Blog Bem Panvel

Top 10 alimentos que aumentam a imunidade

Por 
 | 
02/06/2022
2 min. de leitura

O sistema imunológico é fundamental para que nosso corpo combata diversos agentes infecciosos. No inverno, as doenças respiratórias, por exemplo, se tornam ainda mais frequentes e, por isso, a fim de evitar essas condições é preciso manter o sistema imune fortalecido.

A alimentação desempenha uma função significativa para a manutenção da imunidade do nosso organismo. Os alimentos naturais, como frutas e vegetais, são os mais importantes para manter uma dieta saudável e balanceada, visto que são ricos em vitaminas e demais nutrientes que contribuem para a saúde do nosso corpo e funcionamento do sistema imunológico.

A nutricionista da hygia saúde, Bárbara Bezerra Pires, especialista em nutrição funcional, oncologia e genética, aponta os riscos para o consumo de alimentos processados e ultraprocessados – alimentos que sofrem um tipo de processamento que interfere no sabor e na qualidade nutricional. Segundo a profissional, os alimentos industrializados tendem a reduzir a função imunológica e aumentar os processos inflamatórios.

Quando não damos atenção para hábitos de vida saudáveis, o sistema imunológico pode ficar enfraquecido e o organismo começa a dar sinais de que nada vai bem. A nutricionista destaca que os principais sinais de que a imunidade não está dentro do padrão, ou seja, com pouca contagem de células do sistema imunológico e/ou baixa efetividade das mesmas, são:

  • infecções de repetição;
  • gripes recorrentes;
  • apatia;
  • queda de cabelo;
  • ganho ou perda de peso sem explicação.

Bárbara ainda salienta que o sistema imune efetivo, ou seja, sem ser hiper-reativo ou hipo-reativo, é o mais ideal. “Assim, em equilíbrio, ele consegue dar conta do sistema de reparo de danos às células e ao DNA, identificar e eliminar patógenos (invasores) e não atacar as células próprias, que é o que acontece quando temos um sistema imune hiper-reativo (doenças autoimunes)”.

Mas, afinal, quais alimentos são benéficos para a manutenção do sistema imune? Para ajudar você a manter a sua imunidade em alta, separamos 10 alimentos que você pode incluir na sua dieta diariamente. Confira a seguir:

Fonte: hygia saúde

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu