Blog Bem Panvel

Teste covid-19: quais são os principais tipos e como fazer?

Por 
 | 
12/03/2021
4 min. de leitura

Atualmente, já é possível encontrar diversos tipos de testes para covid no mercado. No entanto, essa variedade também traz dúvidas sobre quais testes são mais indicados e como cada um deles é realizado.

Para que você entenda melhor, explicamos tudo o que você precisa saber sobre cada um deles e quais as diferenças entre os testes rápidos e os convencionais. Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura.

Quais são os tipos de teste da covid-19?

Os testes de covid são essenciais para que médicos e pacientes consigam aplicar a conduta médica apropriada o quanto antes, seja ela internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente.

No entanto, é importante entender que existem diversos tipos de teste e cada um deles é indicado para situações específicas. A seguir, vamos explicar melhor quais são eles, como é feita a coleta e em quanto tempo o paciente consegue um resultado.

IgG

O teste de detecção de anticorpos IgG é um exame sorológico que identifica se o paciente já teve algum contato com a covid-19 há, pelo menos, três semanas. No resultado, constata-se se o organismo produziu anticorpos para combater o vírus

É feito um exame de sangue, realizado a partir do 14º dia após o início dos sintomas. O resultado sai entre 24 e 48 horas úteis e informa se o IgG é reagente ou não reagente.

IgM

Também realizado por meio de exame de sangue, o teste IgM verifica a presença de anticorpos de fase aguda e de memória, informando se o paciente esteve ou ainda está infectado.

Normalmente, esse teste é realizado em conjunto com o de anticorpos IgG, e deve ser feito a partir da segunda semana de infecção ou do contato com indivíduos infectados. O resultado do exame é obtido entre 48 e 72 horas.

Antígeno

Esse é um teste rápido que verifica a presença de antígenos, ou seja, proteínas virais no organismo. Dessa forma, ele consegue informar se o indivíduo está ou não com o vírus no corpo no momento da coleta.

O teste é indicado para pessoas sintomáticas ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados, e a coleta pode ser realizada de duas formas, por meio do exame oral ou nasal.

O teste oral deve ser realizado de um a sete dias após o início dos sintomas. Já o nasal precisa de, no mínimo, 48 horas completas após os primeiros sintomas. O resultado é rápido e sai em até 15 minutos.

RT-PCR

O RT-PCR é um teste muito eficiente, que verifica a presença de material genético do SARS-CoV-2 na amostra analisada. Ou seja, ele detecta se o paciente está ou não com o vírus ativo no momento da coleta.

O teste é realizado por meio de raspagem da nasofaringe e pode ser feito do terceiro ao 14º dia após o início dos sintomas ou contato com indivíduos infectados.

Após esse período, a quantidade de RNA do vírus tende a diminuir e, portanto, outros tipos de testes são mais eficazes, como o teste de anticorpos IgG.

Os resultados do RT-PCR saem em 24 a 48 horas — no entanto, é possível solicitar um teste de urgência e obter um diagnóstico em menos de 24 horas.

Mulher faz teste Covid-19

Como funciona o teste rápido da covid?

O teste rápido é uma avaliação que detecta em poucos minutos a presença de antígenos ou anticorpos no organismo. O procedimento é bastante simples, mais acessível e ajuda na tomada de decisões da conduta médica.

O teste de antígenos é aquele que detecta a presença de proteínas virais durante o exame. Ele pode ser realizado por meio de coleta oral ou por swab (cotonete) nasal ou nasofaríngeo. O procedimento é indolor, mas pode causar certo desconforto.

Já o teste rápido de anticorpos IgG e IgM identifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus e é realizado por meio da coleta de uma gota de sangue, similar a um exame de glicemia.

O teste deve ser realizado com no mínimo oito dias após o início dos sintomas ou 20 dias após o contato com casos confirmados, e o resultado sai em até 15 minutos.

Ambos os testes rápidos para covid-19 devem ser realizados por profissionais qualificados e funcionam de forma similar aos testes de farmácia para gravidez, indicando os resultados de forma visual.

Onde fazer o teste de covid-19?

Agora você já sabe quais são e como são feitos os testes rápidos de covid. A pergunta que fica é: onde fazê-los?

Momentos delicados exigem atenção especial, portanto, é fundamental contar com laboratórios e farmácias qualificadas. Em algumas farmácias da rede Panvel você encontra o Panvel Clinic, que tem entre seus serviços os testes rápidos de covid, realizados com toda a segurança e conforto necessários.

Acesse o site e encontre a loja mais próxima de você

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

36 comments on “Teste covid-19: quais são os principais tipos e como fazer?”

  1. Bom dia,

    Sobre o teste RT-PCR, verifiquei que é possível solicitar um teste de urgência e obter um diagnóstico em menos de 24 horas. Neste caso, o preco do teste altera?

    Att.,
    Marcus

  2. Ola tudo bem? Estou em contato com uma pessoa infectada e sem sintomas ha 8 dias, queria fazer um teste para poder voltar a trabalhar, qual o mais indicado?

    1. Olá, Milene.

      Você deve entrar em contato com a empresa para qual trabalha para verificar qual é o teste exigido. Na maioria das vezes é o teste de antígeno ou PCR.

      Mas, sugerimos que antes de fazer o teste entre em contato com a empresa para que não fique nenhuma dúvida. 😉

  3. Prezados, gostaria de testar a eficiência da vacina. Preciso que o teste para igg tenha
    Somente proteína S como antígeno. Como saber esta informação?

    1. Olá, Fernanda.

      O teste rápido IgG/IgM Covid-19 faz a detecção das proteína N e S.
      O teste é indicado para pacientes com no mínimo 14 dias após o início dos sintomas compatíveis com Covid-19. Ou 20 dias após o contato com pacientes positivos e em pacientes vacinados contra a covid -19 após 30 dias da primeira dose. Ou 14 dias após a segunda dose da vacina.
      Esse teste pode ser usado com todos os tipos de vacina disponíveis da Covid -19.

      Importante ressaltar que o teste não verifica nem garante imunidade. Ou seja, um resultado negativo não exclui imunidade, assim como, um positivo não garante imunidade.

    1. Olá, D.

      Sim, é possível receber o resultado traduzido para inglês e espanhol, fica pronto em até 48 horas.

      Até mais 😉

      Panvel, bem você!

  4. Qual especificidade e sensibilidade do teste de PCR para detecção do coronavírus disponível na panvel?

  5. Gostaria de saber se a pessoa faz o teste numa quarta pela manha, o resultado sai ate quando? A viagem da pessoa é sexta de manha. Ou seja é inviável buscar resultado em ingles na sexta. No máximo quinta a tarde. É possível? Obrigada

    1. Olá, G.

      A tradução do resultado de teste Covid-19 fica pronto em até 48h úteis.

      Panvel, bem você!

    1. Olá, Aline! Os resultados do RT-PCR saem em 24 a 48 horas e você recebe o laudo do exame de forma online.

      Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nosso time de farmacêuticas através do 3218.9000 ?

    1. Oi, Crica! Os laudos em português e inglês ficam prontos na hora. Para viagens internacionais, valide com a empresa aérea e país de destino se o teste rápido de antígeno é aceito.

      Qualquer dúvida, estaremos disponíveis para atendimento nas redes sociais (@panvelfarmacias)! ?

  6. Boa tarde, vou viajar para Londres numa quinta feira à noite. Quero fazer o teste rápido de antígeno nasal e necessito que o resultado seja dado em inglês. E possível obter isto coletando na terça pela manhã? Obrigada

    1. Oi, Maria! Laudos em português e inglês ficam prontos na hora. Laudos em espanhol podem demorar até 24h para ficarem prontos. Para viagens internacionais, valide com a empresa aérea e país de destino se o teste rápido de antígeno é aceito.

      Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nosso time de farmacêuticas através do 3218.9000. ?

  7. Bom dia! Gostaria de saber como recebe-se o resultado e o laudo do teste de antigeno. Tenho viagem marcada p o exterior e necessito realizar o teste nas 24 horas anteriores a viagem. Necessito do laudo p embarcar no aeroporto. Obrigada

  8. Olá, fazem teste aos domingos em alguma unidade? Precisarei fazer o teste no domingo 26/12 em Porto Alegre.

    1. Olá, Felipe! A realização dos exames está sendo feita mediamente a ordem de chegada ou agendamento direto em loja.

      Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nosso time de farmacêuticas através do 3218.9000. ?

  9. Minha mulher está com Covid já detectado pelo teste PCR. Qual o teste devo fazer para verificar se estou com Covid? Os sintomas dela começaram há 5 dias, e eu estou assintomatico, só uma leve dor de garganta.

  10. Oi, Carlos! O Teste Covid-19 IgM é o exame mais indicado para detectar a presença de anticorpos de fase aguda e de memória, informando se o paciente esteve ou ainda está infectado.

    Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nosso time de farmacêuticas no 3218.9000. ?

  11. Olá, para ser aceito em viagens internacionais, preciso do fabricante do teste de Antígeno. Qual estão utilizando?

  12. Bom dia.
    Minha namorada positivo ontem. Não moro com ela. Hoje estou apenas com dor de garganta.
    Já posso fazer o teste?
    Qual seria o mais indicado?

    1. Olá, Jorge! O Teste Covid-19 IgM é o exame mais indicado para detectar a presença de anticorpos de fase aguda e de memória, informando se o paciente esteve ou ainda está infectado.

      Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nosso time de farmacêuticas no telefone e WhatsApp 3218.9000. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu