Blog Bem Panvel

Saiba como se vacinar contra o herpes zóster na Panvel

Por 
 | 
30/08/2022
2 min. de leitura

corpo, que podem ser extremamente dolorosas. As lesões na pele características da doença também podem provocar:

  • Ardor, coceira
  • Febre
  • Dores nos nervos
  • Sensação de formigamento, agulhadas, adormecimento ou pressão
  • Mal-estar e dor de cabeça

Depois que uma pessoa adquire a catapora, o vírus causador permanece adormecido dentro do corpo por toda a vida. A reativação do vírus e a consequente manifestação do herpes zoster está associada a uma série de fatores de risco, como o envelhecimento ou baixa do sistema imune causada por medicamentos ou outras condições que enfraquecem a imunidade.

Segundo dados do Centers for Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos, cerca de 99,5% dos adultos com mais de 40 anos já possuem o vírus adormecido e estima-se que 1 em cada 3 indivíduos manifestam a doença.

A doença é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos e adultos com o sistema imunológico debilitado: conforme envelhecemos, nossa imunidade enfraquece, o que pode permitir a reativação do vírus da catapora, causando o herpes-zoster1. Além das dores, o herpes-zoster pode causar complicações longas e prolongadas, como a neuralgia pós-herpética: uma dor aguda nos nervos que pode persistir por anos e afetar até 30% dos pacientes com a doença.

Formas de tratamento e prevenção contra o herpes zoster

Independentemente do quão saudável a pessoa se sinta, é impossível prever o momento em que o herpes zoster irá se manifestar. O tratamento dos sintomas da doença é feito com medicamentos. Medidas para evitar a propagação do vírus da catapora incluem lavar as mãos após tocar nas feridas e desinfetar objetos contaminados.

A prevenção é possível com a vacinação. As doses estão disponíveis apenas no sistema privado, com prescrição médica, para consumidores com mais de 50 anos, assim como para maiores de 18 anos imunossuprimidos com potencial de desenvolver a doença, como pessoas em tratamento oncológico ou que irão receber algum tipo de transplante.

Agora que você já sabe mais sobre o herpes zoster, procure conversar com o seu médico sobre a prevenção e tratamento da doença.

Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

Conteúdo de responsabilidade exclusiva da Panvel Farmácias com apoio GSK. Consulte seu médico. NP-BR-HZX-KIT-220002-SET/22

Referências:

1. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Prevention of herpes zoster: recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP). MMWR, v. 57, RR-5, P.1-30, 2008.

2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Herpes (cobreiro). Disponível em: Saúde de A a Z — Português (Brasil) (www.gov.br). Acesso em 30/08/2022.

3. KAWAI, K.; GEBREMESKEL, B. G.; ACOSTA, C.J. Systematic review of incidence and complications of herpes zoster: Towards a global perspective. BMJ Open, v. 4, n.6, 2014.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu