid nasal de 50, 32, 64 e 100 ml:

Cada mL contém: 

  • budesonida;

Excipientes: celulose microcristalina, carmelose sódica, glicose, polissorbato 80, edetato dissódico de cálcio hidratado, água para injetáveis e ácido clorídrico.

Busonid em cápsula :

Cada cápsula com pó para inalação de 200 mcg contém:

  • budesonida …..200 mcg

Excipiente: lactose monoidratada.

Cada cápsula com pó para inalação de 400 mcg contém:

  • budesonida …..400 mcg

Excipiente: lactose monoidratada.

Como funciona o Busonid:

A Busonid possui um grande efeito anti-inflamatório, graças ao hormônio chamado glicocorticosteróide. O medicamento também reduz e previne o inchaço que ocorre na mucosa nasal devido a alergia. 

É possível sentir os primeiros efeitos do remédio e alívio dos sintomas em torno de 7 à 12 horas. Porém, em alguns casos, esse efeito pode não acontecer antes de 1 a 2 semanas ou mesmo após o início do tratamento. 

Como usar o Busonid:

Importante ressaltar que o Busonid é um medicamento de tratamento preventivo e que pode se estender por vários meses, por isso, é muito importante usá-lo de forma correta. Confira o passo a passo:

Busonid nasal:

  1. Antes de usar o medicamento, lave as narinas e assoe o nariz.
  2. Agite o frasco de Busonid, suavemente, e remova a tampa.
  3. Segure o remédio verticalmente, apoiando o polegar em sua base, enquanto os dedos médio e indicador ficam em torno do bico aplicador. Então, pressione para baixo. 

Importante: Caso esteja usando o medicamento pela primeira vez, pressione a válvula, até que o remédio seja liberado de forma uniforme. 

  1. Em seguida, incline a cabeça para baixo.
  2. Escolha uma das narinas e introduza o aplicador e com a outra mão pressiona a válvula quantas vezes o médico tiver indicado na receita e respire fundo. Repita esse processo na outra narina. 
  3. Feita a aplicação, limpe o aplicador e recoloque a tampa. 

Busonid cápsula:

  1.  Retire a tampa do inalador
  2. Segure a base do inalador e, para abri-lo, levante o bocal na direção indicada pela seta existente na lateral do mesmo.
  3. Remova a cápsula do blister e coloque-a no compartimento interno, na base do inalador.

Importante: a cápsula só deve ser retirada do blíster antes do uso do inalador

  1. Feche o inalador.
  2. Pressione completamente o botão frontal do inalador para a perfuração da cápsula. Solte o botão.
  3. Solte o ar dos pulmões o máximo possível.
  4. Coloque o bocal do inalador na boca e feche os lábios ao redor dele. Incline levemente a cabeça para baixo. Inspire de maneira rápida e o mais profundamente possível. Você deverá ouvir um som de vibração, isso quer dizer que  a cápsula girou no compartimento interno e disparou o medicamento.

Aviso: Caso não ouvir o ruído da cápsula girando, esta pode estar grudada; então, abra novamente o compartimento interno, desprenda a cápsula e repita o procedimento.

  1. Segure a respiração contando mentalmente até 10. Enquanto isso, retire o inalador da boca. 
  2. Em seguida, respire normalmente. Abra o inalador e verifique se ainda há resíduo de pó na cápsula. Caso ainda reste pó, repita os procedimentos de 4 a 8. 
  3. Após o uso, abra o inalador, remova e descarte a cápsula vazia. Feche o bocal e recoloque a tampa.

Sobre a válvula de aplicação:

A válvula de aplicação desse medicamento não é removível. O medicamento já vem com a válvula fixada e pronto para uso. Logo, é importante que essa válvula não seja danificada, ou seja, não inserir objetos pontiagudos ou que de alguma forma possam alargar o aplicador. 

Se isso ocorrer, poderá alterar a quantidade de remédio que é liberada, além de permitir que haja algum tipo de contaminação. 

Contraindicações do Busonid:

Este medicamento não deve ser usado por pacientes que tenham alergia à budesonida ou a qualquer componente da fórmula.

Efeitos Colaterais do Busonid:

Ao usar o Busonid, podem surgir alguns efeitos colaterais, como:

  • Reação comum: (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)- secreção hemorrágica (com sangue), epistaxe (sangramento pelo nariz), irritação nasal, rinite, sinusite, dor de cabeça e tosse.
  • Reação incomum: (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reações alérgicas na pele, incluindo urticária (lesões avermelhadas na pele), exantema (erupção na pele com aspecto avermelhado), dermatite, angioedema (inchaço na superfície da pele ou mucosa) e prurido (coceira).
  • Reação muito rara: (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): ulcerações (lesões) da membrana da mucosa, perfuração de septo nasal e reação anafilática (reação alérgica grave).

Preço do Busonid na Panvel:

Na Panvel, você encontra Busonid nasal por:

Em cápsulas por:

E refis por:

Bula do Busonid:

Para outras informações ou explicações mais detalhadas sobre o medicamento, conferir, junto à Anvisa, qual a bula do medicamento de sua preferência.

Busonid

Perguntas frequentes sobre esse medicamento

O que fazer se tomar uma quantidade maior do que a receitada pelo médico de Busonid?

A atividade sistêmica do Busonid é bem baixa, o que significa que as chances de intoxicação por doses excedentes são muito improváveis. Porém, caso algo nesse sentido aconteça, suspender o uso do medicamento já seria o suficiente para interromper qualquer quadro. 

Importante: Se houver alguma reação muito adversa pelo uso exagerado de Busonid, procurar socorro médico e se for possível, levar a embalagem do remédio ou a bula.

Busonid pode ser usado por crianças?

Sim, porém cabe ao médico decidir a idade mínima para iniciar um tratamento com esse medicamento.

O que fazer quando esquecer de tomar ou espirrar o Busonid?

Em caso de esquecimento, retomar o tratamento seguindo as orientações transcritas pelo médico. Se essas orientações não tiverem sido passadas ou houver outras dúvidas relacionadas, procure por um médico, farmacêutico ou cirurgião-dentista. 

menu