Blog Bem Panvel

Vacina da gripe: entenda como será a vacinação em 2021

Por 
 | 
29/03/2021
3 min. de leitura

A campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde deve começar na segunda quinzena de abril. Ainda não há divulgação do calendário de aplicação das doses, mas se sabe que o intervalo entre a vacina da covid-19 e a da gripe deverá ser de 14 dias.

Também é possível obter a vacina da gripe na rede privada: nas farmácias com o serviço Panvel Clinic você consegue a imunização contra a doença.

Na campanha do Ministério da Saúde, serão priorizadas as gestantes e as crianças acima de seis meses na primeira fase, depois profissionais de saúde e idosos.

Diferentemente das vacinas contra a covid-19, a vacinação da gripe normalmente é realizada em apenas uma dose. A única exceção são as crianças com seis meses a oito anos de idade que, na primeira vacinação, recomenda-se dividir em duas doses, com intervalo de um mês entre elas.

Por que tomar a vacina da gripe?

A vacina da gripe protege contra vários tipos de vírus e melhora o sistema imunológico, o que aumenta a proteção contra a gripe e também contra outras doenças virais.

Outra vantagem importante da vacinação da gripe é o efeito coletivo que a imunização produz. Isto é, quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus e o risco de contaminação diminui até para quem não se vacinou.

Quais são as variações dos vírus da gripe

Anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define quais serão as cepas dos vírus da gripe que vão compor as vacinas. São disponibilizadas duas variações do imunizante: trivalente e tetravalente.

A vacina trivalente é composta por duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B. Este é o composto normalmente disponível na rede pública. Já a vacina quadrivalente é fabricada com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B, de modo que estas são prioritariamente disponibilizadas pela rede privada de vacinação.

Qual a reação à vacina da gripe?

A vacina da gripe é muito segura. Afinal, além de oferecer imunização às gripes sazonais, as reações, quando há, são bastante leves. Alguns sintomas podem se agudizar caso as pessoas estejam gripadas ou resfriadas no momento da vacinação.

Nestes casos, os efeitos colaterais tendem a ser dor no local da aplicação, febre, mal-estar e dor muscular. Mas a duração é curta e a imunização longa — já que, passado o período de mal-estar, o efeito dura até o ano seguinte.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

A vacina pode ser aplicada em todas as faixas etárias. A única contraindicação é a imunização de bebês menores de seis meses, que não deve ocorrer.

Quem é o público-alvo da vacinação pública?

A vacina da gripe é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para alguns grupos da sociedade. A imunização para os públicos-alvo da vacina da gripe deverá estar disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir de abril.

O calendário oficial de vacinação pública deverá ser divulgado nas próximas semanas pelo Ministério da Saúde. Veja quais grupos sociais estão aptos:

  • Pessoas a partir de 55 anos
  • Profissionais da saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas com doenças crônicas
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Grávidas
  • Mães no pós-parto
  • Pessoas com deficiência
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
  • População carcerária
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários

Onde tomar a vacina da gripe?

Para quem tem interesse em tomar a vacina, mas não se enquadra nos grupos que recebem as doses gratuitamente ou não quer esperar a campanha pública, uma alternativa é buscar a rede privada para realizar a imunização.

Na rede Panvel você pode ser vacinar contra a gripe

Se você não está incluído nos grupos prioritários da imunização contra a gripe ou deseja se vacinar antes, a rede Panvel Farmácias disponibiliza imunizações contra a gripe.

Acesse o Panvel Clinic e saiba como se vacinar contra o vírus. O serviço conta ainda com vacinas contra a febre amarela, meningite, HPV, varicela, hepatite A, hepatite B e outras doenças.

Basta acessar a seção de vacinas, clicar em AGENDAR VACINA e selecionar a farmácia mais próxima com o serviço disponível.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

5 comments on “Vacina da gripe: entenda como será a vacinação em 2021”

    1. Olá, Flávia.

      Você pode acessar nosso site panvel.com e adquirir a vacina da gripe, selecionar a loja e agendar o melhor dia para aplicação da vacina na sua avó.

      Fique bem 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu