Blog Bem Panvel

Importância da vacinação com a chegada do inverno

Por 
 | 
21/06/2022
3 min. de leitura

Com a chegada das temperaturas mais baixas é comum ficarmos mais suscetíveis a gripes, resfriados e outras doenças sazonais. Sendo assim, a procura por forma de prevenção a essas doenças aumenta e é aí que entra a vacinação no inverno.

Muito tem se falado sobre vacinação ultimamente, tudo em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), no entanto, além do calendário vacinal contra a covid, existe todo um calendário de imunização para crianças, adultos e idosos que abrange cerca de 25 tipos de vacinas contra diversas doenças.

Dentre as doses previstas no calendário estão Hepatite B, gripe tetravalente, tríplice viral e febre amarela, tríplice bacteriana, Herpes Zóster, e muitas outras. A Panvel trabalha com o calendário completo, com todas as vacinas e todas as idades, todas disponíveis nas lojas físicas que contam com o Panvel Clinic.

Continue a leitura deste conteúdo até o final para saber mais sobre a campanha de vacinação no inverno e sua importância!

Campanha de vacinação no inverno

As campanhas de vacinação existem para conscientizar e reforçar a importância de manter o calendário vacinal em dia e de como a prevenção é mais eficiente, rápida e com melhor custo benefício do que um tratamento para uma doença.

Todo ano é feito uma campanha através do governo e do Ministério da saúde, onde é divulgado o calendário vacinal e divulgado os postos onde é possível adquirir a proteção. Normalmente, as campanhas são realizadas durante os meses que antecedem o inverno, isso porque ficamos mais suscetíveis a algumas doenças, como por exemplo doenças respiratórias e virais, durante as temperaturas mais baixas.

Desde 2014 a taxa de vacinação contra a gripe, considerada uma das principais vacinas durante o inverno, vem apresentando queda. Em 2021, por exemplo, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu 72,1% do público-alvo, quando a meta era aplicar as doses em 90%.

Por que se vacinar contra a gripe todo ano?

Existem algumas doenças que são totalmente controladas após uma única dose de vacina, no entanto esse não é o caso da gripe, por isso existe campanha de vacinação contra a gripe todos os anos e mesmo aqueles que se vacinaram no ano anterior, também precisam se vacinar no ano vigente.

O vírus que causa a gripe é chamado de Influenza e uma de suas características é que esse vírus é mutável, ou seja, muda de tempos em tempos. Falando de forma mais técnica e correta, o vírus da influenza tem muitas cepas diferentes.

Desse modo, a cada vacinação é usada uma cepa diferente para garantir maior proteção. A Panvel trabalha com a vacina Gripe Tetravalente, que protégé contra as principais variantes do vírus da infuenza, incluindo o H3N2.

Onde tomar vacina

Existem diferentes tipos de pontos de vacinação. Há clínicas particulares, que realizam a aplicação da vacina, farmácias autorizadas a comercializar e aplicar as doses e postos de saúde pública.

Como falado anteriormente, a Panvel Clinic realiza o serviço de plicação de diversas vacinas. Além das já mencionadas aqui, é possível conferir todas as vacinas disponíveis clicando aqui. Panvel Clinic também oferece testes rápidos de covid-19 e dengue, além de exames rápidos.

Manter a saúde e a vacinação em dia é na Panvel. Conheça as salas Clinic mais perto de você, lá você será atendido por um farmacêutico especializado e receberá toda a segurança e conforto que você e sua família precisam. Vacinação é na panvel. Todas as vacinas, todas as idades.

Para maiores informações, entre em contato pelo WhatsApp Clinic: 51 3218 9000

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu