Blog Bem Panvel

Sobrecarga feminina: como o excesso de tarefas prejudica a saúde mental das mulheres

Por 
 | 
13/10/2022
6 min. de leitura

É bem possível que, nos últimos tempos, você talvez tenha escutado pelo menos um relato de uma mulher cansada. Os desabafos sobre o excesso de tarefas e problemas relacionados à saúde mental feminina têm sido comuns entre amigas, familiares e até nas redes sociais.

A sobrecarga das mulheres é tamanha que “cansada” parece ser uma das palavras do momento. O termo, escrito assim mesmo, no gênero feminino, é mais buscado que "cansado" desde 2015 no Brasil, de acordo com o Google. Para os especialistas, o cansaço feminino tem origem no acúmulo de papéis desempenhados por elas. E nós já vamos explicar como isso ocorre.

Exaustão feminina

Estudos também têm visto que, ainda que a dupla jornada e o envolvimento em diferentes atividades seja uma realidade antiga para muitas mulheres, a pandemia de Covid-19 tem sido apontada como um marco da necessidade de refletir sobre o impacto da sobrecarga de tarefas na saúde mental das mulheres.

No Brasil e ao redor do mundo, pesquisadores têm se dedicado a estudar a exaustão feminina. A principal explicação é que, durante o isolamento social, as casas foram convertidas em escritórios e espaços de cuidado, educação e socialização, obrigando as mulheres, especialmente, a conciliar o teletrabalho com o cuidado dos filhos, as tarefas domésticas e a educação à distância. Uma sobrecarga que, somada à falta de tempo para se dedicar a si mesmas e a fatores emocionais, intensificam o sofrimento psíquico entre a população feminina.

Mulheres expostas

Nem todas as mulheres permaneceram em casa durante a pandemia. Muitas delas ocuparam a linha de frente de serviços considerados essenciais, como saúde, limpeza e cuidados, tornando-se mais vulneráveis à contaminação pelo vírus. Neste cenário, quando não puderam cuidar de familiares doentes ou hospitalizados, as mulheres geralmente vivenciaram um sentimento de culpa. O resultado: aumento dos níveis de estresse e impotência, que repercutiram no estado de ânimo e afetaram a saúde mental.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto FSB para avaliar a saúde dos brasileiros no período da pandemia apontou que a saúde emocional piorou (ou piorou muito) para 62% das mulheres entrevistadas. Um índice superior ao de homens que se disseram afetados: 43%. Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da plataforma de saúde mental Zenklub, estimou que 68% das mulheres brasileiras se sentiram sobrecarregadas com o trabalho durante a pandemia. Entre os homens, a taxa foi de 56%.

Sobrecarga pós-pandemia

Mas por quê, afinal, a sobrecarga das mulheres continuou mesmo após o final do isolamento social? Estudiosos apontam especialmente a divisão desigual das tarefas dentro de casa. Já existe até mesmo um termo para  definir o trabalho muitas vezes invisível, mas que mantém as mulheres permanentemente ocupadas: é a economia do cuidado. A organização Think Olga, que se dedica a estudar o tema, estima que elas gastam, em média, 61 horas a cada semana com atividades em prol da casa e de quem vive nela.

Ainda que muitos homens colaborem com a organização e limpeza do ambiente, são as mulheres quem, via de regra, envolvem-se mais neste tipo de tarefas. Além disso, é grande a diferença entre planejar os afazeres e realizá-los. Muitas relatam que os companheiros têm a expectativa de que lhe sejam indicadas as tarefas a serem cumpridas e que o próprio planejamento e delegação já são parte da execução das tarefas domésticas delas.

Já deu para entender por que a cabeça das mulheres está sempre ocupada? Há uma necessidade permanente de atender as demandas da casa e da família. Quer um exemplo? Descongelar hoje a carne que será preparada para o almoço de amanhã, fazer a listas do supermercado, pesquisar comidas saudáveis para as crianças… Isso sem falar na disponibilidade das mulheres, e sobretudo das mães, para oferecer escuta e conforto para a família e amigos. Você já tinha se dado conta de que esse é um tipo de trabalho potencialmente cansativo em termos emocionais?

Saúde mental das mulheres negras

A necessidade de superar adversidades, estudos também têm chamado a atenção para a relação entre o estresse gerado por microagressões raciais e de gênero e a saúde mental. Por isso, os danos a saúde mental costumam ser mais devastadores para as mulheres negras, que vivenciam mais inquietações financeiras, exposição ao assédio, à violência e outras inúmeras formas de racismo.

A necessidade de superar adversidades e pressões constantemente também é uma ameaça ao equilíbrio e à manutenção de uma boa saúde mental das mulheres negras. No Brasil, a prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) também é maior entre as mulheres negras ou pardas, com baixo nível de escolaridade e que são chefes de família.

Mas, afinal, o que pode ser feito diante deste cenário?  Se você é mulher e está passando por um período de sobrecarga, conversar com uma amiga, familiar e até mesmo com uma psicóloga pode ser o primeiro passo para elaborar o que está acontecendo e, mais tarde, pensar em soluções.

Se você é um homem, que tal experimentar pegar mais junto nas tarefas da casa e dividir de igual para igual tanto o planejamento quanto a execução das tarefas?

Referências:

  1. Instituto FSB - Panorama das saúdes física, emocional e financeira dos brasileiros durante a pandemia. Disponível em: Instituto FSB Pesquisa publica estudo com panorama das saúdes física, emocional e financeira dos brasileiros durante a pandemia - FSB Comunicação. Acesso em outubro de 2022.
  2. Souza, ASR, Souza, GFA, Praciano, GAF. A saúde mental das mulheres em tempos da COVID-19. Disponível em: SciELO - Brasil - Women's mental health in times of COVID-19 Women's mental health in times of COVID-19. Acesso em outubro de 2022.
  3. World Health Organization (WHO). World mental health report. Transforming mental health for all. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338. Acesso em outubro de 2022.
  4. Geraldo N. Exaustas: saúde mental das mulheres piorou mais que a dos homens em 2021. Universa UOL. Disponível em  Cansadas: o impacto da pandemia na saúde mental das mulheres (uol.com.br). Acesso em outubro de 2022.
  5. Flores J. 'Sobrecarga e esgotamento': pandemia aumenta burnout entre mães. Universa UOL. Disponível em O que é o 'burnout parental' e como tratá-lo (uol.com.br). Acesso em outubro de 20222.
  6. Brunelli B. Cansadas e irritadas. Viva Bem UOL. Disponível em Cansadas e irritadas: Apesar da divisão de tarefas em casa, as mulheres é que planejam tudo. E a carga mental pesa | UOL VivaBem. Acesso em outubro de 2022.
  7. Google Trands. Dia Internacional da Mulher. Disponível em: ‪‪Dia Internacional da Mulher - Google Trends. Acesso em outubro de 2022.
  8. Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). COVID-19 tem impactos “devastadores” sobre as mulheres, afirma diretora da OPAS. Disponível em COVID-19 tem impactos “devastadores” sobre as mulheres, afirma diretora da OPAS - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org). Acesso em outubro de 2022.
  9. Martins TV. O efeito das microagressões raciais de gênero na saúde mental de mulheres negras. Disponível em: O efeito das microagressões raciais de gênero na saúde mental de mulheres negras. - Artigos - Revista Ciência & Saúde Coletiva (cienciaesaudecoletiva.com.br). Acesso em outubro de 2022.
  10. Pinho PS e Araujo TM. Associação entre sobrecarga doméstica e transtornos mentais comuns em mulheres. Disponível em: SciELO - Brasil - Associação entre sobrecarga doméstica e transtornos mentais comuns em mulheres Associação entre sobrecarga doméstica e transtornos mentais comuns em mulheres. Acesso em outubro de 2022.

PP-UNP-BRA-0797

Acesse nosso QR Code e responda nossa pesquisa de conteúdo.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Sobrecarga feminina: como o excesso de tarefas prejudica a saúde mental das mulheres”

  1. Amei essa matéria, pois me sinto assim!!Pra onde olho tem serviço à ser escutado!!

    1. Oi, Maria! Ficamos felizes em saber que vc gostou do nosso conteúdo, obrigada pelo carinho!
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu