Blog Bem Panvel

Como organizar a rotina para reduzir o estresse e a ansiedade

Por 
 | 
17/03/2022
3 min. de leitura

O excesso de trabalho, e às vezes a união entre o expediente e o estudo, fazem com que tenhamos rotinas extremamente corridas e desorganizadas. É comum que um horário atropele o outro e que em nenhum momento do dia haja tranquilidade. Cada olhar para o relógio gera desespero, e isso não é saudável.

Um cotidiano como esse pode, até mesmo em curto ou médio prazo, fazer com que se desenvolvam quadros de estresse e ansiedade, que impactam ainda mais o dia a dia. Por isso, o melhor a fazer é aprender a organizar ao máximo todos os detalhes e evitar essa sensação de que o tempo está sempre acabando.

Separamos algumas dicas para você começar a ter uma rotina mais tranquila e organizada. Confira!

Regule seu sono e aproveite a manhã

Ter boas noites de sono é essencial para que a manhã já não comece com picos de ansiedade e estresse. Isso porque logo que acordamos precisamos de um tempo para, de fato, “ligar” o nosso cérebro e corpo.

Se você não dorme bem, o mais provável é que somente o último despertador programado te acorde, certo? Isso certamente pode acarretar em um atraso para o trabalho, faculdade ou escola, e você já iniciará o dia preocupado e ansioso.

Portanto, o melhor é deitar cedo, desligar os aparelhos eletrônicos e dormir bem para acordar realmente renovado e com tempo para pensar.

Outra boa dica é já separar no dia anterior as roupas que irá vestir, mochilas e outros itens necessários. Dessa maneira, você evita o pequeno desespero de procurar tudo ali, naquele momento, e correndo para não se atrasar.

Planeje seu dia

É sempre importante ter as tarefas do dia já programadas. Claro que pode haver imprevistos, mas se você já tiver mapeadas as principais demandas, eles serão incômodos menores.

Não ter nada programado pode fazer você esquecer algo e ter que agir de maneira inesperada, o que aumenta muito a ansiedade e o estresse.

Caso tenha problemas para se organizar, procure soluções alternativas à agenda comum, como sites de gerenciamento de tarefas, bullet journals ou os famosos planners.

Se demora menos de 10 minutos, faça agora.

Essa dica parece esquisita, mas pode mudar muito a maneira como você vê certas situações cotidianas e ajuda a lidar melhor com a ansiedade ao longo do dia.

Pense assim: você recebe um pedido para escrever um e-mail, e poderia resolver agora, mas decide deixar para depois porque “é rápido”. O problema é que se você fizer isso para todos os pequenos pedidos, eles irão se acumular.

Inconscientemente, todas as suas tarefas depois dessa serão tomadas pela sensação de que, depois de acabar tudo, ainda tem algo para fazer. Diante disso, se houver um imprevisto ou atraso, essas demandas menores podem ser a razão de um final estressante para o seu dia, incluindo horas extras de trabalho. Isso vale para qualquer tarefa rápida. Se puder, faça agora! Ao final de tudo, você vai agradecer por ter agido assim.

Separe um tempo para cuidar de você

Por mais que você tome cuidado, existem momentos em que o estresse e a ansiedade são inevitáveis. É importante tirar um tempo para cuidar do corpo e da mente a fim de lidar com esses momentos.

Invista em exercícios físicos (afinal a ansiedade e o estresse também afetam o corpo), terapia e rituais que possam te ajudar a aproveitar melhor o dia. Assim você poderá rever a maneira como lida com problemas e ter uma rotina mais sossegada e produtiva!

Você sabia que a Panvel pode te auxiliar com isso? Utilizando o link de parceria com a Vittude, você tem um benefício de 40% para começar a sua jornada na terapia. Acesse agora e agende sua sessão: http://corporate.vittude.com/bempanvel

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu