Blog Bem Panvel

Primeira infância: saiba quais são as vacinas indicadas e para que servem

Por 
 | 
28/03/2023
4 min. de leitura

Manter em dia a vacinação dos bebês e das crianças é o primeiro passo para assegurar a saúde na primeira infância. É nesta fase da vida que são aplicadas a maior parte das doses, em forma de gotinhas ou picadinhas que protegerão os pequenos durante muitos anos.

As vacinas estimulam o sistema imunológico para que as crianças gerem anticorpos para infecções específicas. Estes anticorpos permanecem no organismo, prontos para entrar em ação se a criança entrar em contato com a doença contra a qual foi vacinada, como hepatite, rubéola, tuberculose e poliomielite.

A maioria das vacinas que as crianças precisam são administradas antes dos dois primeiros anos de vida. É importante, porém, permanecer atentos quando as crianças crescem, pois novos reforços das vacinas devem ser aplicados sobretudo entre os 10 e os 12 anos, de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim).

Abaixo, preparamos uma explicação para quais doenças cada vacina protege. A referência da idade e dos imunizantes é da SBim.

Confira se a vacinação do seu filho está em dia:

Ao nascer
Hepatite B: previne a infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B.
BCG: protege contra a tuberculose, doença contagiosa que pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges.

Dois meses
Hexavalente: indicada para a prevenção de difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus Influenzae B, poliomielite e hepatite B.
Pneumocócica 13: a vacina pneumocócica conjugada 13-valente previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) causadas por 13 cepas diferentes de pneumococos.
Rotavírus: indicada para a prevenção à gastroenterites (diarréia e vômitos) causada pela infecção por rotavírus.

Três meses
Meningite ACWY: previne as meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Meningite B: protege contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.

Quatro meses[AAM1] 
Hexavalente: a segunda dose previne a difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus Influenzae B, poliomielite e hepatite B.
Pneumocócica 13: mais uma segunda dose: a da vacina pneumocócica conjugada 13-valente previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) causadas por 13 cepas diferentes de pneumococos.
Rotavírus: a segunda dose é indicada para a prevenção à gastroenterites (diarréia e vômitos) causada pela infecção por rotavírus.

Cinco meses
Meningite ACWY: é necessária uma nova dose para prevenir as meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Meningite B: também é necessária uma nova dose para proteger contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.

Seis meses
Hexavalente: hora de tomar a terceira dose para prevenir a difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus Influenzae B, poliomielite e hepatite B.
Pneumocócica 13: terceira dose da imunização que previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) causadas por 13 cepas diferentes de pneumococos.
Rotavírus: a terceira dose é indicada para assegurar a prevenção à gastroenterites (diarréia e vômitos) causada pela infecção por rotavírus.

Influenza (gripe): a vacina da gripe é recomendada para todas as crianças a partir dos 6 meses de idade. Quando administrada pela primeira vez em crianças menores de 9 anos, aplicar duas doses com intervalo de 30 dias

Nove meses
Febre amarela: protege contra a doença Febre Amarela, uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores infectados.

15 meses
Pneumocócica 13: a quarta dose da vacina pneumocócica conjugada 13-valente é necessária para prevenir cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) causadas por 13 cepas diferentes de pneumococos.
Pentavalente: oferece prevenção contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus Influenzae B e poliomielite.

18 meses
Tetra viral: é utilizada na prevenção de sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
Hepatite A: protege contra a infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite A.
Tríplice viral: imuniza contra o sarampo e também previne a caxumba e a rubéola.
Varicela: é indicada para prevenir a infecção pelo vírus da catapora.

Quatro anos
Quadri bacteriana: protege contra quatro doenças: difteria, tétano, coqueluche e poliomelite.

Febre amarela: a segunda dose é indicada para as crianças que receberam a primeira dose antes dos cinco anos de idade.

Cinco anos
Meningite ACWY: nova dose para prevenir a meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Nove anos
HPV: previne contra infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos de HPV 6,11,16,18. Também previne o câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus e verrugas genitais (condiloma).

Tríplice bacteriana: indicada para a prevenção de difteria, tétano e coqueluche.

Vacinação é na Panvel

No Panvel Clinic, a aplicação de vacinas é realizada por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos, seguindo todos os protocolos. Quem se imuniza na Panvel também encontra horários flexíveis e a facilidade para que a família toda possa se vacinar em um único lugar. Acesse o site da Panvel Clinic para saber mais e agendar o seu atendimento.

Quer saber mais sobre a saúde na primeira infância? Leia a matéria na edição de abril da Revista Panvel, disponível gratuitamente em todas as nossas filiais ou faça a leitura nos nossos canais digitais! Além das dicas de beleza, saúde e bem-estar, a edição tem cupons exclusivos para você aproveitar nas nossas lojas!


Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu