Blog Bem Panvel

Vamos juntos combater o Câncer de Mama!

Por 
 | 
10/10/2022
2 min. de leitura

Outubro chega tingido de rosa para nos lembrar do combate ao câncer de mama, doença que mais acomete mulheres no mundo todo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se 66.280 mil casos novos de câncer de mama em 2022.

Causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos, a doença não tem uma única causa para seu desenvolvimento, mas uma soma de fatores hormonais, ambientais e genéticos, além da idade.

A detecção precoce por meio da realização regular da mamografia de rastreamento ainda é a melhor chance contra essa doença, pois ajuda a detectá-la em fases nas quais as lesões ainda não são palpáveis ao exame clínico.

Também é importante algumas medidas de prevenção, que ajudam a diminuir o risco da doença. Adotar hábitos saudáveis como praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e evitar o tabagismo passivo, além de amamentar, são fundamentais.

Outra forma de cuidado e prevenção é o autoexame. Importante ferramenta de autoconhecimento que permite a mulher entender seu corpo e procurar uma avaliação médica caso identifique alguma alteração nas mamas.

É importante lembrar, no entanto, que o autoexame não exclui a necessidade da realização da mamografia anualmente para mulheres a partir de 40 anos, sem histórico familiar da doença, e geralmente a partir de 30 anos, para mulheres com fatores de risco para câncer de mama. Apesar de menos comum, os homens também podem ser afetados pela doença.

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura podem ultrapassar 90%. Por isso, realize consultas regulares e em casos de dúvidas, procure sempre um médico!

Responsável Técnica: Dra. Kátia Zanotelli Fassina (CREMERS 23.034)

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu