Blog Bem Panvel

Volta às aulas: vacinação completa protege as crianças contra dezenas de infecções

Por 
 | 
07/03/2023
3 min. de leitura

Depois dos meses de férias com brincadeiras e rotina mais solta, a volta às aulas pode ser desafiadora para as crianças. Afinal, é preciso ter hora para dormir, acordar e estudar. Além da lista de material escolar, é preciso checar se a vacinação infantil está em dia e aplicar doses de reforço que sejam necessárias para cada idade. 

Além disso,  as primeiras semanas do ano letivo exigem um acompanhamento mais próximo dos pais. É quando os estudantes costumam demonstrar ansiedade, dúvidas e insegurança. Neste período, cabe aos adultos reforçar a observação e desenvolver uma escuta atenta para compreender como estão sendo os primeiros dias de aula 

 “A ansiedade se dá devido ao afastamento do responsável, por isso a necessidade de ser compreendida e acolhida, não repreendida”, afirma a neuropsicóloga Lena Santana

Rotina escolar 

Restabelecer a rotina escolar de maneira abrupta pode ser prejudicial para as crianças. Permitir que a criança ou adolescente tenha alguns dias para se readaptar ajuda a deixar o período mais leve. A dica é preparar as crianças nos dias anteriores para que consigam se levantar cedo a tempo de cumprir as atividades do dia. Que tal aproveitar a primeira semana de volta às aulas para preparar um belo e nutritivo café da manhã em família? Pode ser uma das formas de diminuir a resistência de quem teve de saltar mais cedo da cama. 

Lembre-se que a percepção dos pais também influencia no ânimo dos pequenos. Por isso, antes mesmo do retorno oficial ao calendário escolar, procure fazer comentários espontâneos e positivos sobre os novos amigos e professores e a importância do conhecimento que será adquirido ao longo do ano. 

Muitas vezes, a ansiedade não é apenas das crianças: os pais também podem apresentar esses sintomas. Se você vivenciar nervosismo, procure conversar com a coordenação pedagógica da escola do seu filho. A cumplicidade entre a criança, a escola e a família é importante para o desenvolvimento do estudante. 

“É preciso ter paciência, pois saímos há pouco tempo de um período pandêmico, o qual provocou profunda defasagem na educação e um atraso de quase dois anos no processo de aprendizagem”, explica a psicóloga. 

Vacinação em dia 

Em forma de gotinhas ou de uma leve picadinha, a vacinação infantil é importante para a saúde dos pequenos, protegendo-os de dezenas de infecções. Com a volta às aulas, é importante checar se os pequenos estão com a imunização em dia para as demais doenças. 

Vacinar as crianças significa protegê-las de doenças graves como hepatite, rubéola, tuberculose e poliomielite e dos possíveis efeitos destas doenças. Se a maioria das crianças estiver imunizada, o risco de infecção na comunidade na qual ela está inserida se reduz significativamente, fazendo com que até mesmo as crianças não vacinadas corram menos risco de contrair estas doenças. Isso é o que se chama de "imunidade coletiva". 

A vacina da gripe (influenza), por exemplo, é recomendada para todas as crianças a partir dos seis meses. Quando administrada pela primeira vez em crianças menores de nove anos, deve-se aplicar duas doses com intervalo de 30 dias. Depois, as crianças passam a receber uma dose anual do imunizante. 

Vacinação é na Panvel! 

Antes ou depois da escola, que tal dar uma passadinha no Panvel Clinic? A aplicação de vacinas é realizada por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos, seguindo todos os protocolos. Também há conforto e horários flexíveis para que toda a família possa se imunizar em um único lugar. 

Veja as vacinas disponíveis: 

É possível comprar a vacina diretamente na loja ou pelo App Panvel, pelo site ou Televendas Alô Panvel. Para tirar dúvidas e agendar o serviço, ligue ou adicione o WhatsApp do Panvel Clinic: (51) 3218-9000. 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu