Blog Bem Panvel

Conheças os testes de alergia que auxiliam no diagnóstico e na melhoria da qualidade de vida

Por 
 | 
17/01/2023
3 min. de leitura

Espirros, tosse, dor de estômago, olhos lacrimejantes, coceiras e erupções na pele. Esses são alguns dos sintomas das alergias, que se manifestam cada vez que nosso corpo entra em contato com uma substância que considera estranha.

As alergias são um problema crônico comum que afeta o sistema imunológico, responsável por produzir anticorpos para combater vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças. Quando o organismo é alérgico, porém, ele trata como inimigas algumas substâncias inofensivas, como o pólen ou o amendoim. Essa reação é responsável por provocar alguns dos sintomas descritos acima.

A gravidade das alergias varia de pessoa para pessoa: muitas substâncias causam apenas uma irritação menor. Alguns casos, porém, podem desencadear uma reação grave, chamada anafilaxia, que pode se tornar fatal se não for tratada a tempo.

No Brasil, cerca de 30% da população têm algum tipo de alergia, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Muita gente desconhece a origem dos sintomas e convive com o desconforto até realizar um teste de alergia, que auxilia no diagnóstico, tratamento e acompanhamento das alergias.

Teste de alergia: como funcionam

Para identificá-las, os testes colocam o paciente em contato com possíveis substâncias que provocam que a alergia se manifeste. Esses exames sugerem alergias respiratórias, alimentares e de pele.

Em muitos casos, o diagnóstico considera também os sintomas, sinais e o exame físico. Se a alergia for confirmada, é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de alergias.

O teste de alergia é recomendado quando o paciente apresenta sintomas como:

  • Vermelhidão na pele
  • Coceiras
  • Inchaço
  • Espirros frequentes
  • Alterações gastrintestinais
  • Coriza

Conheça alguns dos principais métodos para a detecção de alergias:

Prick-tests

Neste tipo de teste de alergia, aplica-se uma gota do extrato alergênico na pele do antebraço. Se o paciente tiver alergia, a região marcada ficará irritada após 15 ou 20 minutos, revelando a substância causadora. É um teste indolor, usado para identificar alergias respiratórias ou alimentares, que não oferece qualquer risco ao organismo.

Exame de sangue

Permite detectar centenas de substâncias geradoras de alergias, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais. Para identificá-las, o exame de sangue avalia a presença do anticorpo chamado IgE contra determinado produto que causa alergia, como, por exemplo, o IgE específico para camarão. Um nível detectável de IgE específica indica sensibilização a um alérgeno específico.  

Teste de contato

Neste exame, uma fita adesiva é colocada nas costas do paciente com uma pequena quantidade de substâncias que podem desencadear alergias. O local será observado para detectar reações na pele que indiquem alergia por cerca de 48 horas.

Alergias alimentares

Em alguns casos, a alergia alimentar pode ser confundida com intolerância ou sensibilidade alimentar. Muitas vezes, essas afecções têm sintomas parecidos, mas as complicações resultantes de cada uma são bem diferentes. As alergias alimentares podem afetar vários órgãos e serem fatais, e a sensibilidade alimentar é mais branda e não provoca risco de vida. Por isso, os testes são o primeiro passo para  verificar se você ou algum familiar têm alergias alimentares ou se se trata de uma sensibilidade a esse alimento.

Exames de alergia no Panvel Clinic

No Panvel Clinic é possível realizar exames de alergia com resultados em até 30 minutos, incluindo os testes de alergia. Os testes estão disponíveis para realização nas lojas que possuem salas Clinic, onde farmacêuticos ajudam a cuidar da sua saúde, com segurança e agilidade que você e sua família precisam.

Conheça os exames oferecidos no Panvel Clinic:

●       Exame Rápido Allergy-4: sugere alergias alimentares

●       Exame Rápido Allergy-1: sugere alergias atópicas e alimentares

O seu exame de alergia deu reagente? Fique calmo e converse com o médico para tirar todas as dúvidas! O diagnóstico é o primeiro passo para o acompanhamento e tratamento para que você possa ter mais qualidade de vida.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu