Blog Bem Panvel

A importância do check-up: conheça os exames laboratoriais ideais para diferentes perfis e necessidades

Por 
 | 
03/05/2022
4 min. de leitura

Quais práticas você adota para cuidar do seu bem-estar? Desfrutar de uma boa saúde é um dos benefícios para quem escolhe o melhor caminho para a sua qualidade de vida. Nas últimas décadas, a busca por melhorar a saúde e levar um estilo de vida saudável reforçou o protagonismo da medicina preventiva. Uma de suas ferramentas são os check-ups laboratoriais: um conjunto de exames de análises clínicas que devem ser realizados periodicamente.

Os check-ups laboratoriais são fundamentais para conhecer o seu estado de saúde de maneira integral. Esse conjunto de exames é capaz de identificar, de maneira confiável e precisa, potenciais problemas de saúde antes de que se agravem ou apresentem complicações. O diagnóstico precoce é o primeiro passo para que um eventual tratamento necessário seja realizado de forma rápida, contribuindo para os bons resultados - até mesmo doenças graves possuem grande potencial de cura quando diagnosticadas em estágio inicial.

Conheça mais benefícios desses check-ups:

  • Reduzem as probabilidades de desenvolver algumas doenças;
  • Melhoram os resultados de um tratamento;
  • Confirmam um diagnóstico suspeitado clinicamente;
  • Obtêm informações sobre o prognóstico de uma doença.

A Panvel se uniu à rede de saúde integrada Dasa, para facilitar o acesso de seus clientes aos check-ups com exames de análises clínicas preventivos para diferentes necessidades e perfis. Os conjuntos de exames estão disponíveis na rede de mais que 40 laboratórios do Grupo Exame na região de Porto Alegre e em cidades do interior do Rio Grande do Sul  - clique aqui para encontrar um laboratório perto de você para realizar os exames.

O conjunto de exames contidos na linha de check-ups, visa exclusivamente a prática de medicina preventiva. Não se pode obter conclusão diagnóstica sem avaliação clínica médica.

Conheça os check-ups disponíveis e escolha a opção ideal para você:

Check-up Básico

check-up Básico de saúde é indicado para homens e mulheres que buscam manter sua saúde sempre em dia e identificar a presença de possíveis doenças ainda no início. Com isso, você consegue se prevenir de doenças que comprometem vias urinárias, artérias, produção hormonal, assim como anemia, leucemia, infecções e muitas outras que podem ser diagnosticadas na primeira indicação de alteração.

Para adultos saudáveis, é recomendado a cada dois anos. Já pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou câncer, o indicado é a cada 6 meses. Em pessoas com fatores de risco, como obesidade, fumantes, sedentários ou com colesterol alto, o indicado é 1 vez por ano.

O check-up básico é composto por oito exames: Hemograma, Hemoglobina Glicada, Colesterol Total e Frações, Triglicerídeos, Creatinina, Ureia, TSH e TGP.

Check-up da Mulher

Indicado para mulheres de até 60 anos, o Check-up Mulher é a melhor forma de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças. Em um único check-up, será avaliado o metabolismo das gorduras e do açúcar do corpo, o funcionamento do rim, fígado e tireoide, além da análise de hemograma que avalia a saúde geral da mulher. Por meio de 14 exames, o check-up da Mulher irá identificar precocemente doenças como o diabetes, anemias, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, dislipidemias, problemas de coagulação, infecções e mau funcionamento dos rins e fígado.

Check-up do Homem

É recomendado para homens jovens e adultos até 60 anos que buscam sempre manter a saúde em dia. Esse check-up, com 14 exames, tem a finalidade de obter um diagnóstico precoce e ajudar a prevenir o surgimento e a progressão de doenças como diabetes, hipertensão, anemias, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, dislipidemias, problemas de coagulação, infecções e mau funcionamento dos rins e fígado.

Check-up Melhor Idade

Uma atenção extra na sua saúde preserva o seu bem-estar. O check-up Melhor Idade é indicado para homens e mulheres acima dos 60 anos que buscam um envelhecimento saudável, com qualidade de vida, por meio da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças. Dez exames estão incluídos neste pacote: Hemograma, Glicose, Colesterol Total, Colesterol HDL, Colesterol LDL, Colesterol VLDL, Triglicérides, Ureia, Creatinina, TSH, TGO e TGP.

Check-Up Diabetes

Atualmente, o diabetes é uma doença facilmente controlada. No entanto, é imprescindível estar sempre em dia com os exames de rotina. O check-up completo para Diabetes é indicado para pessoas que já possuem a doença e precisam acompanhar o metabolismo dos órgãos do corpo ou na presença de algum sintoma que alerte algum distúrbio, como fome e sede constante, vontade excessiva de urinar, perda de peso anormal, fraqueza, fadiga em excesso, mudanças drásticas de humor, náuseas e vômitos. Ele inclui exames de Glicose, Hemoglobina Glicada, Microalbuminúria Amostra Isolada, Creatina e Ureia.

Check-up Infantil

Crianças também precisam de cuidados preventivos! O check-up Infantil possibilita o acompanhamento adequado do crescimento dos seus filhos e auxilia no diagnóstico precoce de doenças que podem ser acompanhadas com boas chances de cura, se descobertas na fase inicial, como anemia, infecções virais e bacterianas, diabetes, entre outras. São nove exames incluídos: Hemograma, Glicose, Colesterol Total, Colesterol HDL, Colesterol LDL, Colesterol VLDL, Triglicerídes, Fator RH (derivado) e Sistema Abo.

Check-up da Gestante

O check-up da Gestante é muito importante para cuidar da saúde da futura mamãe! Trata-se de um conjunto de 14 exames laboratoriais recomendados para as grávidas em todos os períodos da gestação e é indicado em qualquer período da gestação.

Check-up Fitness

O hábito de praticar atividades físicas e a realização de exames específicos podem ser grandes aliados na prevenção e cuidado com a saúde.  O check-up Fitness é uma ótima alternativa para quem está começando e também para os que já estão habituados com a rotina de exercícios e esportes. Por meio de 14 exames, o check-up irá analisar o hormônio tireoestimulante, avaliar o sangue, os músculos, os rins e fígado e o metabolismo das gorduras.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu