Blog Bem Panvel

Autobronzeador, hidratação e proteção: entenda como manter o corpo dourado com pele saudável

Por 
 | 
06/10/2022
2 min. de leitura

Se a pele bronzeada é o seu objetivo para os próximos meses, que tal dar uma olhada no setor de autobronzeadores? Esta é a opção segura para garantir o aspecto dourado sem dano à pele, especialmente as mais branquinhas. Isso porque não existe bronzeamento saudável com exposição à radiação ultravioleta.

O que conhecemos como bronze é o resultado de uma defesa da pele contra a radiação ultravioleta, que danifica o DNA e o organismo. Já os autobronzeadores “tingem” a pele sem estimular a formação de melanina. Ao usar pela primeira vez, procure fazer um teste em uma região pequena.

Se a cor estiver adequada ao seu tom de pele e não houver reação alérgica, o uso está liberado para o restante do corpo. A reaplicação deve ser realizada entre a cada dois e cinco dias para assegurar a manutenção da cor. Se uma pele bronzeada é bem você, o autobronzeador é você bem!

Pele pronta para o verão

A proteção do sol é indispensável e a hidratação do corpo é vital. A saúde do organismo é refletida na pele. Confira as dicas para chegar ao verão em dia:

  • Dois litros de água é o consumo médio recomendado por dia. Essa quantidade aumenta nos dias mais quentes e com a prática de esportes.
  • Nutrientes como o betacaroteno, um pigmento natural encontrado em alimentos como mamão, cenoura, beterraba e melancia, além de cápsulas concentradas, ajudam a proteger a pele da exposição solar.
  • Outros nutracêuticos também são eficazes: pycnogenol, polypodium leucotomos e luteína, que devem ser consumidos especialmente com orientação de médico ou nutricionista.
  • Se deseja aderir a algum destes compostos, não precisa esperar até a chegada do verão. Os ativos precisam de entre quatro e oito semanas para fazer efeito no organismo.

Diferenças entre o FPS e o FPUVA ou PPD

Os protetores solares devem obrigatoriamente proteger contra os raios ultravioletas A e B. Por isso, o mesmo produto oferece diferentes tipos de proteção. Entenda:

FPS: indicação mais recorrente nas embalagens, refere-se aos raios ultravioleta B (UVB), que provocam queimaduras na pele. Se o produto indicar proteção FPS 30, significa que você estará 30 vezes mais protegido contra os raios UVB do que se não estivesse usando nada.

FPUVA ou PPD: a referência da proteção contra os raios ultravioleta A (UVA), o FPUVA ou PPD nem sempre é informado nas embalagens. A indicação da Anvisa é de que o fator de proteção contra os raios UVA seja de no mínimo um terço da proteção UVB: se o FPS é de 30, a proteção FPVA deve ser de 10. Alguns protetores, porém, oferecem o FPUVA maior do que um terço do FPS. Os raios FPUVA penetram na pele e causam dano ao colágeno, como o envelhecimento precoce, mesmo em dias nublados ou de chuva. Se além de não queimar a pele, você quer evitar os danos lentos do envelhecimento precoce, escolha protetores com o FPUVA ou PPD mais altos.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu