Blog Bem Panvel

Protetor solar no rosto: conheça a importância da aplicação 

Por 
 | 
12/02/2023
5 min. de leitura

Muitas pessoas pensam que o filtro solar é indicado apenas na hora de ir à praia/piscina. No entanto, não é bem assim! Usar protetor solar no rosto precisa ser um hábito diário, principalmente se você deseja uma pele jovem e saudável. 

Isso porque, o produto traz uma série de benefícios à saúde da sua pele, como a proteção contra os raios UVS, doenças, poluição, entre outros fatores. Por essa razão, a aplicação é indispensável durante seu dia a dia. 

Para ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas, fizemos uma entrevista com a dermatologista Fabiane Kumagai, que trouxe dicas sobre a importância dessa aplicação. Acompanhe o conteúdo até o final e entenda sobre o assunto! 

Leia também: Maquiagem que protege: saiba como agem os cosméticos com proteção solar  

Importância de usar o protetor solar no rosto: perguntas e respostas 

Existem diversas vantagens que o protetor solar pode trazer à saúde da nossa pele, principalmente prevenir doenças, como o câncer de pele. Os raios UV são os principais inimigos, nos quais são combatidos pelo produto. Confira abaixo uma série de dúvidas relacionadas ao assunto. 

1. Por que é importante aplicar protetor solar todos os dias? 

Conforme a dra. Fabiane, desde a nossa infância, somos expostos diariamente aos raios ultravioleta, que acumulam os danos causados por eles. Além disso, mesmo em período de chuvas, a radiação UV consegue passar e prejudicar a pele exposta. 

Por isso, é fundamental realizar a aplicação do filtro solar, até mesmo para proteger da luz visível, que pode causar manchas, entre outros danos. Então, enquanto você não precisa usar iluminação artificial, o protetor é indispensável. 

2. Como escolher um protetor solar específico para nossa pele? 

Uma das primeiras coisas é conhecer o seu tipo de pele, além da principal necessidade dela. Isso porque, existem princípios ativos, que são indicados para determinadas funções, seja controlar oleosidade ou ressecamento. 

Por exemplo, caso você tenha a pele seca, o indicado é utilizar protetor solar que possua ativos hidratantes, que seja mais cremoso. No entanto, para controlar doenças de pele, acne e oleosidade, o recomendado é optar por filtros mais secos e livres de óleo

Agora, se você possui alguma condição ou tendência às manchas no rosto, a dermatologista Fabiane Kumagai recomenda utilizar produtos que cobrem e protegem contra a luz visível. Ou seja, é importante optar por um protetor solar de cor. 

3. Qual filtro solar é mais aconselhável para as crianças? 

Então, até os seis meses de vida, as crianças não devem ser expostas aos raios solares. Essa proteção precisa ser feita através de sombrinhas, roupas, chapéus, entre outros. Após este período, os pequenos podem começar a utilizar. 

Saiba que existem diversos tipos de protetor solar para criança, os mais indicados são filtros solares físicos.  

4. Qual a quantidade certa de protetor solar devemos usar? 

A dra. Fabiane recomenda realizar a medição com uma colher de chá, sendo uma para o pescoço e outra ao rosto. Além disso, o mesmo processo vale para a parte da frente do tronco e a parte de trás. Portanto, realize o processo em todo o corpo. 

  • Uma colher de chá para cada braço; 
  • Uma colher de chá para a parte da frente de cada perna; 
  • Uma colher de chá para a parte de trás de cada perna. 

5. Posso usar o mesmo protetor para o rosto e corpo? 

O recomendado é usar protetores diferentes, tanto para o corpo, quanto ao rosto. Isso porque, os filtros solares faciais possuem propriedades indicadas para essa pele. Dessa forma, você consegue evitar espinhas, cravos, entre outras condições. 

De acordo com a dermatologista, é importante evitar o uso de protetor spray no rosto, por conta dos olhos. Além disso, na hora de escolher por um filtro solar para o corpo, invista em produtos mais cremosos. 

6. É necessário usar protetor solar mesmo em ambientes fechados? 

Sim. Isso porque, você consegue prevenir manchas no rosto, que podem ser causadas pela luz visível. Por isso, mesmo se estiver em casa, o recomendado é optar pelo uso do protetor até em ambientes fechados. 

7. Por que é importante aplicar filtro solar no pescoço também? 

Assim como os raios solares podem causar danos à pele do rosto, o pescoço é uma região também propícia ao envelhecimento e até mesmo manchas. Isso porque, essa parte do corpo também é exposta.  

Por isso, a especialista Fabiane Kumagai indica o uso do protetor solar no pescoço, para evitar doenças e prevenir outros prejuízos. 

8. Aplicar o protetor só pela manhã é suficiente? 

Saiba que o filtro solar não dura o dia inteiro, por isso, é essencial que ele seja reaplicado durante o dia. Além disso, a primeira aplicação pela manhã é indispensável. 

No entanto, caso você esteja na praia, banho, ou qualquer forma frequente de exposição ao sol, a dermatologista Fabiane indica a aplicação a cada duas horas. Dessa forma, é possível garantir a proteção. 

9. O protetor solar serve como um creme hidratante também? 

Sim. Contudo, é importante se atentar aos modelos de filtros solares, isso porque, existem diversos tipos. No mercado, você encontra protetor solar com ativos hidratantes, tanto faciais, como corporais. 

10. Pode usar protetor solar e maquiagem ao mesmo tempo? 

Você pode usar protetor solar e maquiagem no mesmo momento, basta aplicar um filtro solar sem cor e depois os cosméticos. Além disso, também é possível encontrar protetor com coloração, que serve para a maquiagem e proteção. 

Esse é um hábito que deve ser adotado entre as pessoas que utilizam maquiagem, pois existe protetor solar facial anti envelhecimento. 

11. Como remover o protetor solar da forma certa? 

Não tem muito segredo para realizar a remoção do protetor solar, para isso, basta lavar o rosto com água e sabonete indicado para pele. Ou mesmo durante o banho, é possível fazer esse processo. 

12. Além do protetor, quais outras medidas de cuidados podemos adotar? 

Além do protetor solar, a dermatologista Fabiane Kumagai recomenda usar proteções físicas, como sombrinhas, chapéus, óculos de sol e até mesmo roupas de proteção ultravioleta. Dessa forma, você garante a saúde da sua pele, além de prevenir uma série de danos. 

Viu só como é fundamental utilizar protetor solar no rosto e corpo? O produto traz diversos benefícios à pele, como prevenção contra doenças, entre outros fatores. Por isso, é fundamental fazer o uso diário para garantir seu bem-estar. 

Curtiu o conteúdo? Esperamos que sim! Agora que você já sabe a importância do protetor solar no rosto, que tal aprender mais sobre o assunto? Então, conheça os 10 protetores mais indicados por dermatologistas. 

Fonte: Blog da Panvel 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu