Blog Bem Panvel

Novo panorama do Coronavírus (Covid-19): o que muda e como agir?

Por 
 | 
16/06/2022
3 min. de leitura

Já se passaram mais de dois anos desde o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (covid-19) no Brasil e da primeira quarentena no país. Desde então, muita coisa mudou, a vida de quase toda a população mudou drasticamente e foram muitos momentos de incerteza vividos por todos.

No entanto, assim como no resto do mundo, após muitas perdas, medo e momento de crise vividos, a doença passou a ser mais controlada, com o avanço dos estudos e o surgimento das vacinas. Contudo, nada disso significa que a doença tenha sido erradicada.

Com o avanço da vacinação, os casos mais graves e o número de mortes começou a baixar, o que fez com que muitas pessoas relaxassem quanto às medidas de proteção e agora o país vive uma nova alta de casos positivos para a doença.

Por conta desse crescente número de novos casos no país, as pessoas voltaram a se preocupar mais e estão procurando formas de se protegerem. No post de hoje no blog Panvel, vamos falar sobre a atual situação e o que fazer para se proteger. Confira!

Aumento de casos no Brasil

Segundo os dados levantados pelo consórcio de veículos de imprensa, criado em 8 de junho de 2020, de forma colaborativa entre os maiores veículos de notícias do país, para reunir as informações necessárias sobre a doença nos 26 estados e no Distrito Federal, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 44.316, variação de 69% em relação a duas semanas atrás.

Medidas de proteção

Como já citado anteriormente nesse post, quando os casos começaram a diminuir, algumas medidas de prevenção deixaram de ser obrigatórias, como por exemplo, o uso de máscaras em todos os lugares.

No entanto, agora que os casos voltaram a subir, mesmo que as medidas continuem optativas, muitas pessoas voltaram a segui-las, por isso resolvemos relembrá-las. Todas as informações aqui presentes foram extraídas do site oficial do Ministério da Saúde.

Agora que todo o comércio está funcionando normalmente fica mais difícil manter o isolamento social, mas o recomendado ainda é manter distância das pessoas, assim a proliferação do vírus é dificultada.

A higienização das mãos é a medida isolada mais efetiva na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória, por isso, lavar as mãos e continuar com o uso do álcool em gel deve ser mantida.

Evite tocar olhos, boca e nariz com as mãos. Ao espirrar ou tossir, cubra a boca com o braço ou um lenço descartável e descarte-o de forma correta. Continue usando máscara, principalmente em locais fechados e em transportes públicos, que normalmente geram aglomeração de pessoas.

Siga o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e vacine-se contra o vírus.

Autoteste Covid-19

Após a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o autoteste de covid-19 passou a ser comercializado em alguns pontos específicos no Brasil. A rede de farmácias Panvel é autorizada a vender o teste.

O autoteste pode ser comprado por qualquer pessoa. Com esse teste, é possível realizar a testagem sem a ajuda de um profissional da saúde. O cliente realiza a coleta da amostra até a interpretação do resultado, seguindo atentamente as informações das instruções de uso. Vale ressaltar que o autoteste não é um diagnóstico, mas sim uma forma de prevenção. Se o teste der positivo, é preciso procurar um profissional da saúde para ter o diagnóstico definitivo e saber como prosseguir com a recuperação.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu