Blog Bem Panvel

Receitas digitais: aprenda a usar o token para fazer sua compra online

Por 
 | 
23/09/2022
4 min. de leitura

A Receita digital chegou para trazer ainda mais comodidade na hora de consultar e adquirir os seus medicamentos. É um recurso que viabiliza a telemedicina e o acompanhamento de pacientes à distância. Além de facilitar o atendimento, agiliza o tratamento mantendo a mesma segurança da receita física.

Diferentemente das receitas impressas, a Receita digital é gerada de forma online, por meio de um arquivo que pode ser aberto em computadores, celulares e tablets e validado com um certificado digital.

Para quais medicamentos a receita digital é válida?

A Receita digital é válida para a maioria dos medicamentos: todo o Receituário Simples e os Controlados da lista C1 e C5 e antibióticos. Porém, há alguns cuja prescrição digital ainda não está autorizada.

Alguns medicamentos, porém, só são vendidos na farmácia mediante retenção de receita. O objetivo dessa regra é facilitar a fiscalização da venda dos remédios que, em caso de mau uso, podem piorar o quadro clínico do paciente ou criar resistência no organismo, entre outros efeitos indesejados.

É o caso das receitas A, B e C2. Eles não podem ser prescritos por receita digital porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige a entrega da notificação azul, amarela ou branca para o paciente e para a farmácia.

O que é o token da receita digital

Assim que você receber a Receita digital ou receita impressa, poderá realizar a compra do medicamento em uma loja física ou no site da Panvel. Para isso, você vai precisar do token da receita.

Tanto as receitas impressas quanto as digitais contém um token: um código de seis caracteres composto de números e letras maiúsculas e minúsculas.

Para que serve o token

O token da receita digital é a chave de acesso da farmácia ao documento assinado digitalmente. Você precisará deste número para fazer a compra de medicamentos que precisam de retenção de receita, como é o caso, por exemplo, dos antibióticos. O token serve para garantir a segurança do processo e da sua compra!

Para encontrar o token da receita digital, procure na parte inferior da receita impressa ou do PDF. Ele estará localizado no final do link, ao lado do QRCode.

Qual a validade do token?

A validade das Receitas digitais é a mesma das receitas impressas. O tipo de medicamento que está sendo prescrito determinará o prazo de validade da receita. Por isso, a Receita digital para alguns medicamentos pode ter a validade de 10 dias e para outros, de 30 dias. Essa também será a validade do token. A contagem começa a valer no dia seguinte à data de emissão da receita.

Usando o token para comprar medicamentos no site da Panvel

Se você já tem uma Receita digital, serão necessários apenas dois passos para fazer a compra de medicamentos no site da Panvel:

Passo 1: Selecione o medicamento e clique em “Enviar receita digital”.

Passo 2: Em seguida, o site abrirá uma nova janela para o envio da receita. No campo “Token de sua receita digital”, coloque o código de seis letras e números. Tenha atenção para diferenciar as letras maiúsculas e minúsculas. No campo “Fornecedor de prescrição médica”, escreva o nome do fornecedor (exemplo: CREMERS).

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre receitas digitais, é só concluir a compra online e retirar seus medicamentos em loja.

Como funciona a receita digital

A receita digital só pode ser emitida por meio de um certificado digital da ICP-Brasil, um órgão público que funciona como sistema nacional de certificação digital.

Os médicos têm acesso a modelos de prescrições no site do CFM, mas também é possível emitir receitas digitais através dos Conselhos Regionais de Medicina dos estados.

Depois de emitida a receita, o médico a envia em formato PDF para o paciente pelo canal desejado — pode ser por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

Esse mesmo arquivo é encaminhado à farmácia. Assim, não é preciso imprimir o documento e é possível comprar o medicamento desejado sem sair de casa.

Antes de vender o remédio, no entanto, o farmacêutico precisa validar a prescrição. Isso é feito por meio do site validador de documentos.

A receita digital é segura?

O sistema de prescrição eletrônica é até mais seguro que o modelo convencional, que usa receitas escritas ou impressas, mais vulneráveis à falsificação.

Isso graças à assinatura digital, uma tecnologia criptografada que garante a integridade do documento e o protege contra alterações.

Na hora de vender o medicamento, o farmacêutico utiliza um sistema que verifica se a receita eletrônica é verdadeira e se o registro do médico junto ao CRM está ativo.

Experimente a prescrição digital

Converse com seu médico sobre a possibilidade de receitar medicamentos à distância. É uma alternativa interessante para pacientes que já fizeram os exames e consultas presenciais e precisam apenas de continuidade no seu tratamento. E também para alguns casos em que a telemedicina pode ser utilizada sem prejuízos ao diagnóstico do médico desde o início do tratamento. Experimente a comodidade da tecnologia e compre seus medicamentos online pelo site www.panvel.com.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu