Teste covid-19: quais são os principais tipos e como fazer?

por | 12 mar, 2021

5 min. de leitura

Atualmente, já é possível encontrar diversos tipos de testes para covid no mercado. No entanto, essa variedade também traz dúvidas sobre quais testes são mais indicados e como cada um deles é realizado.

Para que você entenda melhor, explicamos tudo o que você precisa saber sobre cada um deles e quais as diferenças entre os testes rápidos e os convencionais. Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura.

Quais são os tipos de teste da covid-19?

Os testes de covid são essenciais para que médicos e pacientes consigam aplicar a conduta médica apropriada o quanto antes, seja ela internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente.

No entanto, é importante entender que existem diversos tipos de teste e cada um deles é indicado para situações específicas. A seguir, vamos explicar melhor quais são eles, como é feita a coleta e em quanto tempo o paciente consegue um resultado.

IgG

O teste de detecção de anticorpos IgG é um exame sorológico que identifica se o paciente já teve algum contato com a covid-19 há, pelo menos, três semanas. No resultado, constata-se se o organismo produziu anticorpos para combater o vírus

É feito um exame de sangue, realizado a partir do 14º dia após o início dos sintomas. O resultado sai entre 24 e 48 horas úteis e informa se o IgG é reagente ou não reagente.

IgM

Também realizado por meio de exame de sangue, o teste IgM verifica a presença de anticorpos de fase aguda e de memória, informando se o paciente esteve ou ainda está infectado.

Normalmente, esse teste é realizado em conjunto com o de anticorpos IgG, e deve ser feito a partir da segunda semana de infecção ou do contato com indivíduos infectados. O resultado do exame é obtido entre 48 e 72 horas.

Antígeno

Esse é um teste rápido que verifica a presença de antígenos, ou seja, proteínas virais no organismo. Dessa forma, ele consegue informar se o indivíduo está ou não com o vírus no corpo no momento da coleta.

O teste é indicado para pessoas sintomáticas ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados, e a coleta pode ser realizada de duas formas, por meio do exame oral ou nasal.

O teste oral deve ser realizado de um a sete dias após o início dos sintomas. Já o nasal precisa de, no mínimo, 48 horas completas após os primeiros sintomas. O resultado é rápido e sai em até 15 minutos.

RT-PCR

O RT-PCR é um teste muito eficiente, que verifica a presença de material genético do SARS-CoV-2 na amostra analisada. Ou seja, ele detecta se o paciente está ou não com o vírus ativo no momento da coleta.

O teste é realizado por meio de raspagem da nasofaringe e pode ser feito do terceiro ao 14º dia após o início dos sintomas ou contato com indivíduos infectados.

Após esse período, a quantidade de RNA do vírus tende a diminuir e, portanto, outros tipos de testes são mais eficazes, como o teste de anticorpos IgG.

Os resultados do RT-PCR saem em 24 a 48 horas — no entanto, é possível solicitar um teste de urgência e obter um diagnóstico em menos de 24 horas.

Teste Covid. Mulher fazendo teste

Como funciona o teste rápido da covid?

O teste rápido é uma avaliação que detecta em poucos minutos a presença de antígenos ou anticorpos no organismo. O procedimento é bastante simples, mais acessível e ajuda na tomada de decisões da conduta médica.

O teste de antígenos é aquele que detecta a presença de proteínas virais durante o exame. Ele pode ser realizado por meio de coleta oral ou por swab (cotonete) nasal ou nasofaríngeo. O procedimento é indolor, mas pode causar certo desconforto.

Já o teste rápido de anticorpos IgG e IgM identifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus e é realizado por meio da coleta de uma gota de sangue, similar a um exame de glicemia.

O teste deve ser realizado com no mínimo oito dias após o início dos sintomas ou 20 dias após o contato com casos confirmados, e o resultado sai em até 15 minutos.

Ambos os testes rápidos para covid-19 devem ser realizados por profissionais qualificados e funcionam de forma similar aos testes de farmácia para gravidez, indicando os resultados de forma visual.

Onde fazer o teste de covid-19?

Agora você já sabe quais são e como são feitos os testes rápidos de covid. A pergunta que fica é: onde fazê-los?

Momentos delicados exigem atenção especial, portanto, é fundamental contar com laboratórios e farmácias qualificadas. Em algumas farmácias da rede Panvel você encontra o Panvel Clinic, que tem entre seus serviços os testes rápidos de covid, realizados com toda a segurança e conforto necessários.

Acesse o site e encontre a loja mais próxima de você

2 Comentários

  1. Marcus

    Bom dia,

    Sobre o teste RT-PCR, verifiquei que é possível solicitar um teste de urgência e obter um diagnóstico em menos de 24 horas. Neste caso, o preco do teste altera?

    Att.,
    Marcus

    Responder
  2. Equipe Panvel

    Olá, Marcus.

    Sim, há possibilidade de solicitar teste RT-PCR de urgência. Os valores dos testes podem alterar dependendo do tipo de teste que você escolher.

    Para consultar valores e realizar a compra do teste covid-19 entre em nosso site (https://www.panvel.com/panvel/teste-covid.do) ou no app Panvel 😉

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest