Blog Bem Panvel

Tipos de máscara: melhores modelos para a sua proteção

Por 
 | 
05/04/2021
5 min. de leitura

Vivendo em meio à pandemia há mais de um ano, reaprendemos muito sobre a importância da higiene adequada das mãos e sobre o uso de máscaras.

As máscaras protegem e diminuem a carga viral a que somos expostos. Claro que, para uma efetiva proteção, você deve manter pelo menos dois metros de distância em relação a outras pessoas e lavar as mãos ou passar álcool gel com frequência.

Mas este artigo será específico sobre as máscaras. Você conhece os principais tipos e suas particularidades? A seguir, falaremos sobre eles.

Máscaras cirúrgicas e respiradores

Estas máscaras são as mais eficazes na proteção, por isso são utilizadas por profissionais da saúde, como enfermeiros e médicos.

O que são máscaras cirúrgicas

As máscaras cirúrgicas são confeccionadas em tecido de uso médico-hospitalar e funcionam como um filtro que retém gotículas e microrganismos.

Esse tipo de máscara é aprovado pela Anvisa. Elas reduzem a transmissão de gotículas em até 90%, na comparação com uma pessoa que está sem máscara.

Mulher com máscara cirurgica

O que são respiradores PFF2/N95

No início desta pandemia, devido à pouca quantidade desses produtos disponíveis no mercado, o uso dos respiradores foi priorizado apenas para profissionais da saúde, que ficam mais expostos ao vírus.

Hoje em dia, com uma maior oferta, diversos especialistas recomendam também estas máscaras para uso da população, por serem os mais eficazes na proteção contra o coronavírus.

Estes equipamentos oferecem uma vedação adequada e um filtro que reduz a exposição ao vírus. Os respiradores PFF2/N95 são os mais eficazes contra gotículas e, por isso, são utilizados pelos profissionais da saúde, que estão mais expostos ao risco.

Os modelos de respiradores com válvula não são recomendados para a proteção contra o vírus, pois não filtram as partículas de dentro para fora — ou seja, se você estiver contaminado, pode espalhar o vírus pelo ambiente.

Mulher com máscara pff2

Tipos de respiradores

Os respiradores normalmente têm elásticos autoajustáveis, que prendem atrás da cabeça e não nas orelhas, o que dá mais firmeza.

Para testar se você vestiu seu respirador da maneira correta, sopre ar e veja se ele escapa para fora da máscara. Se escapar, ajuste para apertar mais.

Os principais respiradores são:

  • PFF2 (Peça Facial Filtrante): segue normas brasileiras e europeias, com eficiência mínima de 94%;
  • N95: segue a norma americana de filtração mínima de 95%;
  • KN95: segue a norma chinesa e apresenta eficiência mínima de 95%.

Como curiosidade, também existem respiradores para outras finalidades:

  • PFF1: protege o usuário de partículas da poeira, neblinas ou névoas e pode ser útil para a população em geral como proteção contra o coronavírus;
  • PFF3: um modelo bastante resistente, que pode ser utilizado na defesa contra partículas altamente tóxicas para o nosso organismo.

Máscaras cirúrgicas e respiradores podem ser reutilizados?

Se você não esteve em locais com alto nível de contaminação, como hospitais e transporte público, pode reutilizar seu respirador ou máscara cirúrgica.

Apenas deixe a máscara em local arejado de três a sete dias após o uso. Se estiver com aspecto de velha ou danificada, descarte. E lembre-se que você não deve lavar ou passar álcool.

Em quais os ambientes é indicado o uso deste tipo de máscara

Especialistas já indicam o uso deste tipo de equipamento para quaisquer situações, mas principalmente para exposições de grande risco, como transporte público, hospital e aviões (ambiente em que está proibido o uso de máscaras mais simples).

Por quanto tempo utilizar a máscara?

Para uma proteção efetiva, é importante ficar atento ao tempo de utilização das máscaras. A máscara cirúrgica deve ser utilizada por até duas horas, enquanto a N95 pode ser utilizada por mais tempo, desde que esteja bem ajustada ao rosto. No caso de máscaras utilizadas em ambiente hospitalar, descarte a máscara assim que sair do ambiente.

Máscaras de tecidos laváveis

As máscaras de tecido são indicadas para o dia a dia, mantendo os cuidados de distanciamento e higiene das mãos. Existem diversos modelos e você deve escolher a máscara de acordo com sua realidade e exposição.

As mais indicadas são as máscaras com camada dupla de tecido. A máscara de tecido não deve ser utilizada se estiver úmida ou frouxa no rosto. Os tecidos mais comuns são:

  • Algodão/tricoline: há diversas gramaturas de tecido e diversas opções de estampas;
  • Neoprene: muito utilizadas na prática de esportes individuais, por serem mais leves. No entanto, oferecem grau de proteção menor.
Mulher com máscara de tecido

Como reutilizar as máscaras de tecido?

Para reutilizar as máscaras de tecido, o primeiro passo é armazená-la em um envelope de papel. Quando chegar em casa, leve sua máscara com sabão e depois deixe de molho por 20 minutos em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária em 500ml de água.

Enxágue bem e deixe secar, sem torcer.

Proteja você e os demais

Usar máscara é um ato de amor. Proteja quem você ama. Utilize máscara, não aglomere, mantenha o distanciamento de dois metros e higienize as mãos. Pequenas ações fazem toda a diferença no combate à covid-19.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Tipos de máscara: melhores modelos para a sua proteção”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu