Blog Bem Panvel

Parceria entre Panvel Vert e eureciclo resulta na gestão responsável de resíduos

Por 
 | 
30/07/2021
4 min. de leitura

Quando se fala em impacto ambiental, imagens como hectares de mata derrubada, rios poluídos e lixo acumulado em um terreno baldio costumam vir à mente. Mas a sustentabilidade também está presente em processos que não têm tanto apelo visual.

Se você joga uma embalagem na lata de lixo, e não no chão, ela fica escondida e depois é levada embora pelo serviço de limpeza, mas isso não quer dizer que o descarte tenha sido totalmente sustentável.

A reutilização dos resíduos na cadeia produtiva, o que gera um impacto socioambiental positivo, é uma das grandes preocupações da linha Panvel Vert, e a parceria com a empresa de logística reversa eureciclo comprova isso.

Mas vamos por partes. Siga a leitura para entender melhor do que estamos falando.

Por que a linha Panvel Vert é sustentável?

A Vert é uma linha de produtos vegana, natural e sustentável da marca Panvel.

É 100% vegana porque, além de suas fórmulas não possuírem nenhum ingrediente de origem animal, os produtos não são testados em animais.

Além disso, os produtos da linha Vert são livres de parabenos, sulfato, silicone, petróleo e chumbo, e até 98,5% de sua composição tem ingredientes naturais.

Quanto às embalagens, elas são feitas com a tecnologia Go Green P-Life, que as torna biodegradáveis e, portanto, eco-friendly.

A marca é certificada pelo selo eureciclo, que usa a tecnologia para rastrear a cadeia de reciclagem das marcas, certificando-se de que as embalagens adquiridas pelos consumidores sejam de fato recicladas.

A cada produto da linha Vert vendido, outras duas embalagens são recicladas — uma dinâmica que já levou à reciclagem de mais de 10 toneladas de embalagens.

Panvel Linha Vert

O que é eureciclo?

A eureciclo é uma empresa brasileira de tecnologia para o rastreamento da cadeia de reciclagem. São mais de 4 mil marcas — entre elas a Panvel Vert — certificadas por ela.

A empresa faz o rastreamento dos resíduos, certificando-se de que, em vez de terem como destino os lixões e aterros sanitários, eles sejam direcionados a recicladores e, em seguida, às indústrias, que utilizam os materiais na fabricação de novas embalagens. Dessa forma, o resíduo volta para a cadeia produtiva depois do descarte.

O rastreamento pós consumo é garantido com a auditoria e homologação de centrais e validação de documentos através de análises estatísticas, big data e blockchain, gerando Certificados de Reciclagem com lastro em notas fiscais.

Panvel Linha Vert

Impactos da parceria entre Panvel Vert e eureciclo

Com o selo eureciclo, a Panvel Vert não colabora apenas com o meio ambiente, mas também com a geração de renda de muitos trabalhadores e trabalhadoras que participam da cadeia de reciclagem.

A remuneração de operadores de triagem parceiros da eureciclo, por exemplo, permite que eles adquiram equipamentos de segurança (EPIs), máquinas e caminhões, remunerem melhor os colaboradores e promovam manutenções e melhorias na infraestrutura.

Ou seja, o impacto é socioambiental: social e ambiental.

Como dissemos antes, a cada embalagem vendida de um produto da linha Vert, duas outras embalagens são recicladas.

Pode parecer algo difícil de controlar, mais a eureciclo se especializou (e é premiada globalmente por esse trabalho) justamente em investigar se a logística reversa das marcas realmente acontece na prática.

Aquelas que cumprem com a proposta de reaproveitamento dos resíduos recebem o selo da empresa, à prova de greenwashing (a prática de promover-se como uma marca amiga do meio ambiente sem ser sustentável na prática).

Como resultado da parceria, é gerado um Relatório de Impacto, que atesta a colaboração da marca com a prevenção da poluição, gestão de resíduos e conservação de recursos naturais.

Panvel Linha Vert

Quer conhecer os produtos da linha e colaborar com esse círculo virtuoso da sustentabilidade? Conheça a Panvel Vert.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu

Pin It on Pinterest