Blog Bem Panvel

Conheça os sintomas das principais doenças da tireoide

Por 
 | 
25/05/2022
3 min. de leitura

Uma glândula em formato de borboleta, no pescoço, é responsável por produzir hormônios fundamentais para a regulação do organismo e controle do metabolismo corporal. Estamos falando da tireoide, pertencente ao sistema endócrino. A cada 25 de maio, o Dia Internacional da Tireoide alerta para a importância do cuidado e da realização de exames preventivos sobre o seu funcionamento.

Desde o ritmo em que o corpo realiza algumas de suas funções até o metabolismo de proteínas, gorduras e vitaminas, os hormônios liberados pela tireoide impactam os mais variados processos vitais do organismo. Eles influenciam em inúmeros estímulos tanto fisiológicos, como geração de calor, gasto cardíaco e regulação do metabolismo ósseo, quanto patológicos, a exemplo da depressão, da ansiedade e da falta de concentração.

Os problemas relacionados à tireoide ocorrem quando há alteração na proporção de hormônios liberados pela glândula. A endocrinologista Juliana Keller Brenner aponta as três principais doenças relacionadas a tireoide:

  • Hipotireoidismo: quando há redução na produção de hormônios tireoidianos. A doença apresenta sintomas como cansaço, aumento inexplicável de peso, cãibras musculares, baixa frequência cardíaca, sensibilidade a baixas temperaturas, constipação, depressão e problemas de memória.
  • Hipertireoidismo: quando há aumento na produção de hormônios tireoidianos. É comum que os pacientes apresentem insônia, emagrecimento involuntário, tremores, taquicardia, suor excessivo, diarreia, ansiedade e irritabilidade.
  • Nódulos de tireoide: podem ser benignos ou malignos. São perceptíveis por meio de caroços visíveis ou palpáveis no pescoço, ou ao serem detectados ao acaso em algum exame, como a ecografia. Quando grandes, os nódulos podem causar uma sensação de sufocamento (sobretudo ao se deitar) e dificuldade para engolir. Em alguns casos, podem causar rouquidão.

De acordo com a doutora Juliana, grande parte das doenças da tireoide não é prevenível e costuma ter um componente hereditário, acometendo mais mulheres do que homens. "A maioria dos casos de hipotireoidismo e hipertireoidismo é de origem autoimune: anticorpos produzidos pelo próprio corpo destroem ou estimulam a glândula tireoide. Uma das formas de prevenção de doenças tireoidianas foi a incorporação do iodo ao sal de cozinha na década de 60. Antes dessa medida de saúde pública, tínhamos muitos casos de bócio (aumento da tireoide) por deficiência de iodo na alimentação. O iodo é um elemento fundamental na formação dos hormônios tireoidianos”, explica a médica.

Além dos sinais descritos acima, outros sintomas e mudanças físicas são comuns nas doenças tireoidianas:

  • Fadiga
  • Queda de cabelo e dos pelos
  • Irregularidades no ciclo menstrual
  • Fraqueza
  • Dores musculares

"Esses sintomas são muitas vezes variados e alguns inespecíficos. Por isso, é recomendado que você procure um endocrinologista se suspeitar de uma disfunção tireoidiana ou se sentir algum nódulo no pescoço.” orienta a doutora Juliana Brenner.

Para diagnosticar a doença, o endocrinologista pode solicitar um exame de sangue que inclua o hormônio estimulador da tireoide (TSH). Um índice abaixo ou acima da média indica uma avaliação médica endocrinológica para prosseguir a investigação da doença tireoidiana. Também podem ser necessários outros exames laboratoriais ou complementares, como dosagem de anticorpos, ultrassom, biópsia ou exames de captação de iodo.

Quando falamos em doenças tireoidianas, cada caso exige um tratamento específico, que será indicado pelo médico endocrinologista. Nódulos ou situações graves de hipertireoidismo podem exigir a retirada da glândula tireoide.

Ainda que não existam muitas indicações para prevenir os problemas da tireoide, recomenda-se adotar uma dieta saudável e equilibrada, que inclua o iodo. E lembre-se que, a qualquer sintoma indicativo de doença da tireoide, é preciso procurar um endocrinologista: muitas vezes elas são vezes tratáveis e algumas têm cura.

Os serviços de Panvel Clinic também contam com uma sala especializada para proporcionar maior conforto e comodidade para você, confira todos os exames de tireoide disponíveis.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu