Blog Bem Panvel

Vacina infantil: imunidade para as crianças se protegerem de doenças

Por 
 | 
09/09/2022
3 min. de leitura

Todos os dias, as crianças estão expostas a milhares de micróbios. Seja pelos alimentos, o ar que respiram ou objetos que levam à boca, o entorno oferece riscos à saúde dos pequenos.

A vacinação infantil é fundamental para fortalecer a imunidade das crianças antes de que estejam expostas a doenças que poderiam ser fatais. Ainda que os bebês nasçam com um sistema imune capaz de enfrentar a maioria dos micróbios, existem algumas doenças as quais não são capazes de combater. Por isso, precisam ser imunizados para estar seguros contra elas.

O calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações prevê que nos dois primeiros anos de vida as crianças recebam doses das seguintes vacinas:

No Brasil, é possível vacinar as crianças tanto em postos de saúde quanto em clínicas privadas e em farmácias. Para algumas imunizações, há diferenças entre as opções oferecidas no posto de saúde e nas farmácias ou clínicas particulares. Um exemplo é a pneumocócica: a vacina oferecida na rede pública protege contra 10 tipos da bactéria, enquanto entre as disponíveis na privada é possível encontrar versões com uma proteção até 30% maior.

Outro exemplo é a imunização contra a gripe (influenza): enquanto a dose disponível nos postos é a trivalente, a rede privada, já oferece a vacina quadrivalente. No Panvel Clinic, é possível vacinar as crianças com horários flexíveis, com atendimento por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos e que seguem todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde.

Conheça alguns benefícios da vacinação infantil:

Protege vidas

Graças aos avanços da ciência médica, seu filho estará mais protegido contra doenças como nunca antes. Algumas doenças que já foram fatais para milhares de crianças foram erradicadas completamente e outras estão próximas da extinção devido às vacinas.

São seguras e eficazes

A imunização só é autorizada para a administração em crianças depois de longas e cuidadosas análises científicas, médicos e profissionais de saúde. As vacinas infantis podem provocar alguns incômodos como vermelhidão e sensibilidade no lugar no qual é aplicada, mas eles são mínimos em comparação aos efeitos das doenças que previnem. Efeitos secundários, como reações alérgicas, são pouco frequentes. Os benefícios de prevenção de doenças da imunização são muito maiores que os possíveis efeitos secundários para a maior parte das crianças.

Protegem as futuras gerações

As vacinas reduziram e, em alguns casos, erradicaram muitas doenças que mataram ou provocaram graves consequências a pessoas de apenas algumas gerações atrás. Um exemplo é a varíola, que foi erradicada em todo o mundo. Se continuarmos vacinando completamente as crianças, os pais do futuro poderão estar mais tranquilos de que algumas das doenças atuais poderão provocar menos danos ou até mesmo ser extintas.

Criam imunidade para doenças que ainda não desapareceram

Um exemplo disso é a paralisia provocada pela pólio, que ainda ocorre em todas as partes do mundo. Se mais pessoas optarem por não vacinar os filhos, a quantidade de crianças em risco de contrair a doença aumentará, podendo provocar surtos. Por outro lado, se nove de cada 10 crianças estiverem vacinadas contra doenças como o sarampo ou a rubéola, essas doenças podem ser eliminadas da comunidade.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a imunização? Você pode conversar com o seu pediatra ou com o time de farmacêuticos da Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu