Blog Bem Panvel

Loratadina engorda?

Loratadina engorda?

Não, loratadina não engorda. O uso de loratadina não causa nenhum efeito adverso que tenha relação com o aumento de peso.

A dúvida ocorre, porém, porque a loratadina é um medicamento do grupo dos anti-histamínicos, isto é, aqueles que previnem os efeitos da histamina, substância produzida pelo próprio corpo que ocasiona a maior parte dos sintomas da rinite alérgica.

O que acontece é que, além de provocar tais sintomas, a histamina tem uma atuação mais complexa no organismo, com influência na fisiologia intestinal, controle da secreção de ácido gástrico e atuação como neurotransmissor, por exemplo.

A relação com o peso vem da ideia de que a histamina estaria associada ao controle do apetite — como o anti-histamínico bloqueia sua ação, o paciente que o utiliza teria mais apetite e, consequentemente, ganharia peso.

A realidade, porém, é mais complexa, e a alteração no apetite provocada pelos anti-histamínicos tem a ver com a interação entre o medicamento e determinados receptores do organismo.

Isso só ocorre, porém, com os anti-histamínicos da primeira geração, o que não é o caso da loratadina, que pertence à segunda geração e não afeta o apetite.

Confira todas as informações sobre Loratadina na seção Tudo sobre Medicamentos.

menu

Pin It on Pinterest