Blog Bem Panvel

Veja as dicas para proteger seus olhos durante o verão

Por 
 | 
29/12/2021
4 min. de leitura

Agora que o verão chegou oficialmente no calendário, a pele e os cabelos costumam estar no topo da lista de cuidados na estação. Muita gente se esquece, porém, que os olhos também são uma das partes do corpo mais afetadas pelos dias quentes. É nessa época que a procura pelos consultórios de oftalmologia aumenta devido a irritações oculares, principalmente relacionados ao excesso de sol, vento e areia da praia, além do cloro e de produtos de piscina. 

oftalmologista Marindia Graciolli explica que essa procura aumenta sobretudo por quem já tem predisposição, ou seja, alguma doença anterior, principalmente relacionada ao olho seco. "São pacientes que já têm uma alteração do filme lacrimal, e estão mais expostos no caso de contato com produtos químicos que alteram mais ainda esse filme lacrimal, ou também, do vento e da areia da praia". 

Por isso, a doutora chama a atenção para a importância do uso de colírios lubrificantes no dia a dia dessas atividades, assim como para o cuidado com a automedicaçao. "Esse colírio deve ser indicado por um oftalmologista, pois é um medicamento. Ele vai tanto criar uma película de proteção ocular quanto higienizar o olho para diminuir o contato da superfície ocular com o produto químico, com o vento ou com as partículas de areia", diz Marindia. 

Lentes de contato 

Além das pessoas com predisposição, os usuários de lentes de contato são outro grupo que precisa redobrar os cuidados com a visão nessa época do ano, quando o risco de infecção aumenta pelo contato com a água da praia, piscinas e rios. Por isso, o primeiro cuidado é usar sempre a lente indicada pelo oftalmologista. 

"Ao orientar o uso da lente de contato, o oftalmo leva em conta não apenas o grau da lente, mas também o material, o modo de descarte, o tamanho do globo ocular, por exemplo. Existem lentes específicas para o uso em águas contaminadas. Elas são indicadas, por exemplo, para quem pratica esportes aquáticos. São lentes de descarte diário, que podem ser usadas apenas  por um dia, diminuindo muito o risco da infecção ocular", afirma a oftalmologista. 

Já tem uma lente de contato prescrita pelo seu oftalmologista? Não esqueça também de usar o colírio lubrificante: ele vai manter a lente hidratada, diminuindo o risco de infecção. 

Óculos de sol 

Mais do que proteger do desconforto do sol e do vento, os óculos de sol cumprem a importante função de proteger os olhos da radiação. Mas, atenção: não é qualquer óculos. Entre usar um óculos de sol sem filtro solar e não usar nenhum, é melhor escolher a segunda opção. 

A doutora Marindia explica o porquê: "Nossa pupila controla a entrada de luz nos olhos. Quando estamos em um ambiente mais escuro, que dá a sensação de menos entrada de luz, ela fica mais dilatada, fazendo com que aumente a entrada de raios solares em nossos olhos. Se esse óculos não tiver proteção, ele vai fazer com que entre muito mais radiação no fundo do olho", diz a oftalmo.

Por isso os óculos sem proteção são nocivos, enquanto os que têm proteção solar realmente filtram a entrada da radiação. "Se não usarmos nada, a pupila vai se fechar, protegendo o olho naturalmente do excesso de raios solares. Ou a gente compra um óculos de qualidade, com certificado e avaliação de filtro, ou é preferível que não usemos óculos algum", orienta a doutora. 

Cuidados à beira-mar 

Quer um lugar melhor para relaxar do que a beira do mar? Se você está na praia - ou pretende estar em breve -, aproveite o momento com os olhos protegidos. Nesse ambiente, a entrada de corpos estranhos nos olhos pode colocar tudo a perder. Se o vento carregou algum grão de areia para os seus olhos, resista ao impulso de coçar o local. 

"A areia, dentro do olho, tem um efeito lixa. Machuca muito mais se for esfregada ou tiver um atrito. A córnea, que é a lentezinha transparente na parte da frente do nosso olho, é extremamente sensível a qualquer atrito, e pode sofrer algum dano irreversível", alerta a doutora Marindia. 

Por isso, no caso de cair algum objeto estranho no olho, use o colírio já receitado pelo oftalmologista. Caso não tenha, use soro fisiológico em abundância para lavar  cubra os olhos com um tecido limpo, sem mexer ou apertar, e procure uma emergência. Jamais tente tirar sozinho um corpo estranho que cair no seus olhos ou nos de algum amigo ou familiar.

Anotou as dicas? Tenha sempre consigo o protetor solar e mantenha os olhos protegidos para curtir o seu verão no mar ou na piscina em segurança! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu