Blog Bem Panvel

Mosquito da dengue: veja as dicas para identificá-lo e afastá-lo de casa

Por 
 | 
17/02/2023
4 min. de leitura

O verão 2023 é um período de alerta contra o mosquito da dengue. No ano passado, o Brasil registrou um número recorde de mortes devido à doença transmitida pelo Aedes aegypti: 1.016 óbitos, de acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Nas últimas semanas, o Blog Bem Panvel tem publicado uma série de conteúdos para ajudar na prevenção. 

A atenção deve ser redobrada por moradores de São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os Estados que mais registraram casos da doença. De acordo com o infectologista Paulo Gewehr, do Hospital Moinhos de Vento, os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito podem ser muito parecidos aos da Covid-19. 

“Ambas doenças podem causar febre, dor de cabeça, dor articular e cansaço, por isso, caso alguém tenha esses sintomas, deve procurar avaliação médica com a maior brevidade possível”, afirma o médico. 

Além disso, o infectologista explica que os sintomas de dengue, chikungunya e zika podem incluir também: 

  • Náuseas 
  • Vômito 
  • Lesões e coceira na pele, como manchas vermelhas pelo corpo 

Ao contrário da Covid-19, a dengue raramente apresenta sintomas respiratórios como coriza, obstrução nasal e tosse. Por isso, o diagnóstico deve ser realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais. 

No Panvel Clinic, é possível realizar testes para a detecção de dengue e zika com resultados rápidos, em até 30 minutos: 

Afastando o mosquito de casa 

Para se reproduzir, o mosquito da dengue precisa de locais com água limpa e parada. É importante tomar medidas para evitar a sua proliferação. Esse cuidado passa por eliminar criadouros que podem estar perto de nós. Assim, impedimos o nascimento do mosquito. 

Que tal separar um tempinho a cada semana para fazer uma vistoria em casa ou no apartamento para acabar com os recipientes de água parada? Veja a lista com os principais passos desta varredura: 

  • Plantas: limpar pratos de vasos semanalmente ou preencha com areia 
  • Tonéis e caixas d’água: devem ficar tampados 
  • Calhas: deixá-las sempre limpas 
  • Garrafas: colocá-las com a boca para baixo 
  • Lixeiras: revisar se estão bem tampadas 
  • Ralos: deixá-los limpos e com aplicação de tela 
  • Acessórios dos pets: recipientes de água devem ser limpados com escova ou bucha  

Identificando o mosquito da dengue 

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti/Levantamento de índices amostral, realizado pelo Ministério da Saúde entre outubro e novembro de 2022, apontou 218 cidades com alto risco de infestação.  

Uma das primeiras medidas para combater o Aedes aegypti é saber como reconhecer suas larvas. De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz (FioCruz), tanto as larvas do Aedes aegypti quanto o mosquito adulto têm sensibilidade à luz  (fotofobia). Por isso, se encontrar larvas em água parada, uma forma de identificar se elas são do mosquito da dengue é apontar uma lanterna para elas. Caso se agitem, é um indicativo de que são da espécie. 

Neste caso, as larvas não devem ser colocadas vivas em ralos ou vasos sanitários. O correto é jogá-las em cimento, asfalto ou terra seca, já que não sobrevivem longe da água. 

A fêmea do Aedes aegypti costuma pôr seus ovos na parede de recipientes com água parada, onde serão desenvolvidas as larvas. Por isso, é necessário esfregar as paredes destes recipientes com escovas duras ou palha de aço para garantir que os ovos sejam destruídos. 

No caso dos criadouros com ovos, geralmente depositados nas paredes do recipiente, a recomendação é trocar a água e esfregar o local com palha de aço ou escova de pelos duros semanalmente. Só desta forma os ovos são destruídos, pois também não podem ser descartados em água. 

Outras medidas de prevenção da dengue 

Além de identificar e eliminar possíveis criadouros, outros hábitos contribuem para ajudar na prevenção: 

  • Utilizar telas em janelas e portas 
  • Permanecer, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis 
  • Usar roupas compridas e claras 
  • Em caso de vestimentas que deixem áreas do corpo expostas, aplicar repelente nesses locais. Esses funcionam para manter o inseto distante do corpo, mas não o eliminam 

Com hábitos de prevenção e de higiene, podemos deixar o mosquito bem longe das nossas casas! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

5 comments on “Mosquito da dengue: veja as dicas para identificá-lo e afastá-lo de casa”

    1. Olá, Vitória! Ficamos muito felizes em saber que gostou de nosso conteúdo.

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! #FiqueBem 💙

    1. Olá, Junior. Ficamos felizes que você gostou do nosso conteúdo sobre Calor x Pressão baixa; Elaboramos com muito cuidado para passar a informação com clareza e responsabilidade para nossos leitores e clientes. Continue nos acompanhando, teremos bastantes conteúdos informativos e dos mais variados assuntos para você nosso cliente e leitor 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu