Blog Bem Panvel

Dia do Farmacêutico | 20 de Janeiro

Por 
 | 
20/01/2021
4 min. de leitura

Você conhece a atuação dos farmacêuticos? Esses profissionais podem trabalhar em várias áreas: dentro de um hospital, produzindo e garantindo a qualidade de medicamentos na indústria e até realizando exames laboratoriais. Além, é claro, de dar aquela orientação importante no balcão da farmácia.

Na Panvel, eles são os protagonistas de cada filial. Estão presentes desde o atendimento, com informações para os clientes, até os serviços oferecidos pela Panvel Clinic. Por isso, neste 20 de janeiro, quando se comemora o Dia do Farmacêutico, reconhecemos a importância desses profissionais na prevenção e promoção da saúde de todos os clientes.

O dia a dia da profissão

No dia a dia, são eles os responsáveis pela orientação e dispensação de medicamentos, aplicação de vacinas e medicamentos injetáveis, serviços clínicos, como verificação de pressão e aplicação de testes rápidos, como o de Covid-19. Se essa atuação já era fundamental, ganhou ainda mais evidência durante a pandemia. "As pessoas sabem que podem ir na farmácia e fazer um teste rápido e receber informações sobre o coronavírus", afirma a coordenadora da Panvel Clinic, Alessandra Dezordi.

Alguns serviços realizados exclusivamente por farmacêuticos na Panvel Clinic, são:

  • Aplicação de medicamentos injetáveis
  • Vacinação
  • Realização de testes rápidos
  • Colocação de brincos
  • Verificação de glicemia e temperatura

Tudo isso, ouvindo os pacientes, tirando dúvidas sobre o tratamento e incentivando a adesão ao tratamento.

Para comemorar o Dia do Farmacêutico, a Panvel convidou quatro profissionais para contar sobre os desafios enfrentados durante a pandemia. Confira as respostas:

Empatia e orientação

Caroline dos Santos, Dia do Farmacêutico

"Acredito que o principal desafio do farmacêutico na pandemia é a empatia. Saber se colocar no lugar do cliente que está na nossa frente, buscar da melhor maneira possível orientar, informar e encaminhar para outro atendimento quando necessário."

Caroline Nunes dos Santos, Farmacêutica da filial 192, Porto Alegre

Ciência e emoção

Aline Reolon,  Dia do Farmacêutico

"Um grande desafio de todos os farmacêuticos têm sido o equilíbrio entre a ciência e a emoção. Quando comunicamos o resultado positivo de um teste de Covid-19 para um paciente, também damos a ele as informações técnicas e transmitimos uma tranquilidade que ele espera do farmacêutico. É uma grande gratidão ser um profissional da saúde e saber que estamos fazendo a nossa parte."

Aline Reolon, Farmacêutica da filial 029, Porto Alegre

Atuação na linha de frente

Joseane Lorenzet,  Dia do Farmacêutico

"O maior desafio que esta pandemia nos trouxe foi nos reinventar enquanto profissionais da linha de frente, nos reinventar perante as nossas rotinas e processos habituais e,  principalmente, nos reinventar junto às novas necessidades apresentadas pelos nossos clientes e colaboradores. Com tudo isso, veio um maior autoconhecimento para lidar com nossos medos, tanto de adquirir quanto de transmitir a doença a colegas ou familiares. Essa pandemia mudou muitos conceitos, e o nosso trabalho perante todos os desafios propostos com certeza nos proporcionou um enorme aprendizado enquanto profissionais da saúde."

Joseane Lorenzet, Farmacêutica da filial 362, em Esteio

Orientação para testes e medicamentos

Alessandra Hellwig,  Dia do Farmacêutico

"Orientar a escolha do melhor tipo de teste de coronavírus para cada caso tem sido um dos principais desafios da pandemia, assim como a dispensação e orientação para o uso racional dos medicamentos. Nos últimos meses, observamos o uso indiscriminado de fórmulas, motivado por fake news ou pela mídia. Muitas pessoas querem fazer o uso dos medicamentos sem saber a maneira correta."

Alessandra Helena da Silva Hellwig, Farmacêutica da filial 733, Porto Alegre

Confira abaixo a homenagem do Grupo Dimed para esse profissional que se dedica ao cuidado com o próximo, todos os dias. Os farmacêuticos representam com muita competência nossa missão de promover saúde e bem-estar às pessoas - e fazem toda a diferença.

Parabéns a todos os farmacêuticos pelo seu dia!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Dia do Farmacêutico | 20 de Janeiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu