Blog Bem Panvel

Vacina da gripe 2023: conheça a diferença entre os imunizantes disponíveis

Por 
 | 
16/03/2023
3 min. de leitura

Espirros, coriza e dor de cabeça são sintomas que começam a se tornar comuns nesta época do ano, alertando que a incidência de gripe aumentará ainda mais nos próximos meses. Tomar a vacina da gripe é a maneira mais eficaz de proteger toda a família contra o vírus.  

A vacina Influenza, contra a gripe, é atualizada todos os anos: a mudança de composição de cepas e tipos de vírus é fundamental para a eficiência do imunizante, já que os vírus se adaptam e sofrem mutações de um ano para o outro. Essas alterações fazem com que as novas formas de vírus escapem do sistema imune mesmo de quem já tomou a vacina da gripe em 2022. Por isso, é importante tomar a nova dose para assegurar mais um ano de proteção contra os sintomas e os perigos da gripe

Todos os subtipos dos vírus de gripe que circulam com maior intensidade são analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, as vacinas de Influenza seguem a composição recomendada pela OMS para uso no Hemisfério Sul para a temporada correspondente. 
 
Há dois tipos de vacinas disponíveis, a vacina trivalente e a vacina tetravalente. Conheça a diferença entre elas: 

Vacina trivalente 

Protege contra três tipos do vírus, sendo duas cepas (H1N1, H3N2) e influenza B (Austria). É oferecida na rede pública de saúde. Para tomar a dose, é necessário esperar a sua vez no calendário vacinal, que tem início pelos grupos prioritários. 

Vacina tetravalente 

Abrange toda a cobertura da vacina trivalente, com a proteção adicional contra mais uma cepa, a Influenza B (Phucket). A vacina tetravalente é oferecida apenas na rede privada de saúde. Pode ser tomada por qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade, sem necessidade de seguir o calendário vacinal.  

Como as vacinas da gripe são eficazes para proteger contra as cepas dos vírus utilizados no preparo das mesmas e contra as cepas que são intimamente relacionadas, ao utilizar uma vacina da gripe tetravalente, a proteção contra a gripe é ainda maior.  

Todas as idades são suscetíveis à infecção pelo vírus influenza, mas a doença apresenta maior frequência de evolução para formas graves em alguns grupos, como: 

  • Gestantes  
  • Puérperas  
  • Adultos com mais de 60 anos 
  • Crianças com menos de cinco anos 
  • Pessoas com doenças crônicas 

Vacine-se nas lojas Panvel Clinic 

O Panvel Clinic já está oferecendo a Vacina Gripe Tetravalente, que protege contra as principais variantes do vírus influenza, incluindo a H3N2. Você pode realizar a vacina em qualquer uma das nossas salas de vacinação

Quem realizar a vacina da gripe na Panvel encontrará horários flexíveis e a facilidade para que a família toda possa se vacinar em um único local, independentemente de idade, num ambiente acolhedor e seguindo todas as exigências e protocolos de saúde. Lembrando que a aplicação da vacina está sendo feita por ordem de chegada em nossas lojas. 

Aproveite para vacinar toda a família no Panvel Clinic, referência para quem busca manter a cobertura de imunização completa para diferentes doenças. Além da aplicação de vacinas e injetáveis, estão disponíveis testes de Covid-19, testes genéticos, verificação de glicemia, pressão arterial e exames rápidos. 

A Panvel Clinic também oferece a possibilidade de ligar previamente para a loja escolhida a fim de conferir a movimentação e, assim, evitar filas.  

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

4 comments on “Vacina da gripe 2023: conheça a diferença entre os imunizantes disponíveis”

  1. Oi, Ivone. Pedimos desculpas pela divergência de informações sobre o nosso serviço! Você pode nos contar um pouco mais sobre o atendimento recebido pelo Alô Panvel? Entre em contato através das nossas redes sociais, queremos saber mais sobre o atendimento.

    Estamos a disposição.

    #FiqueBem 💙

  2. Gostaria de saber se na Panvel perto da minha casa tem a vacina da gripe mas infelizmente agora nao podemos falar c 1 única loja e a central de atendimento telefônico requer uma paciência e tempo de espera fora do normal...

    1. Olá, Laura, você consegue verificar em nosso próprio site, na parte final do site onde diz "nossas lojas". Ali você clica e irá lhe direcionar direto para a página das nossas lojas e ali você consegue visualizar o Whatsapp da filial perto da sua residência. Obrigado pela interação com nosso conteúdo. Panvel, você sempre bem 💙!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu