Blog Bem Panvel

Cuidados com a pele pós-verão e pré-outono

Por 
 | 
20/03/2023
5 min. de leitura

A passagem do verão para o outono sempre é uma época em que as temperaturas diminuem um pouco e os hábitos vão mudando. Nesse sentido, os cuidados com a pele pós-verão e pré-outono também precisam acompanhar essas variações.

Claro que, uma pele sempre é diferente da outra e reage à troca de clima de forma distinta, no entanto, com o verão acabando, é preciso começar a preparar a derme para as estações de mais frio.

Afinal, a pele é a primeira camada de proteção do corpo e merece atenção especial ao longo de todo ano. Para complementar, na troca de estações, é interessante acompanhar os cuidados de acordo com o que ela “pede”.

Mas, será que precisa mesmo trocar os zelos com a cútis? O que precisa ser diferente e o que pode se manter igual? O que deve ou não entrar na nova rotina de skincare?

Se, assim como a equipe da Panvel você também está se fazendo essas perguntas, aproveite para descobrir as respostas que precisa no texto logo abaixo.

Como cuidar da pele no verão

Durante o verão, os cuidados com a pele devem incluir boa hidratação e atenção redobrada com a insolação. A partir disso, você pode evitar ressecamento, envelhecimento precoce, aparecimento de rugas e até mesmo algum tipo de câncer epitelial.

Assim sendo, as dicas de como cuidar da pele na estação mais quente do ano incluem:

  • Evitar exposição solar entre as 10h e às 16h, quando o sol está no pico. Nesse horário, se estiver na praia, piscina ou outro local, o ideal é permanecer debaixo de uma sombra.
  • Aplicar protetor solar de 2 em 2 horas, principalmente se estiver fora de casa.
  • Fazer hidratação corporal todos os dias. Quando ficar muito exposto ao sol, pode passar um hidratante pós-sol (mesmo que não haja vermelhidão) e, nos outros dias, optar por produtos com uréia e vitamina E.
  • Beber bastante água ajuda a manter a cútis mais hidratada e complementa a ação de cremes e loções.
  • Tomar banhos frios ou mornos: evite as altas temperaturas da água pois elas desgastam a camada natural (e necessária) de gordura da pele e provocam ressecamento.
  • Evitar esfoliar a pele logo depois da praia pois a cútis ainda está um pouco fragilizada da insolação.
  • Fazer a limpeza da pele com sabonetes neutros ou adstringentes que contenham enxofre ou ácido salicílico para devolver vitalidade para a derme.

Mantenha a pele cuidada quando começar a esfriar

 

Se no verão os cuidados com a pele envolvem hidratação por conta da maior exposição solar, no outono o zelo passa por evitar o ressecamento causado pela diminuição da temperatura.

Com o tempo mais seco, a pele fica sujeita ao aparecimento de alergias, ressecamento, escamas, rachaduras e eczemas, um tipo de inflamação que causa manchas vermelhas na cútis.

Desse modo, durante o outono e também no inverno, você pode seguir algumas sugestões de cuidados básicos com a pele como, por exemplo:

  • Lavar o rosto no máximo duas vezes por dia para não eliminar toda a camada de gordura da pele.
  • Manter a rotina de hidratação com cremes, loções, géis e óleos. Aqui, produtos a base de ácido lático, uréia, manteiga de karité e pantenol que contenham vitaminas e antioxidantes funcionam bem.
  • Não exagerar nos banhos quentes pois estes ressecam a camada externa da pele;
  • Continuar a aplicar filtro solar todos os dias.
  • Diminuir ou evitar procedimentos de descamação da pele como esfoliação e peeling.
  • Aplicar protetor labial para que os lábios não rachem com o frio e o clima seco.

Cuidados com a pele pós-verão e pré-outono: como recuperar e regenerar

Até aqui você viu o que pode fazer para cuidar da derme durante o verão e o outono. Mas, como fazer os cuidados com a pele no período pós-verão e pré-outono?

Por mais que não exista uma data no calendário que indique essa meia estação, é importante que você faça uma transição entre as estações. Isso porque, como deve ter percebido, há algumas mudanças entre as práticas dos períodos mais quentes para os mais frios.

Sendo assim, quando o sol, calor, cloro e sal da água marinha começar a dar espaço para o friozinho, a jaquetinha de noite e os dias mais secos, vale prestar atenção aos sinais da sua cútis.

As variações de temperatura, as condições climáticas e até mesmo os hábitos vão alterar a composição da sua derme, o que causa variações na oleosidade e na hidratação.

Passos para cuidar da pele no pós-verão e pré-outono

Em primeiro lugar, cabe a pergunta, quando fazer esse cuidado especial com a pele na meia-estação?

Então, o ideal é quando a sua pele mostrar cansaço do verão e estiver precisando de uma hidratação extra que a prepare para o outono. Dessa maneira, você pode usar o mês de março, quando há a mudança de estação, para mudar sua rotina de skincare.

Em segundo lugar, entenda o que sua pele precisa nesse momento. Você pode fazer uma esfoliação mais profunda no fim do verão pois quando começar o frio, esse tipo de procedimento deve ser evitado.

Além disso, se a pele estiver descascando, evite qualquer atitude mais agressiva e não arranque a pele que está caindo. Pode-se pensar que isso acelera o processo de cura, no entanto, a realidade não é bem essa.

Em terceiro lugar, fique atento a detalhes como:

  • Temperatura dos banhos: por mais que esteja começando a ficar mais fresquinho, o ideal é não aumentar a temperatura da água do banho e mantê-los frios ou mornos.
  • Hidratação da pele: passar produtos que ajudam a regenerar o tecido e repor os nutrientes perdidos no verão. Você pode apostar em cremes hidratantes que contenham ácido hialurônico e colágeno para renovar a cútis.
  • Consumo de água: por mais que o frio espante a sede que vem com o verão, é importante que você continue se hidratando com água. O consumo de 2 litros de água é o padrão mas, essa quantidade também varia um pouco de acordo com o peso e altura da pessoa.

Cuidados com a pele no verão e no outono

Existem alguns cuidados com a pele que devem ser seguidos tanto no verão quanto no outono, pois não mudam entre as estações. A respeito disso, vale comentar que independente do clima, você deve sempre passar protetor solar, beber água e fazer a hidratação com produtos específicos para seu tipo de pele.

Para quem passa maquiagem, o recomendado é sempre retirar tudo e limpar o rosto antes de dormir. Isso ajuda a pele a se regenerar ao longo da noite e não sobrecarrega a cútis.

Ademais, procure um dermatologista para lhe ajudar a escolher quais os cremes ideais para o seu tipo de pele e conte com a Panvel para encontrar os produtos indicados.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu