Blog Bem Panvel

Dia da Saúde Mental: cuide melhor da sua com sessões de terapia online

Por 
 | 
08/10/2021
3 min. de leitura

No dia 10 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental, é uma data que foi criada com o propósito de conscientizar a população e mobilizar esforços globais no suporte à saúde mental.

Segundo a página da campanha do Dia Mundial da Saúde Mental no site da Organização Pan-Americana da Saúde, o mundo conta com cerca de 1 bilhão de pessoas com transtornos mentais.

Um deles, a depressão, está entre as principais causas de doenças e incapacidade entre adolescentes e adultos. São quase 800 mil pessoas que cometem suicídio a cada ano — é a segunda principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.

São motivos de sobra para justificar a importância da data, não?

O que é saúde mental?

Essa é uma pergunta difícil de responder. Normalmente, é mais fácil perceber a ausência dela: quando estamos estressados, tristes, ansiosos, quando brigamos com frequência, nos sentimos incapazes ou quando somos diagnosticados com uma doença ou transtorno, como a depressão, que citamos acima.

Na definição do Hospital Albert Einstein, o termo saúde mental está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.

Sendo assim, esse é um tema muito mais complexo do que nós imaginamos. Afinal, não é tão simples entender como reagimos às exigências e por que tivemos aquele tipo de reação.

Por isso, cuidar da saúde mental não é apenas fazer o que gostamos e encontrar meios de distração para enfrentar dias ruins. Envolve autoconhecimento, compreensão e toda uma jornada de questionamentos e desenvolvimento.

Por que fazer terapia?

Acabamos de falar em "autoconhecimento", "questionamentos" e "desenvolvimento". Esses são alguns dos valores principais da terapia.

Terapia — ou, para sermos mais precisos, psicoterapia — é um processo focado em ajudar o paciente a resolver questões emocionais por meio do diálogo e da interação com um psicólogo.

Ela acontece de forma contínua por certo tempo. O paciente se expressa para o profissional, que utilizará seu conhecimento e suas técnicas para ajudá-lo a compreender e enfrentar certas questões emocionais, e também diagnosticar e tratar possíveis transtornos psicológicos.

A terapia não serve apenas para "resolver" problemas, e sim para ter uma visão diferente sobre a vida, o futuro, as pessoas à sua volta e o que procura para seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Como o terapeuta não é um familiar ou amigo, e sim um profissional, ele terá o distanciamento necessário para estimular as reflexões mais importantes — para isso, vai usar ferramentas específicas da psicologia.

Terapia online funciona?

Os desafios da rotina podem dificultar a presença regular nas sessões, e por isso a terapia online se apresenta como ótima alternativa.

Mesmo sem o contato presencial, e sim por meio de ferramentas de videochamada pela internet, é possível experimentar um processo terapêutico eficiente.

Embora a proximidade física tenha a sua importância, vale observar que a terapia online também possui algumas vantagens, como:

  • Menos limitações de horário, local e distância;
  • Valores mais variados e flexíveis;
  • Grande gama de profissionais à disposição;
  • Melhor adaptação a situações específicas.

Sessões de terapia online com 40% de desconto

Se a leitura deste conteúdo despertou em você o interesse de cuidar da sua saúde mental com sessões de terapia online, existe uma plataforma perfeita para isso.

A Vittude conecta psicólogos e pacientes, que realizam um cadastro em menos de um minuto, escolhem o terapeuta de acordo com suas preferências e agendam a sessão dentro da própria plataforma.

Mas agora vem a melhor notícia: a Panvel subsidia 40% do valor das sessões realizadas pela Vittude para clientes do programa de relacionamento Bem Panvel.

A parceria faz parte do nosso propósito de ser mais que uma farmácia que comercializa medicamentos. Proporcionar saúde e bem-estar aos clientes está na totalidade de nossas práticas.

Acreditamos na importância da psicoterapia como ferramenta de promoção da saúde mental. Então, se você já faz parte do Bem Panvel, faça seu cadastro na Vittude e comece agora mesmo!

Acessando o link acima, basta encontrar o psicólogo de sua preferência e agendar a consulta. O benefício será aplicado automaticamente e você poderá agendar já com o valor reduzido. Aproveite!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu