Volta às aulas presenciais na pandemia: 5 principais cuidados com os seus filhos

por | 1 mar, 2021

4 min. de leitura

A volta às aulas presenciais já vem ocorrendo em diversos estados do país por meio do revezamento dos alunos e modelo híbrido de ensino.

No entanto, para que a retomada aconteça de forma segura, é fundamental que alunos, professores e funcionários tomem medidas de segurança para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus.

Para ajudar nessa tarefa, listamos os 5 principais cuidados que os pais precisam ter para que seus filhos fiquem protegidos no retorno à escola. Confira a seguir.

1. Uso de máscaras

O uso de máscaras será obrigatório nas escolas durante a volta às aulas presenciais em 2021. Sendo assim, é importante que você tenha paciência e treine o hábito com seus filhos, estimulando o uso por períodos prolongados — durante as brincadeiras, por exemplo.

Explique para a criança que o item serve para a sua própria proteção e para proteger as pessoas queridas, e instrua sobre a forma correta de utilizá-lo, de modo a cobrir completamente o nariz e a boca.

No caso de crianças mais novas, talvez seja necessário utilizar ações lúdicas para melhor compreensão. Uma dica é buscar por máscaras divertidas ou ilustradas com personagens, e sempre estimular e elogiar o pequeno pelo feito correto.

Além disso, não esqueça de sempre enviar máscaras extras, para que seu filho possa trocá-las após duas a três horas de uso, ou quando o acessório estiver úmido.

2. Distanciamento social

Outra medida importante para a proteção do pequeno na volta às aulas é o distanciamento social.

A conversa e a interação entre as crianças é fundamental e faz parte do desenvolvimento neurológico, psicológico e social. No entanto, nesse momento é preciso explicar para seu filho que esse contato deve ocorrer com algum distanciamento.

O ideal é que as crianças fiquem a uma distância mínima de 1,5 metro.

No caso do uso de transporte escolar, é importante verificar também se as crianças terão esse distanciamento durante o trajeto e se as janelas do veículo estarão abertas em todo o percurso.

3. Limpeza e desinfecção

Outro hábito que precisa ser treinado com os pequenos é a limpeza e desinfecção das mãos e objetos. Durante as aulas, crianças pequenas vão precisar de supervisão para irem ao banheiro, mas é preciso instruir seu filho sobre a importância do uso do sabão e do álcool em gel.

Além disso, é preciso que as mãos sejam higienizadas na hora do lanche e caso o aluno toque em objetos de uso comum.

No caso do bebedouro, o indicado é que cada aluno leve sua própria garrafinha de água e faça o abastecimento sempre com cuidado para não encostá-la diretamente na torneira.

Volta às aulas presenciais. Crianças lavam as mãos

4. Não compartilhamento de itens

Compartilhar objetos e trocar itens é um hábito bastante comum para as crianças. No entanto, na atual situação, esse tipo de costume não deve ser incentivado.

Isso porque a mão infectada pode contaminar objetos, principalmente canetas e lápis, que acabam sendo levados à boca.

Outro item que não deve ser compartilhado de forma alguma é a máscara. A troca do acessório determina troca de secreções, aumentando de modo significativo a possibilidade de contaminação pelo vírus.

5. Aferição de temperatura

As escolas devem adotar o recurso de aferição de temperatura por meio de termômetros infravermelhos para identificar se algum dos estudantes está com febre. Se estiver, não deve entrar em contato com os demais.

Esse tipo de medida é bastante importante e cabe aos pais cobrar e monitorar se a prática realmente está ocorrendo.

Independentemente disso, no entanto, se notar que seu filho está manifestando algum dos sintomas da covid-19, não o leve para a escola. Esse tipo de atitude é importante para proteger professores, colegas e funcionários.

A volta às aulas presenciais na pandemia é um processo que precisa ser realizado com consciência e cuidado para minimizar os riscos de contaminação. Assim, é importante que você converse com seu filho e esteja atento para identificar possíveis falhas e situações de vulnerabilidade.

Volta às aula presenciais. Aferição de temperatura

Agora que você já sabe quais cuidados ter com seus filhos e como se preparar para a volta às aulas 2021, descubra também alguns mitos e verdades sobre a vacinação do covid-19.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest