Blog Bem Panvel

Saiba o que é e como tratar a fraqueza pós-covid

Por 
 | 
03/12/2021
4 min. de leitura

A fraqueza pós-covid está associada a uma série de complicações que podem se desenvolver em pacientes que tiveram a doença causada pelo novo coronavírus.

Essas enfermidades ocorrem de maneira isolada ou sobreposta, e tendem a surgir após quatro semanas a partir da infecção do paciente.

Entre os possíveis efeitos adversos estão dificuldades cardiorrespiratórias, fraqueza muscular e sensação de esgotamento físico. Isso é o que causa a fadiga — uma forma crônica de cansaço, quando a pessoa se sente cansada o tempo todo.

O que é a fraqueza pós-covid?

A fraqueza pós-covid é um dos possíveis sintomas conectados à chamada síndrome pós-covid, doença que apresenta distintas sequelas em diferentes sistemas corpóreos. O nome científico para esta disfunção, que causa dificuldade para realizar tarefas simples do dia a dia, é miopatia esquelética.

A revista científica Nature publicou, em 2021, duas pesquisas que reúnem dados sobre doenças persistentes que ocorrem em ex-pacientes da covid-19 semanas após a infecção.

O primeiro desses estudos, publicado em março de 2021, traz uma série de definições e recomendações para o diagnóstico e tratamento dessas enfermidades da síndrome pós-covid.

O artigo mais recente, de agosto de 2021, revisa outros periódicos sobre as sequelas desta doença. A lista completa soma mais de 50 efeitos negativos de longo prazo decorrentes das complicações com o vírus.

Pelo que já foi investigado, uma das causas desta fraqueza é o fato de o coronavírus, ao entrar no organismo, alterar a estrutura das células.

“A enzima ECA2 funciona como receptor na membrana celular e serve como porta de entrada para o Sars-Cov-2, ou seja, a proteína S [spike ou espícula] do vírus reconhece e se liga diretamente ao receptor ECA2”, explicou a pesquisadora Edilamar Menezes de Oliveira em reportagem do Jornal da USP.

O que é enzima ECA2?

A enzima ECA2 está ligada ao balanceamento do Sistema Renina Angiotensina (SRA). É esse sistema que regula algumas funções fundamentais do organismo humano, tais como a pressão arterial, o equilíbrio hídrico e os níveis de sódio.

O que ocorre é que a proteína spike (a coroa do vírus, por assim dizer) se liga às células de nosso corpo por meio da enzima ECA2 e assim nos infecta. É essa “conexão” que danifica nossas células, causando efeitos em cascata em diferentes órgãos.

“A miopatia esquelética que afeta os músculos do tórax pode contribuir para a insuficiência ventilatória, além da oxigenação devido à pneumonia por Sars-Cov-2. O aumento da expressão dessa molécula (ECA2) em pacientes pode influenciar na gravidade da doença”, diz Oliveira.

Quais sistemas são afetados pela enzima ECA2?

De acordo com a pesquisa realizada por Edilamar Menezes de Oliveira, órgãos como coração, vasos sanguíneos e músculos são afetados pelo desequilíbrio da enzima ECA2. Isso ajuda a compreender por que há sequelas ligadas aos sistemas cardiovascular, hematológico e renal.

Assim, alguns problemas que podem surgir semanas depois da infecção com o coronavírus são:

Problemas cardiovasculares

Pessoas que desenvolveram a covid-19 podem ter sequelas no sistema cardiovascular, que vão desde fibrose (cicatrizes) miocárdica até diferentes quadros de taquicardia. Esse desequilíbrio gera efeitos adversos na circulação, comprometendo o sistema vascular.

Consequências hematológicas

Dentre os diferentes aspectos negativos associados à síndrome pós-covid, da qual a fraqueza é apenas mais um sintoma, está o desarranjo no sistema sanguíneo.

Isso implica, inclusive, em risco de funcionamento inadequado do processo de coagulação, trazendo o risco de trombose.

Lesão Renal Aguda

Os rins estão entre os órgãos mais afetados por complicações de longo prazo oriundas da covid-19. O que a pesquisa da Nature aponta é que 5% de todos pacientes hospitalizados desenvolverão a chamada Lesão Renal Aguda.

Esse número salta para até 31% quando se trata de pacientes que desenvolveram a forma grave da covid-19.

Qual o tratamento para a fraqueza pós-covid?

O exercício físico é o melhor tratamento contra a fraqueza pós-covid. Tudo isso está ligado ao fato de que a atividade física é capaz de restaurar o bom funcionamento da enzima ECA2 e, com isso, reequilibrar o funcionamento do organismo. Portanto, tem cura.

“O que o exercício físico faz, sobretudo a atividade aeróbica, é resgatar essa funcionalidade”, explica Oliveira, que há dez anos pesquisa a relação entre exercícios e a enzima ECA2.

Evidentemente, há outras formas de tratamento, incluindo administração de fármacos, por exemplo. É papel do médico avaliar as causas e qual o melhor tratamento para a fraqueza pós-covid.

Conhecer alguns sintomas e possíveis causas desta indisposição pode ser um aliado na hora de procurar ajuda profissional. O acompanhamento clínico e por exames é fundamental para identificar quais são e como se comportam os sintomas da síndrome pós-covid.

Gostou do artigo? Ajude seus amigos e familiares a se informarem também, compartilhando o conteúdo nas redes sociais.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

16 comments on “Saiba o que é e como tratar a fraqueza pós-covid”

    1. Oi, Elga! Tudo bem? Sempre recomendamos uma orientação médica antes da realização de exercícios físicos, consulte um especialista para maiores informações! 🙂

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

  1. Eu não tenho fraqueza e sim desequilíbrio, faço exercício em academia 3 vezes por semana e não sinto nenhuma melhora, existe algum outro método para melhorar este sintoma.

    1. Olá, Luiz! Tudo bem? Nós recomendamos que você busque um acompanhamento clínico com um especialista para verificar e tratar seus sintomas pós-covid, assim como tirar suas dúvidas. Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 😉

  2. Estou sempre muito cansado após covid19,como ter forças pra exercícios físicos se ando esgotado diariamente? Qual especialidade médica devo procurar?

    1. Olá, Renato! Nesse caso, nós recomendamos buscar a opinião de um médico de sua confiança referente a sua saúde em geral, para que assim seja encaminhado aos especialistas corretos referentes ao sintomas que você tem sentido.

      Conte com a gente e #FiqueBem 😉

  3. Olá boa tarde, já tive covid e agora peguei d novo , como faço p me fortalece,fiquei sem paladar p um bom tempo , queria orientação.

    1. Olá, Sandra! Para esse caso, recomendamos verificar com um médico especialista sobre seus sintomas pós-covid para verificar os melhores tratamentos de acordo com sua saúde, de forma individual. Assim, você garante um direcionamento médico específico para o seu quadro. 😉

      Conte com a gente e #FiqueBem! 💙

  4. Tive COVID a uma semana,me sinto cansado com fraqueza sem apetite. que médico devo procurar?

    1. Olá, Hecio! Nesse caso, nosso setor Panvel Clinic indica uma consulta com um médico clínico geral para verificar os diversos sintomas que você apresenta, para investigá-los e receber um diagnóstico certeiro para receber o tratamento correto.

      Desejamos melhoras, e conte com a Panvel! 💙

    1. Olá! Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso conteúdo informativo.

      Estamos sempre trazendo novidades e informações sobre saúde por aqui, continue nos acompanhando! 💙

  5. Boa noite, tive COVID por seis vezes, sendo a última está semana. Todas me deixou um tipo de sequela, diabete, pressão alta, ansiedade e outros. Sinto muita fraqueza nas pernas as vezes melhora com caminhada. Mas tem dia q está insuportável. O q devo fazer.

    1. Olá, Gonçalina! Nesse caso, nosso setor Panvel Clinic indica uma consulta com um médico clínico geral para verificar os diversos sintomas que você apresenta, para investigá-los e receber um diagnóstico certeiro para receber o tratamento correto.

      Desejamos melhoras, e conte com a Panvel! 💙

  6. faz 5 dias que fui diagnosticada com covid, estava tudo bem, mas hoje levantei com muita fraqueza,nausea e tremores.
    Nao sei o que fazer.

    1. Olá, Francine. Para casos específicos de saúde, indicamos a consulta com um médico especialista ou clínico geral para verificar qual o melhor tratamento para seu caso, garantindo assim o acompanhamento ideal para sua saúde.

      Conte com a gente e #FiqueBem. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu