Vitaminas protegem o corpo e são aliadas da saúde

por | 8 mar, 2021

6 min. de leitura

Você já reparou como “vitaminado” é sinônimo de coisa boa? As vitaminas são nutrientes vitais para a nossa saúde que podem ser conseguidos a partir da alimentação ou, se necessário, de comprimidos polivitamínicos, sempre que o reforço ou complementação forem indicados.

Elas atuam em importantes funções do organismo, como o sistema imunológico e a modulação hormonal. Quando o corpo está em dia com as vitaminas, dá para notar até na aparência: pele, cabelos e unhas ficam mais saudáveis e resistentes.

“Sem as vitaminas necessárias, nosso corpo enfrenta uma série de problemas que vão desde os mais simples, como fadiga, alterações na pele e na qualidade do sono até anemia e retardo no crescimento e problemas neurológicos”, explica a nutricionista funcional Tanara Pastore.

Quais vitaminas são essenciais para o corpo humano?

Todas as vitaminas são importantes e precisam estar equilibradas para que o organismo esteja saudável. Ainda assim, a nutri Tanara explica que algumas merecem atenção especial, pois grande parte da população tem apresentado deficiência, como é o caso da Vitamina B12 e da Vitamina D:

  • A Vitamina B12 é encontrada em carnes e alimentos de origem animal, por isso, é mais comum que pessoas com dieta vegetariana ou vegana precisem fazer sua reposição.
  • A Vitamina D é produzida no nosso organismo através da exposição ao sol.
  • Além disso, a Vitamina C também merece cuidados, pois é fundamental para o sistema imunológico. Está presente em frutas como limão, laranja, maracujá, acerola e mamão e legumes como couve, pimentão, espinafre e repolho.

Como ter uma boa ingestão de vitaminas?

Uma boa ingestão de vitaminas passa obrigatoriamente por uma alimentação variada e diversificada. “A maior parte das vitaminas são encontradas em grupos específicos de alimentos, como é o caso da Vitamina A (retinol) encontrada em vegetais de cor alaranjada, hortaliças de coloração verde-escura, leite e ovos. Caso a pessoa consuma sempre o mesmo tipo de fruta ou verdura, provavelmente não terá um bom equilíbrio de todas as vitaminas”, diz Tanara.

Outro ponto importante é priorizar os alimentos da estação e, se possível, orgânicos, pois terão maior concentração de nutrientes.

É preciso ter um consumo diário de vitaminas?

Grande parte das vitaminas são armazenadas no fígado e mobilizadas gradativamente para atender as necessidades dos órgãos e tecidos. “O consumo frequente e quase diário é o que mantém bons níveis de todas elas. Porém, sabemos que algumas vitaminas podem manter-se estocadas por até seis meses antes de começar a apresentar deficiência, como é o caso da Vitamina B12”, afirma a nutricionista.

Vale lembrar que as vitaminas também são dependentes de minerais para um bom funcionamento e armazenamento. É o exemplo do cálcio, que é essencial para o metabolismo da vitamina D. Por isso, manter uma ingestão adequada e frequente através da alimentação é a melhor maneira de ter um organismo saudável.

Vitaminas. Mulher corta alimentos

Quando a reposição de vitaminas é indicada?

A reposição por meio de comprimidos polivitamínicos é indicada sempre que houver deficiência de alguma vitamina. Uma avaliação do padrão alimentar feita pelo nutricionista pode indicar se a reposição de vitaminas é necessária. Ainda que alguns sinais e sintomas apontem a deficiência de vitaminas, apenas o exame laboratorial pode confirmar se a reposição é necessária – por isso a importância do acompanhamento com um médico ou nutricionista.

“É de extrema importância que as dosagens sejam individualizadas. Cada organismo tem as suas características e necessidades. Assim como a deficiência de vitaminas podem ser prejudiciais à saúde, a sobrecarga e dosagens em excesso também podem gerar consequências”, explica a nutricionista.

A linha Panvel Vita, por exemplo, tem polivitamínicos específicos para diferentes necessidades e fases da vida. Livre de açúcares, lactose e glúten, os suplementos vitamínicos da linha oferecem também cápsulas como as de:

  • Colágeno, cuja produção do organismo vai diminuindo com o passar dos anos e precisa ser reposta.
  • Própolis, com ação anti-inflamatória e antibiótica, entre outras características, que aumentam a imunidade, tornando-se um aliado do organismo especialmente no inverno.
  • Triptofano, um aminoácido utilizado na biossíntese de proteínas que ajuda no tratamento da ansiedade e depressão, quadros que se evidenciaram durante a pandemia de coronavírus.

Quais as vitaminas importantes para cada estação do ano?

O organismo usa vitaminas e nutrientes específicos para determinadas funções. No inverno, a exposição a gripes, resfriados e viroses aciona ainda mais nosso sistema imunológico. Nessa época, é ainda mais importante manter os nutrientes que modulam o sistema imune. A Vitamina C é uma das principais, associada às vitaminas do complexo B. Já no verão, quando aumentamos a exposição ao sol, é importante manter um bom consumo de Vitamina A, assim, a saúde da pele estará garantida.

“Também temos situações em que estamos perdendo mais vitaminas. Alguém que esteja sobrecarregado no trabalho, por exemplo, provavelmente precisará ainda mais de vitaminas do complexo B“, afirma a nutri. Por isso, como já falamos, o segredo para manter bons níveis de todas as vitaminas é ter uma alimentação saudável e, principalmente, variada. Lembrando que alguns minutinhos de exposição ao sol (cerca de 20 minutos por dia) também são importantes para garantir bons níveis de vitamina D.

Conheça mais benefícios das vitaminas

Veja alguns dos benefícios e onde encontrar as vitaminas que são aliadas do nosso corpo e saúde:

Vitamina A: é essencial para a saúde da pele, visão, sistema imunológico e proteção contra doenças degenerativas. É encontrada em frutas e vegetais amarelos, leite, queijos, manteiga, gema do ovo e peixes gordurosos.

Vitaminas do Complexo B: atuam na manutenção da saúde da pele, dos nervos, dos olhos, dos cabelos e do fígado. Estão presentes na composição de grãos como aveia, centeio, arroz integral e das verduras verdes escuras.

Vitamina C: é fundamental para a produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, dentes, gengivas e ossos. Também têm propriedades antioxidantes que protegem de doenças como o câncer. Suas fontes são frutas cítricas, tomate, pimentão e verduras de folhas verdes escuras.

Vitamina E: fortalece as células e as protege da ação dos radicais livres. É encontrada nos vegetais oleosos, como azeitonas e milho, nas castanhas, nas sementes e no abacate.

Agora que você já conhece as vitaminas e seu papel no organismo, adote uma dieta variada e, se possível, faça acompanhamento para saber se a reposição de vitaminas é necessária!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nutricosméticos: conheça os suplementos da beleza - Blog Bem Panvel - […] As vitaminas A, C e E, mais os minerais como zinco, magnésio e selênio ajudam a acelerar o metabolismo.…
  2. Superfoods: conheça os alimentos que não podem faltar nas suas refeições - Blog Bem Panvel - […] maior de substâncias essenciais para o nosso corpo, como os ácidos graxos polinsaturados, vitaminas, minerais, microrganismos probióticos, antioxidantes, as…
  3. Cuidados com a pele no inverno: Do cardápio aos cremes, dicas para manter a pele hidratada - Blog Bem Panvel - […] ressecamento da pele. O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais…
  4. Como ficar bronzeada no inverno: 4 dicas para manter a cor do verão - Blog Bem Panvel - […] betacaroteno pode ser convertido pelo corpo em vitamina A e é encontrado em diversos tipos de alimento, como frutas…
  5. Novidade na marca Panvel: Nutrivita Adulto+, suplemento alimentar para adultos acima dos 40 - Blog Bem Panvel - […] isso servem os suplementos alimentares de vitaminas, minerais e proteína como o NutriVita Adulto+, um produto que é facilmente…
  6. Conheça os suplementos e vitaminas da linha Panvel Vita - Blog Bem Panvel - […] suplementos alimentares, popularmente chamados de vitaminas, são produtos cada vez mais difundidos e receitados por nutricionistas e médicos —…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest