Blog Bem Panvel

Saiba tudo sobre o teste rápido da dengue disponível no Panvel Clinic

Por 
 | 
20/03/2023
3 min. de leitura

Sintomas da dengue como febre alta, dor nas articulações, no corpo ou na cabeça indicam a necessidade de realização de um teste rápido para a detecção e tratamento da doença. O Panvel Clinic oferece o Teste Rápido Dengue Duo Ecodiagnóstica, que detecta todos os quatro tipos de vírus circulantes no Brasil. O resultado sai em até 15 minutos.

Como realizar o teste

A compra do Teste Rápido Dengue Duo Ecodiagnóstica pode ser feita tanto presencialmente quanto pelo site ou App Panvel. Para realizar o teste, basta ir até uma das 90 lojas Panvel credenciadas com o seu documento de identidade.

Não há necessidade de preparo para realizar o exame. A coleta é simples e similar ao teste de glicemia: uma gota de sangue da ponta do dedo. O atendimento é feito por um farmacêutico capacitado, em um ambiente exclusivo, seguindo todos os protocolos.

Durante o atendimento, o profissional de saúde realizará uma anamnese: uma entrevista com o paciente sobre sintomas, uso de medicamentos de uso contínuo e viagens realizadas nos últimos dias. Estas informações são reunidas e emitidas através da Declaração de Serviços ao paciente e podem ser apresentadas ao médico.

Laudo por WhatsApp e e-mail

Ao final do teste, o paciente recebe um laudo intuitivo e de fácil interpretação. Este documento pode ser recebido tanto fisicamente ou encaminhado por WhatsApp ou e-mail.

Conheça as três opções de resultado:

  • Resultado Não Reagente: Se somente a linha C aparecer, a ausência de coloração nas linhas G, M e T indicam que nenhum anticorpo anti-Dengue e antígeno da Dengue foi detectado. O resultado é não reagente.
  • Resultado Reagente: Se as linhas C, G, M e T aparecerem, o teste indica a presença de anticorpos e/ou antígenos para Dengue na amostra. O resultado é reagente. A presença da linha T, M ou G, mesmo que fraca indica um resultado reagente.

Inválido: Se a linha C não aparecer, o teste é inválido mesmo com o aparecimento das linhas G, M ou T. A linha Controle deverá sempre aparecer se o procedimento for realizado adequadamente e os reagentes do teste forem funcionais. Repetir o teste com um novo dispositivo.

Caso o resultado do teste da dengue seja positivo, é indicado procurar assistência médica imediatamente. Lembre-se de jamais utilizar automedicação, pois alguns antitérmicos e anti-inflamatórios podem interferir no processo de coagulação do sangue.

E lembre-se: mesmo se o resultado for negativo, não descuide da prevenção, pois ela é a melhor maneira para evitar os riscos da dengue!

Referências


1. Gubler DJ, Clark GG. Dengue/dengue hemorrhagic fever. The emergence of a global health problem. Emerg Infect Dis 1995;1(2):55–57.
2. Gubler DJ, Trent DW. Emergence of epidemic dengue/dengue hemorrhagic fever as a public health problem in the Americas. Infect Agents Dis 1994;2:383–393.
3. Monath TP. Dengue: The risk to developed and developing countries. Proc Natl Acad Sci U S A 1994;91:2395–2400.
4. Price DD, Wilson SR, Dengue Fever, e-medicine, http://www.emedicine.com/EMERG/topic124.htm, Jan, 2002.
5. World Health Organization. Dengue guidelines for diagnosis, treatment, prevention and control: new edition. 2009.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

4 comments on “Saiba tudo sobre o teste rápido da dengue disponível no Panvel Clinic”

    1. Olá, as filiais que possuem serviços Panvel Clinic com testes de dengue nos bairros Cristo Redentor (próximo ao Bourbon Wallig) são:

      - Panvel Obirici
      Av. Assis Brasil, 1983 - Cristo Redentor, Porto Alegre.

      - Panvel Assis Brasil x Zeca Neto
      R. Zeca Neto, 38 - Cristo Redentor, Porto Alegre.

      Já próximos ao Bourbon Country, no bairro Passo d'Areia, temos as filiais abaixo:

      - Panvel Shopping Iguatemi
      Av. João Wallig, 1800 - Passo d'Areia, Porto Alegre.

      - Panvel Posto Ipiranga Nilo Peçanha
      Av. João Wallig, 1903 - Passo d'Areia, Porto Alegre.

      Conte com a gente e #FiqueBem 😉

    1. Olá, Ione, você consegue verificar em nosso próprio site, na parte final do site onde diz "nossas lojas". Ali você clica e irá lhe direcionar direto para a página das nossas lojas e ali você consegue visualizar o Whatsapp da filial perto da sua residência. Obrigado pela interação com nosso conteúdo. Panvel, você sempre bem 💙!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu