Blog Bem Panvel

Câncer de colo de útero pode ser prevenido com vacina contra o HPV

Por 
 | 
27/02/2023
3 min. de leitura

Muita gente não sabe, mas cerca de 20% dos cânceres são provocados por um vírus. E metade deles é provocado pelo HPV, a sigla em inglês para o papilomavírus humano. Entre os mais de 150 tipos conhecidos de HPV, alguns foram classificados como de "alto risco" para o surgimento do câncer pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. 

O HPV está envolvido em quase 100% dos casos de câncer de colo de útero, uma doença que pode ser fatal para as mulheres. Além disso, ele pode levar a outros tipos de câncer, como de vulva, de vagina, anal, de pênis e de orofaringe. 
 
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estima que o câncer de colo de útero seja responsável pela morte de mais de 300 mil mulheres por ano em todo o mundo. A doença tem início quando alguns tipos de papilomavírus humano contraídos pela mulher fazem com que as células normais do revestimento do colo do útero se alterem, tornando-se anormais ou lesões pré-cancerosas. Essas alterações costumam ser detectadas no exame de papanicolau. Caso não sejam tratadas, podem se tornar cancerosas. 

No Brasil, estima-se que existam entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo HPV, de acordo com a OPAS: são 700 mil novos casos a cada ano.  

Sintomas do HPV 

A transmissão do HPV se dá por via sexual e pode ocorrer mesmo sem penetração. A maioria dos casos, porém, é assintomática. Uma das principais características do câncer causado por HPV é que ele demora anos até se desenvolver: as primeiras manifestações podem surgir de 2 a 8 meses após o contato com o vírus, mas é possível que demorem até 20 anos para aparecer. Quando se manifestam, os sintomas do HPV são: 

  • Lesões genitais que costumam aparecer como verrugas irregulares, da cor da pele, dentro ou fora dos genitais de homens e mulheres 
  • Em casos mais raros, essas lesões podem aparecer na mucosa nasal, oral e laríngea 
  • As verrugas podem doer, coçar, sangrar e causar desconforto 
  • É possível que reapareçam mesmo depois do tratamento 

Prevenção do HPV 


Ainda que o preservativo seja recomendado em todas as relações sexuais, ele não impede totalmente a infecção nos casos em que as lesões do HPV estejam em áreas não protegidas pela camisinha. Por isso, a vacinação contra o HPV é a principal maneira de prevenir o vírus. 
 
No Panvel, é possível vacinar contra o HPV 6, 11, 16 e 18. A aplicação da vacina contra o HPV é realizada por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos, seguindo todos os protocolos e em horários flexíveis. 
 
Quem pode tomar a vacina 
 
A vacina contra o HPV é recomendada para: 

  • Meninas e mulheres de 9 a 45 anos 
  • Meninos e homens de 9 a 26 anos (ampliou para ambos os sexos 9 a 45 anos.) 

 
O imunizante funciona melhor quando administrado antes de que ocorra contato com alguns tipos de HPV. O número de doses também pode mudar de acordo com a faixa etária. Por isso, consulte seu médico ou profissional de saúde para saber se a vacina contra o HPV é indicada para você. 
 
Como fazer o agendamento da vacina? 

A compra da vacina contra o HPV pelo Site ou App Panvel garante a você sua aplicação, que deverá ser feita presencialmente em uma das lojas Panvel credenciadas: 

Confira passo a passo: 
 

  1. Você deve escolher uma loja Panvel Clinic para realizar o serviço na opção "retirada na loja" 
  1. A nota fiscal estará disponível no Site e APP em sua conta, na área de "Pedidos" 
  1. Assim que a nota fiscal for gerada, você receberá um e-mail com instruções sobre os próximos passos e agendamento 

Para realizar a vacina, você deve apresentar um documento com foto e a receita médica no momento da vacinação. 
 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu