Blog Bem Panvel

Sol, praia e mar: os cuidados ao fazer e manter uma tatuagem no verão

Por 
 | 
20/12/2022
4 min. de leitura

Quem nunca quis fazer uma tatuagem no verão? Afinal, é nesta época do ano que as roupas mais curtas deixam à mostra os desenhos que ficaram escondidos sob os agasalhos no inverno, motivando quem sonha em ter um adorno no corpo a colocar em prática o desejo.

Inspiração é o que não falta na beira da praia e na cidade. O Brasil é o nono país onde as pessoas mais se tatuam, de acordo com uma pesquisa de 2019 do Instituto Alemão Dalia. Mas os especialistas afirmam que o verão é a estação menos recomendada para quem busca se tatuar. “Não é a época mais indicada para tatuagens ou outros procedimentos na pele, pois o sol pode prejudicar a cicatrização”, explica a dermatologista Paula Xavier Schiavon.

Ainda assim, seguindo alguns cuidados (que podem significar algumas privações nestes meses) é possível fazer uma tatuagem no verão. “Como a pele está ferida por causa das agulhas, ela está mais suscetível a infecções. Por isso é melhor evitar mergulhos. E o sol pode afetar o resultado final, pois desbota o pigmento”, resume a dermatologista.

Conheça as recomendações:

Escolha um estúdio que siga as recomendações da Anvisa

Fazer uma tatuagem não pode ser uma decisão impulsiva. Mesmo quem não quer esperar até o outono precisa fazer uma boa pesquisa nos estúdios de tatuagem e buscar referências para saber se o local segue as regras da Anvisa sobre higiene. Também vale a pena conhecer trabalhos anteriores feitos pelo tatuador. Assim, você evita que o desenho escolhido fique mal feito ou que o profissional não cumpra as exigências mínimas de higiene. Lembre-se: você vai levar a tatuagem com você para sempre.

Retire o filme plástico após seis ou oito horas

Ao terminar a tatuagem, o tatuador cobre a zona do desenho com um filme plástico. Esse recurso serve para proteger a pele do contato com microorganismos nas horas seguintes, especialmente no seu trajeto entre o estúdio e a sua casa. Por isso, o filme deve permanecer no máximo oito horas cobrindo o local. Sua retirada é importante para que a pele possa respirar e eliminar as substâncias. Em casos especiais, que serão indicados pelo profissional, o plástico filme pode permanecer mais tempo, mas precisa ser trocado de duas a três vezes por dia.

Limpe a tatuagem com frequência

A tatuagem deve ser higienizada de duas a três vezes ao dia com sabão neutro ou antibacteriano e água morna.  Não esfregue ou pressione o local e não pule a limpeza, especialmente nos primeiros dias. E não saia do estúdio de tatuagem sem entender bem todos os cuidados necessários e produtos indicados para a limpeza.

Evite molhar o local

Fora as higienizações previstas diariamente, o local da tatuagem deve permanecer seco, preservado da umidade, inclusive durante o banho. É aconselhado cobrir o local antes de entrar na ducha e retirar a proteção após secar o corpo. Mergulhos então, nem pensar! Deve-se evitar ir à praia ou à piscina entre 10 e 15 dias após a realização da tatuagem.

Seque com cuidado

Depois da limpeza, evite passar a toalha com força, pois isso pode agravar a irritação da pele. Procure tirar a umidade com uma toalha de tecido suave ou gaze, sempre com toques suaves até que toda a umidade seja absorvida.

Use creme hidratante

A função do creme para a pele em processo de cicatrização é hidratar intensamente, mantendo-a flexível e livre de infecções. São indicados os cremes que contém poucos aditivos e se aplicam com facilidade. O tatuador recomendará opções de cremes adequados, geralmente com pantenol ou dexpantenol.

Passe longe do sol

A primeira exposição ao sol só é recomendada duas ou três semanas após a realização da tatuagem. Como isso se torna mais difícil no verão, uma opção é cobrir o local com roupas de manga longa durante este período. Para quem tem férias na praia ou não abre mão de um mergulho ou banho de piscina, vale repensar e planejar a tatuagem para a próxima estação. “A radiação ultravioleta pode desbotar o pigmento. Este fenômeno se chama fotodegradação e atinge todas as tatuagens, não importa há quanto tempo foram feitas”, explica a dermatologista Paula.

Cuidados após a cicatrização

Ao fazer uma tatuagem, é importante saber que os cuidados continuam mesmo após a cicatrização. O sol é um dos principais inimigos até das já cicatrizadas: a exposição prolongada acelera a descoloração do desenho, deixando-o apagado.

Por isso, é necessário usar proteção solar sempre e hidratar a pele para que se mantenha saudável. No verão, pode-se utilizar uma loção pós-sol para hidratar e acalmar a pele após um dia de sol ou de praia.

A dermatologista Paula Xavier Schiavon também recomenda a quem tem muitas pintas pelo corpo evitar grandes desenhos, pois podem atrapalhar o diagnóstico de um possível câncer de pele no futuro. “Lembre-se que micropigmentação de sobrancelhas e lábios é um tipo de tatuagem, suscetível portanto a alterações da cor com o passar dos anos”, afirma a médica.

E atenção: caso surjam feridas, coceira ou lesões elevadas sobre a tatuagem, consulte um médico imediatamente.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu